Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)

  • A.

    setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras.

  • B.

    representações de estados brasileiros no exterior.

  • C.

    representações de estados brasileiros no exterior.

  • D.

    escritórios brasileiros de turismo.

  • E.

    consulados.

Segmentação, no que se refere ao turismo, é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler e Armstrong (1999), Chisnall (1985), Middleton e Hawkings (1998), é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser

  • A.

    distinto, mensurável, estratégico, viável e sustentável.

  • B.

    distinto, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • C.

    genérico, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • D.

    distinto, estratégico, viável, apropriado e sustentável.

  • E.

    genérico, estratégico, apropriado, viável e sustentável.

De acordo com essa definição, assinale a alternativa que apresenta apenas modalidades de turismo sob a ótica da segmentação.

  • A.

    turismo rural; ecoturismo; turismo predador; e turismo de aventura

  • B.

    turismo cultural; turismo sustentável; turismo místico; e turismo de pesca

  • C.

    turismo náutico; turismo de incentivo; turismo rural; e turismo de aventura

  • D.

    turismo de negócios; turismo de eventos; turismo emissivo; e turismo de aventura

  • E.

    turismo arqueológico; turismo da melhor idade; turismo GLS; e turismo receptivo

As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)

  • A.

    setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras.

  • B.

    representações de estados brasileiros no exterior.

  • C.

    câmaras brasileiras de comércio.

  • D.

    escritórios brasileiros de turismo.

  • E.

    consulados.

Segmentação, no que se refere ao turismo, é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler e Armstrong (1999), Chisnall (1985), Middleton e Hawkings (1998), é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser

  • A.

    distinto, mensurável, estratégico, viável e sustentável.

  • B.

    distinto, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • C.

    genérico, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • D.

    distinto, estratégico, viável, apropriado e sustentável.

  • E.

    genérico, estratégico, apropriado, viável e sustentável.

A respeito do planejamento e da organização do turismo, julgue os itens a seguir.

As instâncias de governança macrorregionais, órgãos colegiados compostos por integrantes do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada que tratam de assuntos relacionados ao desenvolvimento do turismo em áreas de abrangência macrorregional, que ultrapassam os limites territoriais dos estados, propiciam o desenvolvimento compartilhado e integrado do setor de turismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como importante fator de fomento ao setor de turismo, vem sendo destacada a atuação do Ministério do Turismo (MTur). Acerca da análise desses investimentos públicos, assinale a alternativa correta, considerando os anos de 2003 a 2009, conforme dados constantes do Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014.

  • A.

    O orçamento autorizado do MTur vem apresentando crescimento desde o ano de 2007, em face de, a partir desse ano, a EMBRATUR ter criado condições para adquirir dados para o monitoramento periódico das tendências turísticas e dos mercados emissores internacionais, sobretudo no âmbito do comportamento e dos interesses do turista potencial.

  • B.

    O governo federal, especialmente no período de 2007 a 2009, vem trabalhando em colaboração com os governos estaduais e municipais, com destaque do Programa de Desenvolvimento do Turismo Nacional.

  • C.

    Percebe-se claramente que um dos mais sérios problemas dos investimentos federais na área do turismo é a baixa execução orçamentária que o MTur tem conseguido efetuar em relação aos créditos autorizados.

  • D.

    De 2004 a 2009, os gastos em promoção do turismo foram voltados, predominantemente, para o mercado interno, com o objetivo de reverter a saída de turistas brasileiros para o exterior.

  • E.

    Somente em 2009, verifica-se um esforço administrativo do MTur no sentido de aumento da execução orçamentária em relação aos créditos disponíveis.

A respeito do planejamento e da organização do turismo, julgue os itens a seguir.

Conforme dispõe a atual legislação brasileira sobre turismo, cabe ao poder público atuar, mediante apoio técnico, logístico e financeiro, na consolidação do turismo como importante fator de desenvolvimento sustentável, de distribuição de renda, de geração de emprego e de conservação do patrimônio natural, cultural e turístico brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014 é referência para o debate e a formulação das políticas públicas no setor do turismo brasileiro bem como para a orientação aos investimentos, públicos e privados, na área. Nele, entre várias análises privilegiadas, destacam-se os números da receita cambial, em bilhões de dólares, decorrente do turismo, bem como o saldo do fluxo proveniente do que entra de divisas e do que é gasto por brasileiros no exterior. Em relação ao período 2002-2009, assinale a alternativa correta no que diz respeito a esses indicadores.

  • A.

    Houve estabilização da receita cambial, ao menos desde 2004, em face da crescente valorização do real em relação ao dólar.

  • B.

    No período indicado, o crescimento da receita cambial brasileira em turismo acompanhou a elevação do índice em termos mundiais.

  • C.

    Em 2008, foi registrado o ponto máximo histórico em receitas cambiais turísticas, e esperou-se, para 2009, a superação desses números.

  • D.

    No período em exame, vem sendo registrado superavit crescente, com reversão somente a partir de 2008.

  • E.

    Em 2009, o deficit apresentou números próximos do próprio volume das receitas.

A respeito do planejamento e da organização do turismo, julgue os itens a seguir.

A atividade turística, embora considerada importante para o desenvolvimento sustentável do estado do Espírito Santo, não se inclui na agenda econômica e política desse estado, por ainda ser vista como residual ou simples consequência de fatos e fenômenos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...