Lista completa de Questões de Turismo do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O período carnavalesco é um dos que mais movimentam a economia de cidades turísticas. De acordo com a Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, foi registrada a injeção de R$ 9,8 milhões na economia local no ano de 2012. Considerando a geração de impactos econômicos através dos gastos com turismo, a avaliação completa do impacto deve levar em conta:
efeitos econômicos diretos, indiretos e induzidos, pois a despesa turística tem um efeito cascata em toda a economia receptora.
somente efeitos indiretos, tendo em vista que os estabelecimentos que recebem diretamente os gastos dos turistas também precisam adquirir mercadorias e serviços de outros setores da economia local.
somente efeitos diretos, que representa o valor das despesas turísticas menos o valor das importações necessárias para abastecer esses serviços e mercadorias.
somente efeitos induzidos, pois durante as rodadas diretas e indiretas de despesas, a renda caberá a residentes locais, na forma de ganhos, salários, distribuição de lucros, aluguéis e juros.
A Lei n.º 8.623/93, de 28 de janeiro de 1993, valida o exercício da profissão de Guia de Turismo. Para os efeitos desta lei, é considerado Guia de Turismo o profissional que, devidamente cadastrado no Instituto Brasileiro de Turismo EMBRATUR, que:
coordena e orienta trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realiza estudos de viabilidade econômica ou técnica.
emita laudos e pareceres técnicos referentes à capacitação ou não de locais e estabelecimentos voltados ao atendimento do turismo receptivo, conforme normas estabelecidas pelos órgãos competentes.
diagnostica as potencialidades e as deficiências para o desenvolvimento do turismo nos municípios, regiões e Estados da Federação.
exerça atividades de acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas.
Desde janeiro de 2003, com a instituição do Ministério do Turismo, a atuação da Embratur concentra-se:
no desenvolvimento do turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas, proporcionando a inclusão social.
na promoção, no marketing e no apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior.
no fomento da atividade turística ao desenvolver projetos de infraestrutura básica, viabilizando condições para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todo o país.
na promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável dos empreendimentos turísticos de micro e pequeno porte.
Tráfego é:
Enquadramento, iluminação (efeitos).
Cartão postal, folder, catálogo.
Vídeos institucionais, promoção de vendas.
Coordena e controla o fluxo der serviços dentro de uma agência (empresa) e dos prazos.
Relações Públicas:
Propaganda, sobrevivência de veículos de comunicação.
Imagem institucional de pessoal, etapas, divulgação, vendas e pós- vendas.
Qualidades, preço, produtos.
Constituem o objeto geral da profissão liberal de assalariada de relações públicas.
Técnicas publicitárias:
Publicidade apelativa.
Embalagem, marca, promover um lançamento.
Recordar aos clientes, que eles devem comprar o produto.
Maneiras de ser fazer publicidade, direcionamento para o turismo, analise de anúncios.
Sob a ótica da dimensão política, os valores centrais são:
Afirmação da democracia e o alargamento do mundo da decisão.
Estratégias, metas e elaborar projetos para alcançá- los, o que envolve, portanto, planejamento.
Procedimentos, metodologia.
Entrevistas, pesquisas, cronograma, conclusão e bibliografia.
O passageiro que não utilizar o bilhete de passagem terá direito de:
Buscar auxílio da autoridade aeronáutica, fiscal de aviação civil.
À restituição da quantia efetiva paga e monetariamente atualizada conforme procedimentos.
As reclamações serão encaminhadas ao Presidente da empresa envolvida.
Reembolso depois de quitado a débito com o transportador emitente.
Hotelaria é uma indústria de bens de serviço. Como qualquer indústria, possui suas características próprias de organização:
A finalidade principal é o fornecimento de hospedagem, alimentação, segurança e vários outros serviços coligados à atividade de receber.
Turismo de negócios.
Um bem adquirido, palpável, podendo ser analisado, testado e aceito fisicamente pelo cliente.
Diversas categorias de estabelecimento, criando normas e regras que direcione suas atividades.
Tipos de produtos turísticos:
Aspectos econômicos, patrimônio turístico.
Espaço turístico e pesquisas.
Alimentos e bebidas, eventos e hotelaria.
Produtos regionais, produtos aéreos, produtos de hospedagem, pacotes turísticos e produtos transportadores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...