Questões de Turismo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

Lista completa de Questões de Turismo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O período carnavalesco é um dos que mais movimentam a economia de cidades turísticas. De acordo com a Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, foi registrada a injeção de R$ 9,8 milhões na economia local no ano de 2012. Considerando a geração de impactos econômicos através dos gastos com turismo, a avaliação completa do impacto deve levar em conta:

  • A.

    efeitos econômicos diretos, indiretos e induzidos, pois a despesa turística tem um efeito cascata em toda a economia receptora.

  • B.

    somente efeitos indiretos, tendo em vista que os estabelecimentos que recebem diretamente os gastos dos turistas também precisam adquirir mercadorias e serviços de outros setores da economia local.

  • C.

    somente efeitos diretos, que representa o valor das despesas turísticas menos o valor das importações necessárias para abastecer esses serviços e mercadorias.

  • D.

    somente efeitos induzidos, pois durante as rodadas diretas e indiretas de despesas, a renda caberá a residentes locais, na forma de ganhos, salários, distribuição de lucros, aluguéis e juros.

A Lei n.º 8.623/93, de 28 de janeiro de 1993, valida o exercício da profissão de Guia de Turismo. Para os efeitos desta lei, é considerado Guia de Turismo o profissional que, devidamente cadastrado no Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, que:

  • A.

    coordena e orienta trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realiza estudos de viabilidade econômica ou técnica.

  • B.

    emita laudos e pareceres técnicos referentes à capacitação ou não de locais e estabelecimentos voltados ao atendimento do turismo receptivo, conforme normas estabelecidas pelos órgãos competentes.

  • C.

    diagnostica as potencialidades e as deficiências para o desenvolvimento do turismo nos municípios, regiões e Estados da Federação.

  • D.

    exerça atividades de acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas.

Desde janeiro de 2003, com a instituição do Ministério do Turismo, a atuação da Embratur concentra-se:

  • A.

    no desenvolvimento do turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas, proporcionando a inclusão social.

  • B.

    na promoção, no marketing e no apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior.

  • C.

    no fomento da atividade turística ao desenvolver projetos de infraestrutura básica, viabilizando condições para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todo o país.

  • D.

    na promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável dos empreendimentos turísticos de micro e pequeno porte.

Constituem patrimônio cultural os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Sobre os bens tombados individualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – na cidade de Paranaguá / PR, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Clube Literário - O Clube Literário de Paranaguá foi fundado em 9 de agosto de 1872, teve várias sedes até chegar a atual em 1930, onde se instalou após ter sido devastado por incêndio. Por seus salões passaram Dom Pedro II e a Princesa Isabel.

  • B.

    Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Templo mais antigo construído ao sul da capitania de São Vicente, data de 1578. Em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, foi o marco central da Vila de Paranaguá.

  • C.

    Casa Cecy - Construída no final do século XIX, foi sede do clube republicano. Serviu de residência a uma das mais tradicionais famílias parnanguaras, funcionou até o ano de 1960 como “Padaria Cecy”. Adquirida e restaurada pelo poder público, abriga a Fundação Municipal de Cultura.

  • D.

    Mercado Municipal Brasílio Abud - Construído em 1982 e seu nome homenageia um antigo prefeito de Paranaguá. Possui boxes para venda de pescados, produtos hortifrutigranjeiros, além de salas para administração. Em sua entrada possui um painel do pintor Emir Roth.

O Turismo de Negócios e Eventos possui algumas características que o destaca, EXCETO:

  • A.

    Caracteriza-se como de alta rentabilidade, uma vez que o turista de negócios e eventos possui maior gasto médio que o turista de lazer, normalmente retorna mais vezes e com maior tempo de permanência no destino.

  • B.

    Oportunidade de equacionamento de períodos sazonais, proporcionando equilíbrio na relação entre oferta e demanda durante o ano, pois independe de condições climáticas e períodos de férias escolares.

  • C.

    Os eventos e atividades de negócio não funcionam como ferramenta de marketing para o destino, tendo em vista que não objetiva estimular que o turista volte para fins de lazer e divulgue-o a outras pessoas.

  • D.

    Possibilidade de interiorização da atividade turística, pois podem ser realizados em cidades menores, desde que apresentem as condições e estruturas necessárias para a realização de eventos, reuniões e visitas de negócio.

O Turismo de Sol e Praia constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor. A respeito dos conceitos dos diferentes tipos de praia, analise as afirmações a seguir:

I - Praias Marítimas - são ambientes adjacentes ao mar e que sofrem influência das marés e das ondas. São ambientes dinâmicos em constante mudança de seus atributos físicos e biológicos.

II - Praias fluviais e lacustres - são construções similares às praias naturais à beira de lagos, represas e outros corpos de água, sendo que os procedimentos de implantação visam a dotar a área com a infraestrutura necessária ao funcionamento do empreendimento.

