Lista completa de Questões de Turismo do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em 2004 foi iniciada a elaboração do Plano Aquarela, cujos objetivos foram:
identificar e divulgar as linhas de financiamento existentes ou a capacidade de investimentos públicos e privados para o setor do turismo no Brasil.
levantar e sistematizar informações, estudos, projetos e inventários referentes à oferta e à demanda turística no Brasil.
impulsionar o turismo internacional no Brasil, incrementando o número de turistas estrangeiros no país e a consequente ampliação da entrada de divisas.
identificar e capacitar os atores que vão tomar parte no processo de regionalização, independentemente de mudanças políticas e governamentais.
O Programa de Regionalização do Turismo Roteiros do Brasil propõe diretrizes políticas e operacionais para orientar o processo do desenvolvimento turístico, com foco na regionalização. Conforme descrito no Módulo Operacional 7, os objetivos gerais da roteirização são:
estruturar, ordenar, qualificar e ampliar a oferta de roteiros turísticos de forma integrada e organizada.
organizar e coordenar os diversos atores para trabalhar com o foco centrado na região turística, de modo a considerar as especificidades de cada município.
realizar o planejamento, o acompanhamento, a monitoria e a avaliação das estratégias operacionais do Programa no âmbito regional.
avaliar e apoiar os projetos elaborados pelos diversos agentes do processo de consolidação da região turística, quando necessário.
No que se refere especificamente à promoção de eventos, é preciso atentar para as diferenças de abordagem que podem ser utilizadas em cada etapa: geração, captação, promoção e realização. A respeito das etapas da promoção de eventos, analise as afirmações a seguir:
I - Entende-se por geração a iniciativa para a realização de um evento de alguma organização, corporação (empresa), órgão governamental ou até pessoa física.
II - Entende-se por captação de um evento todas as atividades relacionadas à atração de um evento realizado de forma regular e habitualmente itinerante para uma localidade.
III - Durante a fase de promoção do evento, a informação e a divulgação dos serviços e atrativos da cidade são essenciais e menos onerosas. Recomenda-se o estímulo ao consumo de atividades e serviços turísticos que estejam ao alcance do participante e se enquadrem em sua disponibilidade de tempo.
IV - A realização tem como prioridade a sensibilização dos participantes potenciais, para motivar seu interesse e incentivar o prolongamento de sua estadia. Entre as estratégias para tal, está a oferta de pacotes turísticos no pré e pós-evento.
O correto está somente em:
I e II.
II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
Dada a importância do segmento na geração de benefícios para os destinos e comunidades, as diferentes esferas de governo podem contribuir para o desenvolvimento do Turismo de Negócios e Eventos. São várias as formas possíveis de participação, EXCETO:
Investimento na promoção e no apoio à comercialização dos eventos e do destino, incentivando e viabilizando a participação do setor privado: produção de material promocional, feiras profissionais, viagens de familiarização, seminários de vendas, campanhas de publicidade e outros.
Desenvolvimento e manutenção de infraestrutura de apoio ao turismo transporte público, segurança, estradas e acessos, sinalização, comunicação e vários outros.
Direcionamento de recursos oriundos do setor público direcionados para o segmento, por meio de entidades representativas, tais como Convention Bureaux, e outras associações de classe.
Prestação remunerada de serviços que, por sua natureza e especialização técnica, destinam-se exclusivamente ou predominantemente à realização de eventos.
A Lei nº 11.771, de 17 de Setembro de 2008, dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, define as atribuições do Governo Federal no planejamento, no desenvolvimento e no estímulo ao setor turístico. Para os fins desta Lei, considera-se turismo as atividades realizadas:
por pessoas físicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 6 (seis) meses, apenas com finalidade de lazer.
por pessoas físicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 1 (um) ano, apenas com finalidade de lazer.
por pessoas jurídicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 6 (seis) meses, com finalidade de lazer, negócios ou outras.
por pessoas físicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 1 (um) ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras.
É um tipo de roteiro turístico que é personalizado e elaborado especialmente para o cliente:
City tour.
Forfait.
Panorâmico.
Fantour.
Monumental.
Acerca de roteiro turístico, é INCORRETO afirmar:
O roteiro turístico é um programa de visitas a diversos pontos turísticos, com o objetivo de apresentar ao turista uma cidade ou região.
Os roteiros turísticos oferecem um conjunto de serviços destinados a recepcionar o viajante ou turista em um local ou cidade.
Roteiro turístico é um percurso continuado e delimitado cuja identidade é reforçada ou atribuída pela utilização turística;
O programa sigthseeing é um passeio a determinado ponto turístico em ônibus ou outro veículo, prevendo parada com desembarque para visitação;
Roteiro turístico é um itinerário caracterizado por um ou mais elementos que lhe conferem identidade, definido e estruturado para fins de planejamento, gestão, promoção e comercialização de destinos.
Em relação a cidade como atrativo turístico, podemos dizer que apresentam um núcleo urbano razoável, é possível se pensar numa atividade turística voltada para esse espaço de organização do território (DIAS, 2003). Das alternativas abaixo, marque a INCORRETA:
Para viagens de curta duração (em torno de três dias), as cidades são importantes atrativos, pela variedade de produtos que somente os centros urbanos têm condições de oferecer, como: centros de compras, centros históricos, museus, parques, encontros profissionais.
O planejamento de uma cidade voltada para o turismo deve ser essencialmente diferente do realizado em cidades voltadas para o desenvolvimento da atividade industrial, isolados das cidades;
Para uma cidade, é necessária uma adequada estratégia de posicionamento e determinante para a definição de uma presença singular da localidade no mercado turístico no que diz respeito às cidades, ao turismo urbano;
Compreender a cidade como um bloco compacto e único.
Todas as alternativas são incorretas.
O planejamento estratégico é um instrumento central para a orientação do desenvolvimento compartilhado das atividades turísticas de uma região. Assim, tal planejamento tem como objetivos:
I Evitar que ações desarticuladas ou ações paralelas ocorram dentro de uma mesma região turística.
II Autorizar e favorecer apenas atividades complementares aquelas da cadeia produtiva do turismo, a fim de possibilitar a inclusão social e econômica, com o consequente desenvolvimento sustentável desejável.
III Orientar o desenvolvimento compartilhado do turismo regional.
Está(ão) correto(s):
Apenas os itens I e III
Apenas o item III
Apenas o item II
Apenas os itens II e III
Todas as alternativas.
Não tecer, quando no exercício da atividade, comentários políticos partidários, não emitir qualquer comentário desfavorável quanto à locais e pessoas, e nem fazer qualquer tipo de discriminação quanto à raça, credo, religião, sexo ou costumes. A citação anterior refere-se ao seguinte documento abaixo:
Código de Ética dos Consumidores do Parque Nacional Serra da Capivara.
Código de Ética do Bacharel em Turismo.
Código de Ética do Agente de Viagens.
Código de Ética do Guia de Turismo.
Código Mundial de Ética do Turismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...