Lista completa de Questões de Veterinária do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um cão sem raça definida, seis anos de idade, massa corporal de 16 Kg, sem histórico de doença prévia, foi encaminhado para atendimento veterinário, apresentando anorexia intermitente, emagrecimento progressivo e prostração há uma semana. O tutor relatou que o animal era muito ativo e que era alimentado uma vez ao dia, à noite. No ato da consulta, observou-se que o paciente estava alerta, com tempo de preenchimento capilar de dois segundos, mucosas hipocoradas, temperatura retal de 39,2°C, 108 batimentos cardíacos por minuto e 20 movimentos por minuto de frequência respiratória, algia abdominal e abdome rígido. À palpação abdominal era possível sentir massa firme em região lateral esquerda do abdome. O animal estava sendo tratado, anteriormente, com doxiciclina (5mg/kg, bid) por cinco dias, mas sem sinais significativos de melhora. O hemograma revelou anemia macrocítica hipocrômica (hematócrito 23%), sendo observados poiquilocitose e codócitos, leucocitose com neutrofilia sem desvio à esquerda (35,700/μL) e plaquetas dentro dos padrões de normalidade para a espécie (540,000/μL). Na avaliação bioquímica sérica, os valores de creatinina, ureia e alanina aminotransferase (ALT) encontravam-se dentro dos valores basais, enquanto fosfatase alcalina (FA) se encontrava aumentada (217U/L). Para diagnóstico diferencial, solicitou-se exame parasitológico de sangue, que resultou negativo para hemoparasitas. O paciente foi encaminhado para o setor de ultrassonografia e submetido à varredura abdominal, o qual foi verificado esplenomegalia severa, estando o órgão dobrado sobre si mesmo, ocupando também o lado direito do abdome. O parênquima esplênico apresentava ecotextura difusa hipoecogênica e rendilhada. No exame modo B com Doppler colorido, nenhum fluxo sanguíneo foi detectado nas veias esplênicas. A gordura e o mesentério adjacentes apresentavam-se hiperecogênicos, e entre eles havia pequena quantidade de efusão peritoneal anecogênica. Com base no quadro clínico relatado, analise a tabela a seguir:
As cirurgias do sistema digestório são aquelas que se estendem desde a cavidade oral até a porção final do reto. Sobre os princípios de cirurgia da cavidade oral, assinale a opção INCORRETA.
Tumores mamários são incomuns em cães machos, mas são o tipo de tumor mais comum nas fêmeas. E em felinos, são menos comuns. A causa de neoplasia mamária é desconhecida, entretanto muitas neoplasias são hormônios dependentes. Sobre este assunto, assinale a opção INCORRETA.
Sobre cirurgias de bexiga e uretra, assinale a opção INCORRETA.
O aumento do tamanho do estômago associado à rotação sobre o eixo mesentérico é referido como Dilatação Vólvulo-Gástrica (DVG). Sobre esta síndrome, assinale a opção INCORRETA.
A cirurgia gástrica é comumente realizada para remoção de corpos estranhos e corrigir dilatação vólvulo-gástrica. Sobre cirurgias do estômago, assinale a opção INCORRETA.
Ainda sobre Cirurgias do abdome, responda V ou F. Assinale a opção que indica a sequência CORRETA.
( ) A maioria das hérnias abdominais pode ser reparada suturando-se as extremidades do músculo rompido ou pela união das extremidades da parede abdominal rompida ao púbis, às costelas ou à fáscia adjacente.
( ) Hérnias abdominais secundárias a feridas por mordida são geralmente contaminadas e muito comuns ocorrer caso de deiscência: as malhas devem ser obrigatoriamente colocadas neste tipo de hérnia e as feridas, drenadas.
( ) Para reparo de hérnia umbilical, raramente requer implantação de malha.
( ) As hérnias femorais são raras em cães e gatos, podem ser confundidas com hérnias inguinais.
( ) Hérnias inguinais geralmente podem ser fechadas sem a utilização de materiais protéticos.
Celiotomia é uma incisão cirúrgica na cavidade abdominal; o termo laparotomia também é utilizado como um sinônimo, embora tecnicamente se refira a uma incisão no flanco. Sobre as condutas em cirurgias na cavidade abdominal, assinale a INCORRETA.
Sobre cirurgias do esôfago, assinale a opção CORRETA.
Em relação às abordagens cirúrgicas na vesícula biliar e colédoco, analise a opção de técnica cirúrgica que condiz com os princípios da técnica e suas indicações e marque a opção CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...