Questões de Veterinária

Lista completa de Questões de Veterinária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Instrução Normativa nº 10/2017 da Secretaria da Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) introduziu algumas alterações com relação à vacinação contra a brucelose bovina. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19). ( ) A utilização da vacina B19 poderá ser substituída pela vacina contra brucelose não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, nas espécies bovina e bubalina. ( ) Fêmeas vacinadas com a vacina B19 deverão ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação. ( ) É permitida a vacinação contra brucelose de machos de qualquer idade, desde que sejam destinados à coleta de sêmen e não à monta natural.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V – V.

    B) V – F – V – F.

    C) V – V – F – F.

    D) F – F – F – F.

    E) F – V – F – V.

Dentre as doenças classificadas como zoonoses, denomina-se metazoonose quando a transmissão está obrigatoriamente relacionada a vetores invertebrados. No interior do organismo do hospedeiro invertebrado, o parasita realiza uma fase do seu ciclo biológico durante um determinado intervalo de tempo (período de incubação), que precede a transmissão a outro hospedeiro vertebrado. Assinale a alternativa que representa um exemplo de metazoonose.

    A) Mormo.

    B) Hantavirose.

    C) Leptospirose.

    D) Febre Amarela.

    E) Toxoplasmose.

Segundo o Censo de 2010 do IBGE, no município de Panambi, destacam-se como atividades pecuárias a bovinocultura, suinocultura e avicultura. É significativo o número de propriedades dedicadas à criação dessas espécies assim como também merece destaque a renda gerada por essas atividades. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


I. Cada uma das espécies animais acima citada está contemplada com programas sanitários nacionais específicos editados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

II. O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) do MAPA envolve apenas as espécies bovina e bubalina.

III. O Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros também inclui o calendário de vacinação das espécies de animais de companhia como os cães e gatos domiciliados.

IV. Por serem animais hematófagos, os morcegos da espécie Desmodus rotundus não estão envolvidos no programa de controle da raiva dos herbívoros.


Quais estão corretas?

    A) Apenas IV.

    B) Apenas I e II

    C) Apenas II e III.

    D) Apenas III e IV.

    E) I, II, III e IV.

Ateleia glazioviana é uma planta palatável aos bovinos e comumente ingerida em período de escassez de pastos. As intoxicações por essa planta são caracterizadas por manifestações clínicas relacionadas ao sistema nervoso (apatia, letargia e cegueira), ao sistema cardiovascular (“morte súbita” e insuficiência cardíaca) e falha reprodutiva, abortos e nascimento de bezerros fracos que geralmente morrem após algumas horas. Essa planta tóxica para bovinos é popularmente conhecida como:

    A) Cinamomo.

    B) Espirradeira.

    C) Timbó.

    D) Pessegueiro bravo.

    E) Mamona.

Ainda em relação à Peste Suína Clássica (PSC), é correto afirmar que em termos de ocorrência da doença no Brasil, a doença encontra-se erradicada em todos os municípios das seguintes regiões:

    A) Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

    B) Sul, Norte e Nordeste.

    C) Sul e Norte.

    D) Centro-Oeste e Sul.

    E) Nordeste e Norte.

Peste Suína Clássica (PSC) é uma doença de origem viral (pestivírus), altamente contagiosa, que se manifesta na forma aguda, subaguda, crônica ou clínica inaparente. A infecção ocorre pela via oronasal, sendo as tonsilas o primeiro sítio de replicação do vírus, que em seguida penetra na corrente circulatória alcançando linfonodos, baço, rins, porção distal do íleo e cérebro. Entre as alterações macroscópicas, observam-se congestão, infarto e hemorragias em diversos graus (petéquias e equimoses) em quase todos os órgãos e tecidos. Apresenta esplenomegalia, congestão ou petéquias e sufusões na epiglote, principalmente, nos casos crônicos, presença de amigdalite necrótica purulenta. Próximo à junção ileocecal, podem ser vistas pequenas úlceras que geralmente são resultado de infecção secundária comumente causada por:

    A) Clostridium perfringens.

    B) Escherichia coli.

    C) Vírus de Aujeszky.

    D) Ascaris suum.