III - Praias artificiais - está intimamente relacionada ao transporte e tipo de sedimentos trazidos pelos rios e aos períodos de cheias e de estiagens. Com as cheias, as praias podem desaparecer e, na estiagem, podem se tornar bem extensas e propícias para o turismo, recreação e lazer.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    Apenas os itens II e III.

  • C.

    Apenas o item I.

  • D.

    Apenas o item III.

O Turismo Rural, segmento relativamente novo e em fase de expansão no Brasil, tem seu crescimento explicado por duas razões:

  • A.

    a ambição de realizar eventos de negócios para combater a sazonalidade, e a captação de investidores para os produtos e serviços relacionados ao agronegócio.

  • B.

    a necessidade de preservação e conservação dos recursos naturais, e o dever distribuir renda e possibilitar o desenvolvimento de consciência ambientalista.

  • C.

    a crise global da econômica em 2008, e a necessidade de promover eventos de maior expressão no interior como forma de fomentar investimentos do setor público nas pequenas e médias propriedades rurais.

  • D.

    a necessidade que o produtor rural tem de diversificar sua fonte de renda e de agregar valor aos seus produtos, e a vontade dos moradores urbanos de reencontrar suas raízes, de conviver com a natureza, com os modos de vida, tradições, costumes e com as formas de produção das populações do interior.

A identificação dos destinos indutores propostos no Plano Nacional do Turismo 2007-2010 foi realizada com base em critérios que consideraram primeiramente que:

I - Todas as unidades da Federação e suas capitais deveriam ser contempladas.

II - Cada unidade da Federação deveria ter no mínimo um e no máximo cinco destinos indutores de desenvolvimento turístico regional.

III - Os destinos indutores de desenvolvimento turístico regional deverão ser aqueles que possuem infraestrutura básica e turística e atrativos qualificados, que se caracterizam como núcleo receptor e/ou distribuidor de fluxos turísticos.

O correto está somente em:

  • A.

    Apenas os itens I e II.

  • B.

    Apenas os itens II e III.

  • C.

    Apenas os itens I, II e III.

  • D.

    Apenas os itens I e III.

O turismo acarreta impactos positivos e negativos, dependendo de como as atividades são planejadas e gerenciadas. Em geral, os impactos aparecem de acordo com a incidência do turismo e as características do local. Considerando os impactos negativos relacionados ao desenvolvimento da atividade turística, assinale a alternativa correta:

  • A.

    A atividade turística auxilia na obtenção de recursos para a preservação, contribui para o aumento da consciência ambiental e para a geração de fontes de renda alternativas.

  • B.

    Os impactos negativos no ambiente não podem ser resultantes da infraestrutura, que é dispensável para a atividade; os resíduos gerados, ou mesmo, o grande número de visitantes presentes em áreas naturais não causam impacto.

  • C.

    A atividade turística contínua, e as mudanças que ocorrem a médio e longo prazo na economia e na ecologia local provocam uma série de consequências para todo o meio ambiente, através das construções e o desenvolvimento da infraestrutura, com o uso da terra de forma insustentável e o desflorestamento para as construções e instalações.

  • D.

    Os gastos que os turistas provenientes de outras regiões efetuam nestas zonas representam entradas de recursos na economia local.

A Copa do Mundo de Futebol será realizada no Brasil em 2014, e a cidade de Curitiba conquistou o direito a ser uma das 12 cidades que terá a oportunidade de sediar os jogos. Sediar megaeventos como a Copa o Mundo e as Olimpíadas representam muito mais do que eventos esportivos, e sim, uma grande oportunidade de negócios, que influenciam a socioeconomia dos lugares. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Além dos tradicionais turismo de negócios, lazer, religioso e aventura, o estado do Paraná quer aproveitar a Copa do Mundo da FIFA 2014 para atrair visitantes interessados em turismo náutico. A construção do Terminal Turístico do Porto de Paranaguá pode mudar o perfil econômico do litoral.

  • B.

    No âmbito municipal, estão previstas 15 obras em várias regiões, com a intenção de ampliar a quantidade de ciclovias, melhorar o tráfego em alguns setores e reformar ou revitalizar importantes pontos turísticos da cidade de Curitiba.

  • C.

    O plano para atender o turista não se concentra somente nas 12 cidades que devem sediar os jogos, mas sim nos principais pontos turísticos do Brasil. Em termos de qualificação profissional para atender o visitante, devem ser gastos cerca de R$ 440 milhões, com mais de 300 mil profissionais beneficiados.

  • D.

    A modernização do Porto de Paranaguá é um ponto irrelevante para os turistas que vêm para a Copa 2014, pois a expectativa é de que poucos virão via marítima. O projeto do Terminal Turístico não deve mudar o perfil econômico do litoral, tendo em vista que o foco continuará sendo a atividade portuária.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...