Lista completa de Questões de Veterinária da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O botulismo é uma doença causada pela toxina do Clostridium botulinum. Com relação a sua patogenia, assinale a alternativa correta.
A doença sempre se manifesta no animal após a ingestão do Clostridium botulinum.
A doença ocorre quando as toxinas presentes na água e alimentos são ingeridas.
A infecção ocorre por via respiratória.
A via reprodutiva é uma importante forma de transmissão.
A doença pode ocorrer por transmissão iatrogênica.
Considerando o PNCEBT, com relação à brucelose, é INCORRETO afirmar que:
Numa infecção por Brucella sp, além da resposta imune celular, anticorpos específicos (imunidade humoral) contra a cadeia O também são produzidos durante a infecção.
Nas provas diagnósticas, as reações falsopositivas podem ser decorrentes da presença de anticorpos não específicos presentes nas infecções por Yersinia enterocolitica, Salmonella sp, Escherichia coli, ou Pseudomonas sp.
A resposta humoral de bovinos infectados por B. abortus ou vacinados com B19 caracteriza-se pela síntese dos quatro isotipos principais de imunoglobulinas. A resposta sorológica pósinfecção ou vacinação produz-se a partir da primeira semana, aparecendo, em primeiro lugar, o isotipo IgM e, logo após, o IgG1. As respostas de IgG2 e IgA aparecem mais tarde e permanecem em níveis altos. Com o passar do tempo, há um leve decréscimo dos níveis de IgM.
Em animais vacinados com B19 até 08 meses de idade, o nível de anticorpos decresce rapidamente, atingindo títulos muito baixos depois de 12 meses. Por outro lado, se a vacinação for realizada acima de 08 meses de idade, os títulos vacinais tendem a permanecer elevados por mais tempo, podendo gerar reações falso-positivas nos testes indiretos de diagnóstico.
A vacina B19 é uma amostra de B. abortus lisa que induz a formação de anticorpos específicos contra o LPS liso e pode interferir no diagnóstico sorológico da brucelose. A vacina RB51 é elaborada com uma amostra de B. abortus rugosa atenuada, originada de amostra lisa virulenta que sofreu passagens sucessivas em meio contendo concentrações subinibitórias de rifampicina. Por ser uma amostra rugosa, não induz a formação de anticorpos anti-LPS liso e não interfere no diagnóstico sorológico da doença.
Com relação ao controle e profilaxia da hidatidose, uma importante zoonose, assinale a alternativa INCORRETA:
A educação sanitária do homem sobre o ciclo evolutivo do Echinococcus granulosus é muito importante.
A utilização de vermífugo adequado em cães portadores pode ser uma eficiente medida adotada.
Evitar que cães se alimentem com vísceras cruas é medida profilática básica.
Evitar que o homem se alimente de carne contaminada com hidátides é uma importante forma de controle.
A criação de ovinos em pastagens cercadas, evitando o acesso de cães, é importante no controle da doença.
A raiva é uma zoonose de grande importância, visto que, quando infecta o homem, geralmente leva a óbito, e nos raros casos de cura, permanecem lesões neurológicas graves. Com relação a esta doença, assinale a alternativa INCORRETA:
As alterações patológicas principais restringem-se à microscopia. Os achados histopatológicos incluem encefalomielite supurativa multifocal e moderada ganglioneurite cranioespinhal.
As lesões são mais evidentes nas áreas neuroaxiais (tronco cerebral) do que no córtex, o que indica a importância da sua colheita para diagnóstico.
A presença de corpúsculos de inclusão viral é uma das lesões mais características desta doença, porém não é definitiva, visto que até 30% dos casos de raiva ocorrem por cepas virais que não produzem corpúsculo, ou ainda pode ocorrer o sacrifício do animal antes da sua formação.
Pessoas que pertencem ao grupo de alto risco como trabalhadores de laboratórios, de serviços antirrábicos e veterinários devem ser vacinados preventivamente.
O controle da raiva silvestre consiste, principalmente, na vacinação do gado em áreas expostas e redução da população de morcegos hematófagos.
A adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal requer a comprovação de equivalência do sistema de inspeção. Para efeito de auditoria de reconhecimento dessa equivalência, os serviços de inspeção deverão:
I. Dispor de legislação e registros auditáveis sobre a análise e aprovação de rótulos, controle do processo de aprovação dos produtos, suas formulações e memoriais descritivos, obedecendo às normas vigentes.