    E) Salmonella sp.

Na região Noroeste do Rio Grande do Sul, Panambi é um município grande produtor de leite, tendo contribuído com aproximadamente 24 milhões de litros anuais, segundo o IBGE (2010). A Tristeza Parasitária dos Bovinos (TPB) é uma doença de frequente ocorrência nos animais e é causa de prejuízo econômico pela redução na produção leiteira. Em relação à TPB, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A doença é causada por bactérias do gênero Anaplasma e protozoários do gênero Babesia.

( ) É uma doença classificada como uma zoonose direta.

( ) O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) sanguineus é o ectoparasito transmissor dos agentes causadores da TPB.

( ) A anaplasmose também pode ser transmitida por vetores mecânicos como moscas hematófagas.

( ) As chamadas áreas livres de carrapatos são assim designadas pela existência de grande número de predadores dos carrapatos que impedem que ele possa completar sua fase de vida livre.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V – V – V.

    B) V – V – F – F – F.

    C) V – F – F – V – F.

    D) F – F – V – F – V.

    E) F – V – V – V – V.

O intenso crescimento do setor avícola brasileiro se deve aos inúmeros avanços tecnológicos adotados pelas indústrias. Contudo, ao mesmo tempo em que a avicultura expandiu no mundo inteiro, aumentou, exponencialmente, a quantidade de aves alojadas, o que favoreceu a instalação, multiplicação e disseminação de agentes patogênicos. Assim, aliado a essa intensa modernização, também se fez necessário adotar inúmeros cuidados para obtenção de um produto de alta qualidade, tornando-se cada vez mais importante a prevenção e o controle de patógenos dentro da cadeia produtiva. Visando evitar que os consumo da carne das aves e dos ovos sejam fonte de infecção para os humanos e também atender aos requisitos dos países importadores, constitui-se objeto de permanente controle na avicultura o monitoramento da presença de:

    A) Salmonella sp.

    B) Streptococcus sp.

    C) Staphylococcus sp.

    D) Clostridium sp.

    E) Escherichia coli.

O tétano é uma doença causada pela ação da tetanoespasmina, uma exotoxina produzida durante a multiplicação do Clostridium tetani em condições anaeróbias. O microrganismo forma esporos que podem persistir no solo por vários anos. Entre as características do agente, dos achados clínicos e necroscópicos, analise as assertivas abaixo:


I. Os bacilos permanecem localizados no ponto em que foram introduzidos e não invadem tecidos adjacentes.

II. A tetanolisina promove necrose tecidual local.

III. Os achados necroscópicos incluem rigidez muscular e lesões articulares dos membros locomotores.

IV. A “postura de cavalete” é a postura adotada pelos animais, decorrente da flacidez muscular generalizada.

V. Pode ocorrer uma alta incidência do tétano em cordeiros após a castração, tosquia e corte da cauda.


Quais estão INCORRETAS?

    A) Apenas III.

    B) Apenas I e II.

    C) Apenas III e IV.

    D) Apenas IV e V.

    E) Apenas I, II e V.

Retrovírus são vírus-RNA envelopados, os quais são adquiridos da membrana celular da célula hospedeira e rodeiam um capsídeo icosaédrico. Os retrovírus dos gêneros Alpharetrovirus, Betaretrovirus, Gammaretrovirus, Deltaretrovirus e Epsilonretrovirus são muitas vezes referidos como retrovírus oncogênicos, porque podem induzir transformação neoplásica nas células que infectam. Os representantes do gênero Lentivirus causam doenças como a Anemia Infecciosa Equina, Maedi-Visna e Artrite Encefalite Caprina, entre outras. Em relação às doenças citadas, é correto afirmar que:

    A) O diagnóstico dessas doenças é realizado unicamente pelo isolamento viral.

    B) No Brasil, não há vacinas eficazes disponíveis.

    C) Testes alérgicos por inoculação intradérmica são recomendados para o diagnóstico dessas doenças.

    D) A recuperação clínica dos animais é obtida pela aplicação parenteral de anti-inflamatórios não esteroides.

    E) Após a infecção, os sinais clínicos dessas lentiviroses são observados geralmente em menos de 14 dias.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...