Questões de Turismo da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A respeito do conceito de capacidade de carga social pode-se afirmar que o mesmo está relacionado

  • A. à mobilidade social de uma comunidade receptora, aspecto que define quais locais já foram ocupados por esta população.
  • B. à sustentabilidade e define o número máximo de turistas que o local pode receber gerando o mínimo possível de complicações para a comunidade local.
  • C. ao fluxo massivo de turistas que uma destinação recebe durante a alta temporada, exclusivamente.
  • D. ao limite máximo de bagagem permitido aos passageiros dos navios de cruzeiro.
  • E. à potencialidade da destinação como pólo emissivo de turistas.

Ao operar um roteiro turístico fluvial − um passeio pelos igarapés amazônicos para 100 turistas por vez, utilizando um barco a motor sem realizar estudo de capacidade de carga, o operador turístico:

  • A. evita que os turistas sejam incomodados pelas diferentes espécies de insetos presentes no local.
  • B. promove a integração imediata do turista com o ambiente visitado, pois é um número pequeno de visitantes para este ambiente.
  • C. possibilita a observação de fauna e flora locais para um número maior de pessoas, fato positivo que supera os impactos negativos.
  • D. promove a prática da atividade ecoturística em pequena escala.
  • E. causa impactos ambientais negativos de diferentes ordens no ecossistema.

O ecoturismo é um segmento de mercado a ser explorado em regiões como o Norte do Brasil, pois

  • A. a região possui excelente rede de estradas locais, atingindo os principais pólos de ecoturismo por via terrestre.
  • B. os turistas estrangeiros têm preferência por destinos tropicais.
  • C. tem como princípio a conservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento local.
  • D. a região amazônica, por conta de sua dimensão geográfica, tem capacidade de absorver fluxos turísticos massivos.
  • E. este segmento só pode ser explorado em locais que ofereçam atrativos fluviais.

As ações que devem ser realizadas pelo poder público local a fim de incentivar o desenvolvimento do turismo sustentável são:

  • A. planejamento adequado, implementação eficiente das ações planejadas e gerenciamento eficaz e contínuo das medidas implantadas.
  • B. divulgação do destino, incremento do fluxo turístico sem preocupação com a capacidade de carga turística e gestão contínua do processo.
  • C. promoção de eventos que atraiam fluxo massivo e atração de mão-de-obra capacitada das regiões vizinhas em detrimento da mão-de-obra local.
  • D. obtenção de financiamento e ampliação da infraestrutura básica e turística em detrimento da população local.
  • E. divulgação do destino voltado ao mercado internacional por meio da atração de investidores sem o devido processo de capacitação da população local.

NÃO podem ser consideradas como impacto ambiental negativo:

  • A. coleta de lenha, coleta de espécies nativas sem autorização oficial.
  • B. trânsito de barcos a motor, ruídos de aeroporto.
  • C. pesca e caça, vandalismo.
  • D. utilização de energias limpas, redução de consumo de água.
  • E. presença excessiva de cartazes de rua, excesso de lixo.

A população que habita a destinação turística tem sua cultura e estilo de vida próprios. Com a chegada dos turistas esta rotina é alterada, e desta forma

  • A. os moradores locais devem mudar seu padrão de comportamento a fim de agradar os turistas.
  • B. podem ocorrer choques culturais pois em geral os turistas não alteram seus padrões de comportamento.
  • C. este intercâmbio de culturas será sempre benéfico.
  • D. o poder público deve criar mecanismos que facilitem o acesso dos turistas aos bairros residenciais locais, incentivando a troca cultural.
  • E. os operadores de mercado devem selecionar a demanda que visitará a destinação, adequando os padrões culturais dos visitados aos visitantes.

No processo de planejamento do turismo, deve-se

  • A. implantar medidas mitigadoras de impactos positivos decorrentes do turismo alternativo.
  • B. definir estratégias que promovam o turismo de massa a fim de gerar receita para a localidade e aproválas nos órgãos competentes, no contexto do turismo sustentável.
  • C. evitar que moradores locais participem deste processo já que estes desconhecem as teorias do turismo e criar normas para o uso e ocupação do solo.
  • D. realizar inventário e diagnóstico da oferta, identificar o potencial turístico da região, propor ações para o turismo local.
  • E. incentivar o financiamento de novos empreendimentos turísticos que promovam a destinação no mercado internacional, mesmo acima da capacidade de carga turística.

Na realização do inventário turístico, ao tratar da oferta, deve-se

  • A. Na realização do inventário turístico, ao tratar da oferta, deve-se
  • B. criar atrativos que atendam às necessidades do público-alvo.
  • C. pesquisar as necessidades e desejos da demanda.
  • D. incrementar a capacidade de financiamento no local a fim de promover o turismo.
  • E. definir os padrões de qualidade dos serviços oferecidos na destinação.

Em função da dimensão do mercado consumidor de turismo e com o objetivo de otimizar as ações de marketing do produto turístico é necessário que seja realizada a segmentação do mesmo. Para tal são utilizados os critérios abaixo.

I. Base psicográfica: referente à personalidade do consumidor, suas crenças, estilo de vida.

II. Base comportamental: profissão e ocupação, sexo, idade, grau de escolaridade.

III. Base demográfica: estilo de vida, organização política, atividades econômicas.

IV. Base geográfica: profissão e ocupação, clima, acidentes geográficos locais.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. I e III.
  • C. I e IV.
  • D. II.
  • E. I.

O perfil da demanda que visita o Estado do Maranhão é o de turistas:

  • A. geocêntricos − aqueles que são atraídos pelos acidentes geográficos da destinação.
  • B. mesocêntricos − aqueles que procuram por destinações nas quais os serviços e equipamentos turísticos estão totalmente implantados.
  • C. alocêntricos − aqueles que buscam diferenças culturais e ambientais no destino visitado, em busca de novidades.
  • D. psicocêntricos − aqueles que procuram uma destinação que seja exatamente igual ao seu local de origem.
  • E. etnocêntricos − aqueles que se interessam por locais de etnia similar à sua.
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