Questões de Turismo da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Turismo da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre os aspectos que envolvem o planejamento turístico, analise.

I. É essencial que os residentes da comunidade estejam envolvidos nas tomadas de decisões e gestão do turismo, em termos de planejamento e desenvolvimento.

II. Para elaborar um plano de desenvolvimento turístico é necessário compreender que cada cidade, cada vez mais, aparece como um lugar inovador, excitante, criativo e seguro, onde o turista possa viver, divertir‐se e consumir.

III. O planejamento do turismo deve levar em consideração o contexto local, não envolvendo os aspectos regionais, nacionais e internacionais.

IV. O conhecimento de alguns fatores como as leis, os incentivos e os planos de desenvolvimento do país pode levar ao planejador local a melhor orientar o seu trabalho.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.

O produto turístico é composto de bens e serviços diversificados e essencialmente relacionados entre si, tanto em razão de sua integração com vistas ao atendimento da demanda quanto pelo fator de unir os setores primário, secundário e terciário de produção econômica. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O setor terciário engloba atividade genérica que não produz bens tangíveis ou palpáveis; caracteriza‐se pela apresentação da prestação de serviços de qualquer natureza.

( ) As atividades características do turismo que pertencem ao setor terciário levam as pessoas à utilização de bens produzidos pela natureza com a cooperação do homem, à aquisição dos bens que a natureza e o homem produziram para que, transformados pela atividade criativa de pessoas a grupos diversificados, sirvam às necessidades básicas e àquelas que a própria sociedade cria.

( ) O turismo situa‐se no setor secundário e se caracteriza como organização que possibilita ou viabiliza viagens, hospedagem, alimentação e lazer às pessoas que se deslocam de suas residências para atendimento de seus objetivos diversos.

( ) O setor secundário compreende as atividades agrícola, florestal e pecuária em sua produção, conservação e desenvolvimento, direcionamento e consumo; inclui o extrativismo puro.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, V, V, F.
  • D. F, F, V, V.

Assinale a alternativa que aborda a diferença entre patrimônio turístico e produto turístico.

  • A. O produto turístico é a matéria‐prima, ainda bruta, que precisa ser trabalhada. O patrimônio turístico é a mercadoria já elaborada a ser consumida pelos clientes.
  • B. O patrimônio turístico é a matéria‐prima, ainda bruta, que precisa ser trabalhada. O produto turístico é a mercadoria já elaborada a ser consumida pelos clientes.
  • C. O produto turístico é a disponibilidade de elementos turísticos de uma região ou país, em determinado momento, em condições de funcionar como atrativos turísticos. O patrimônio turístico compreende tudo aquilo que é oferecido aos turistas, incluindo as atrações naturais, museus, diversões, paisagens e necessidades.
  • D. O patrimônio turístico é a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis, centralizados numa atividade específica e numa determinada destinação, as facilidades e as formas de acesso, das quais o turista compra a combinação de atividades e arranjos. O produto turístico compreende os recursos utilizados para atrair os visitantes.

A Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) possui um programa para classificar lugares e cidades como Patrimônio da Humanidade. Assinale a alternativa que apresenta o correto objetivo dessa classificação e um exemplo de patrimônio turístico criado pela atividade humana que consta na lista dessa organização.

  • A. Proteger os tesouros históricos, a arquitetura, a natureza e a cultura de nossos antepassados: a cidade histórica de Paraty/RJ (2012).
  • B. Incentivar a preservação de bens culturais considerados significativos para a humanidade: Parque Nacional da Serra da Capivara/PI (1991).
  • C. Proteger os tesouros históricos, a arquitetura, a natureza e a cultura de nossos antepassados: a cidade histórica de Ouro Preto/MG (1980).
  • D. Incentivar a preservação de bens naturais considerados significativos para a humanidade: Rio de Janeiro/RJ, as paisagens cariocas entre montanha e mar (2010).

Sobre a oferta turística, NÃO corresponde a uma característica desse elemento turístico:

  • A. Admite estocagem ou reserva.
  • B. Os recursos são imóveis: os turistas é que se deslocam para usufruí‐los.
  • C. Seus recursos são estáveis e “consumidos” no próprio receptivo em que são produzidos e comercializados.
  • D. É sensivelmente dependente da concorrência de mercado e da vontade do cliente que vê o turismo como supérfluo ou produto substituível e mesmo dispensável.

Segundo as sistematizações existentes, aceitas pelos estudiosos e especialistas, existem as formas de praticar o turismo. Relacione adequadamente as formas e as respectivas definições.

A sequência está correta em

  • A. 1, 3, 2, 4.
  • B. 1, 4, 2, 3.
  • C. 3, 4, 1, 2.
  • D. 3, 2, 4, 1.

Assinale a alternativa que classifica a correta tipologia do turismo que o fragmento anterior apresenta.

  • A. Turismo técnico.
  • B. Turismo de negócios.
  • C. Turismo de incentivo.
  • D. Turismo étnico e nostálgico.

A compreensão de alguns conceitos é de suma importância para o entendimento do fenômeno turístico. “Por _______________________ entende‐se tudo que o local dispõe que pode ocupar o tempo dos turistas englobando seus recursos naturais e artificiais, bem como os bens e serviços públicos e privados”. (Oliveira, 2001.)

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. oferta turística
  • B. produto turístico
  • C. mercado turístico
  • D. demanda turística

Considerando o desenvolvimento da atividade turística através dos tempos, um fato histórico relevante foi a tomada de Constantinopla (atual cidade de Istambul), pelos turcos, em 1453, que contribuiu para o declínio do comércio da Europa com a Ásia, surgindo, dessa forma, a necessidade de encontrar novos caminhos para o Oriente. De acordo com esse contexto, é INCORRETO afirmar que

  • A. naquele momento, começavam as viagens transoceânicas, que utilizavam os barcos como meio de transporte.
  • B. na falta dos meios de comunicação mais eficazes, a melhor maneira de conhecer novos lugares era viajar at¨¦ eles.
  • C. os portugueses e espanh¨®is foram os primeiros a mostrarem a exist¨ºncia de um novo mundo e a despertar nos europeus a curiosidade de conhec¨º©lo.
  • D. as grandes navegações (s¨¦culo XVI ao XVIII) deram impulso ¨¤s viagens de ex¨ªguo deslocamento, organizadas pelas escolas navais, com o objetivo de aumentar o conhecimento de seus alunos.

Acerca do Marketing Turístico é INCORRETO afirmar que:

  • A. É um processo administrativo, através do qual as empresas e outras organizações de turismo, identificam seus clientes(turistas) reais e potenciais e se comunicam para conhecer e influenciar suas necessidades, desejos e motivações.
  • B. Deve focar somente na publicidade a promoção dos produtos turísticos; não é um de seus objetivos formular e adaptar seus produtos para alcançar a satisfação da demanda.
  • C. Compreende a descoberta do que os turistas desejam e isto é possível, através da pesquisa de mercado.
  • D. Há três leis que influem decisivamente e que se deve ter presente no momento de se estabelecer os planos de Marketing: Lei da Similitude, Lei da Proximidade e Lei da Simetria.
  • E. Toda ação de Marketing deve ser avaliada em função dos resultados obtidos no mercado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...