II. Possuir programa e cronograma de envio de amostras de água e produtos para análises físico-químicas e bacteriológicas em uma frequência compatível com o risco oferecido pelo produto.
III. Dispor de registros auditáveis das atividades de inspeção permanente e periódica, além das supervisões previstas no Programa de Trabalho de Inspeção e Fiscalização.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Com relação à inspeção industrial de leite e derivados, assinale a alternativa correta.
O beneficiamento do leite compreende as operações de filtração, pré-aquecimento, pasteurização, refrigeração, congelamento e outras técnicas aprovadas pelo serviço de inspeção com o uso de conservantes químicos.
A pasteurização lenta do leite consiste no seu aquecimento entre sessenta e dois e sessenta e cinco graus centígrados por quinze minutos. Imediatamente após esse período, o leite deve ser resfriado entre dois e cinco graus centígrados e em seguida envasado.
O leite destinado a consumo humano deve ser devidamente analisado. A avaliação das características organolópticas, prova de densidade, prova de acidez e prova de gordura são as únicas obrigatórias.
Quando as condições de produção, conservação e transporte, composição química ou carga bacteriológica não permitem que o leite satisfaça ao padrão a que se destina, este não poderá ser aproveitado para produção de outro tipo de produto.
Considera-se UHT o leite homogeneizado, submetido por dois a quatro segundos a uma temperatura entre cento e trinta e cento e cinquenta graus centígrados, em processo de fluxo contínuo e imediatamente resfriado a temperatura inferior a trinta e dois graus centígrados e em seguida envasado em condições assépticas em embalagens estéreis e hermeticamente fechadas.
De acordo com o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), considere as seguintes afirmativas:
I. O produto de um bovino que sofra morte acidental dentro do estabelecimento de abate pode ser aproveitado, a juízo do serviço de inspeção, desde que o animal seja imediatamente sangrado.
II. As carcaças de suínos a serem entregues a consumo devem sofrer o processo de pelagem, raspagem e chamuscamento.
III. Para a pesquisa de cisticercose, devem ser cuidadosamente examinados o coração, os músculos masseteres, a língua e o diafragma e seus pilares.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Assinale a alternativa INCORRETA com relação à mastite.
A mastite é a inflamação da glândula mamária, sendo causada, na maioria das vezes, por microrganismos como bactérias e fungos.
A mastite ambiental é transmitida, principalmente, durante a ordenha, sendo que as mãos do ordenhador, panos de limpeza ou as teteiras do equipamento de ordenha podem servir de vetor para contaminação.
A mastite subclínica é caracterizada pela inexistência de sinais clínicos evidentes, sendo necessários testes auxiliares para avaliação de contagem de células somáticas ou dos componentes do leite para seu diagnóstico.
A mastite contagiosa se caracteriza por baixa incidência de casos clínicos e alta incidência de casos subclínicos.
A mastite ambiental se caracteriza por alta incidência de casos clínicos, com manifestação aguda e, geralmente, curta duração.
O conhecimento da endocrinologia da reprodução permite que sejam feitas intervenções com o objetivo de incrementar a eficiência reprodutiva. Em relação aos hormônios envolvidos na reprodução, avalie as seguintes afirmativas:
I. O hormônio folículo estimulante incentiva o crescimento e a maturação dos folículos ovarianos, além de estimular, exclusivamente, a produção de estrógeno pelo ovário.
II. O hormônio luteinizante, liberado na onda préovulatória, é responsável pela ruptura da parede folicular e pela ovulação.
III. A progesterona é responsável por preparar o endométrio para a manutenção da gestação. Altos níveis de progesterona inibem o cio e o pico de hormônio luteinizante.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
A leptospirose é uma zoonose que causa importantes prejuízos econômicos, principalmente ligados à ineficiência reprodutiva. Com relação à essa doença, assinale a alternativa INCORRETA.
Acomete todas as espécies de animais pecuários.
O aborto é uma sequela comum.
Em bovinos, a mortalidade é baixa, mas a morbidade geralmente é alta, podendo se aproximar de cem por cento.
Na infecção de ovinos e caprinos, pode ocorrer sinais de encefalite.
A contaminação do homem ocorre pela ingestão de leite contaminado, mesmo que seja pasteurizado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...