Questões de Veterinária do ano 2021

Lista completa de Questões de Veterinária do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta. A capacidade do agente de induzir uma resposta imune específica por parte do hospedeiro, chama-se:

    A) Variabilidade.

    B) Persistência.

    C) munogenicidade.

    D) Viabilidade.


O conhecimento da cadeia epidemiológica é de fundamental importância para que se possa saber onde e como atuar, de forma a interrompê-la e impedir que a doença persista. A cadeia epidemiológica é composta por:
I. Fonte de infecção. II. Via de eliminação. III. Meio de transmissão. IV. Porta de entrada.
A sequência correta é:

    A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    B) Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.

    C) Somente as assertivas I e III estão corretas.

    D) Somente as assertivas II e III estão corretas.

Entende-se por hospedeiro, todo indivíduo capaz de abrigar em seu organismo um agente causal de doença, com o qual pode estabelecer relações variadas. Diversas características do hospedeiro influem sobre sua susceptibilidade às enfermidades. Essas características podem ser divididas em próprias e variáveis, são consideradas características próprias, EXCETO:

    A) Susceptibilidade individual.

    B) Sexo.

    C) Espécie.

    D) Estado fisiológico.

Assinale a alternativa (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
( ) À sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se história natural da doença, e ao estudo das relações entre o agente etiológico e os demais componentes do ecossistema denomina-se processo epidêmico. ( ) Para o desencadeamento do processo epidêmico esse, é necessária uma associação entre fatores do agente, do hospedeiro e do ambiente, ou seja, qualquer modificação em algum dos elementos do ecossistema resulta em adaptações dos outros elementos, as quais podem estar relacionadas com o desenvolvimento das enfermidades. ( ) A patogenicidade é identificada pela frequência da manifestação clínica da doença na população. Agentes dotados de elevada patogenicidade, como o vírus da peste suína, determinam elevada proporção de casos clínicos da doença. ( ) Virulência é o grau de severidade da reação patológica que o agente etiológico provoca no hospedeiro. A virulência independe da infectividade e pode variar tanto de um hospedeiro para outro como entre estirpes de um mesmo agente.
A sequência correta é:

    A) F, V, V e V.

    B) V, V, V e V.

    C) V, F, V e F.

    D) F, V, F e V.

As características básicas do agente e do hospedeiro susceptível são determinadas, em sua maior parte, geneticamente. Entretanto, a conduta desses elementos depende da interação com o meio em que habitam. Nesse sentido, as características do ambiente constituem as condições fundamentais para o comportamento do agente etiológico em uma população susceptível. São consideradas características físicas do ambiente, EXCETO:

    A) Clima.

    B) Topografia.

    C) Manejo.

    D) Hidrografia.

Assinale a alternativa (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
( ) A Forma Endêmica está caracterizada quando a doença está, normalmente presente na população da área geográfica, isto é, apresentase com regularidade previsível de frequência, cujos valores oscilam dentro dos limites considerados, pela estatística, como usuais ou esperados. ( ) Classifica-se como Pandemia, quando uma epidemia se expande, de forma incontrolável, atingindo uma ampla população, comprometendo vários países e mesmo continentes. ( ) Quando a doença está ocorrendo, de uma forma anormalmente elevada, em uma população de uma área restrita, chama-se de surto epidêmico. ( ) A Forma epidêmica é caracterizada quando a frequência dos eventos, doenças na população de uma área geográfica, em um determinado intervalo de tempo, ultrapassa os limites esperados considerados usuais ou endêmicos.
A sequência correta é:

    A) V, V, V e V.

    B) F, V, V e F.

    C) V, F, V e F.

    D) F, V, F e V.

O profissional de Medicina Veterinária deve ter um nível de competência consistente com as demandas da sociedade, as questões de maior relevância social apontadas para a profissão para este século são, EXCETO:

    A) Produção de alimentos com utilização de métodos sustentáveis levando em consideração o crescimento populacional.

    B) Proteção do meio ambiente à degradação e perda da biodiversidade.

    C) Preservação de metodologias sanitárias, mesmo que nocivas ao meio ambiente, mas que resguardem o espaço no mercado de trabalho para o Médico Veterinário.

    D) Profilaxia das novas zoonoses com potencial epidêmico.

O problema das zoonoses é destacado por vários autores, sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A preocupação predominante da Saúde Pública Veterinária durante os anos de 1970 e 1980 estava voltada para os riscos da poluição química ao ambiente e aos alimentos, resultante de pesticidas, resíduos animais, e outras substâncias tóxicas. Entretanto, nas últimas décadas as zoonoses emergentes e reemergentes têm adquirido significância global.

    B) Esse grupo de enfermidades continua a representar um importante problema de saúde para grande parte do mundo, com elevadas perdas para os setores de saúde e de agricultura, principalmente nos países em desenvolvimento.

    C) O controle das enfermidades requer uma cooperação Inter setorial e interinstitucional, reunindo segmentos ligados à saúde, finanças, planejamento, comércio, agricultura e indústria de alimentos, consumidores e comunidade científica biomédica e agrária.

    D) O risco de infecções emergentes por novas entidades patológicas ou por agentes conhecidos aparecendo em novas áreas ou em novas condições vem diminuindo nos últimos anos.

Sobre a Medicina Veterinária e Saúde Pública, é correto afirmar:
I. A saúde pública veterinária compreende todos os esforços da comunidade que influenciam e são influenciados pela ciência médica veterinária, aplicados à prevenção da doença, proteção da vida, e promoção do bem-estar e eficiência do ser humano. II. São consideradas atividades da saúde pública veterinária, as zoonoses, a higiene dos alimentos e os trabalhos de laboratório, de biologia e as atividades experimentais. III. São inúmeras as contribuições da Medicina Veterinária para a saúde humana. A primeira e mais básica função do sanitarista veterinário está fundamentada no contexto puramente veterinário por sua conexão com os animais inferiores e suas doenças, relacionado à saúde e bem-estar humanos. IV. A formação conferida aos médicos veterinários, não os qualifica para desempenhar funções generalistas, funções como a administração, o planejamento e a coordenação de programas de saúde pública, devem ser executadas por outros membros da equipe de saúde pública
A sequência correta é:

    A) Somente as assertivas I e II estão corretas.

    B) Somente as assertivas II e III estão corretas.

    C) Somente as assertivas I, II e III estão corretas.

    D) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

Para realizar atividades ligadas à área ambiental, o médico veterinário deve ter conhecimentos gerais, quais sejam, EXCETO:

    A) Conhecimentos sobre os modelos de avaliação de estudos de impacto ambiental.

    B) Conhecimentos sobre as atividades agropecuárias e suas relações sobre o ambiente.

    C) Conhecimentos em tecnologias avançadas de proteção e saneamento agrícola.

    D) Conhecimentos sobre as relações ambienteenfermidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...