Lista completa de Questões de Veterinária da MULT-SAI para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um cão está com a forma clínica da leptospirose, portanto eliminando a bactéria para o meio ambiente e para os seres susceptíveis, incluindo o homem. Assinale a alternativa que define, correta e respectivamente, a situação deste animal e a principal via de eliminação:
Via de transmissão; através da urina;
Fonte de infecção; através da urina;
Fonte de infecção; através das fezes;
Reservatório; através das fezes.
Os animais domésticos são o principal reservatório do Toxoplasma gondii, assim como inúmeras são as fontes de infecção, e as vias de transmissão para os seres humanos. Qual a via de transmissão de maior risco na disseminação da toxoplasmose humana?
Mulher com toxoplasmose;
Felinos com toxoplasmose;
Relação sexual com portador de toxoplasmose;
Consumo de carne crua ou mal cozida e contato com fezes de felinos.
A cisticercose animal (Taenia sp.) tem retornado de maneira preocupante em algumas regiões de nosso país, principalmente no rebanho bovino. Assinale a alternativa que contém a justificativa para essa situação:
Confinamento do gado próximo a habitações humanas.
Diminuição do uso de vermicidas específicos em rebanhos bovinos;
O agente Taenia sp. é um parasita cíclico, retornando aos rebanhos a cada estação propícia;
O confinamento dos rebanhos bovino e suíno em ambientes comuns.
A raiva ainda é a zoonose que mais causa medo na população e desconforto nas autoridades sanitárias, por ocasionar mortalidade em 100% dos doentes. No entanto, é a única zoonose na qual pode ser utilizada a vacina como forma de tratamento dos infectados. Considerando que o cão é o principal reservatório da raiva em nosso país, assinale a alternativa que descreve as principais medidas para o controle e possível erradicação dessa zoonose:
Vacinação de cães e gatos, vigilância dos animais agressores, vigilância de pessoas agredidas e programas de educação para a população;
Vacinação bianual dos cães e dos seres humanos que residem em zonas urbanas de risco e sacrifício imediato dos animais agressores;
Sacrifício dos animais agressores e vacinação trienal para cães e gatos infectados;
Programas de educação à população, ensinando como tratar da doença em seus animais e vacinação dos cães.
A leishmaniose viceral é uma grave zoonose endêmica no Nordeste do Brasil, e tem os cães como seu principal reservatório. Como depende de um vetor (Lutzomyia longipalpis) para sua transmissão, está se propagando rapidamente por vários estados do país. Dentre as opções abaixo, qual a principal medida para conter a propagação dessa zoonose para uma região livre?
Bloqueio de fronteiras para conter a propagação dos vetores;
Estudo epidemiológico periódico nos reservatórios, para avaliar a dispersão do agente;
Vigilância dos vetores e do reservatório através de busca ativa;
Eutanásia dos cães para diminuir os reservatórios não havendo necessidade do combate ao vetor.
Quais as medidas de controle direcionadas ao combate do botulismo epizoótico dos bovinos?
remoção da cama de frango, silagem e feno, que são fontes de intoxicação;
imunoprofilaxia dos animais susceptíveis e tratamento dos animais doentes com antibióticos;
imunoprofilaxia e soroterapia;
remoção das carcaças das pastagens, imunoprofilaxia e mineralização adequada do rebanho.
As enfermidades objeto do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose, estabelecido pelo Ministério da Agricultura têm algumas características comuns, entre as quais o fato de atacarem mamíferos, incluindo o ser humano. São, portanto, consideradas zoonoses pelos organismos internacionais de saúde humana e animal.
Com relação a essas enfermidades, assinale a alternativa correta:
Zoonoses são enfermidades transmitidas entre animais, provocadas por microrganismos que alteram seu código genético em passagens sucessivas pelo hospedeiro natural, tornando-se, assim, infecciosas para humanos;
A brucelose é uma enfermidade produzida por um cocobacilo gram-negativo, imóvel, não esporulado;
A infecção por Brucella melitensis se dá pela manipulação de produtos suínos ou bovinos, sendo sua presença já detectada em todos os países do Mercosul;
A tuberculose e a brucelose são enfermidades de natureza aguda e altamente contagiosas, que acometem humanos e animais.
Em relação as zoonoses que atacam mamíferos, incluindo o homem, marque a alternativa correta:
Zoonoses são doenças transmitidas entre animais, provocadas por microrganismos que alteram seu código genético em passagens sucessivas pelo hospedeiro natural, tornando-se, assim, infecciosos para humanos;
A brucelose é uma doença produzida por um cocobacilo, gram-negativo, imóvel, não esporulado;
A tuberculose e a brucelose são doenças de natureza aguda e altamente contagiosas, que acometem humanos e animais;
A alta sensibilidade da reação intradérmica nos exames para a tuberculose bovina exclui a possibilidade de serem feitos diagnósticos falsos positivos.
Existem regras internacionais que determinam a notificação imediata e obrigatória de doenças transmissíveis de grande poder de difusão e de especial gravidade que possam estender-se para além das fronteiras nacionais. Neste sentido, as doenças de notificação compulsória e imediata incluem:
peste eqüina, varíola ovina e caprina, peste suína clássica, doença vesicular dos suínos, influenza aviária altamente patogênica;
carbúnculo hemático, varroase das abelhas, mormo, febre catarral maligna, varíola aviária;
brucelose caprina, botulismo, laringotraqueíte infecciosa aviária, cólera aviária, gastroenterite transmissível dos suínos;
artrite viral eqüina, surra, encefalomielite por enterovírus, rinite atrófica dos suínos, doença de Aujzesky.
O Brasil, como importante exportador de produtos de origem animal, obriga-se ao cumprimento de exigências de países importadores, definidas em análises de risco de cada produto em um dado momento. A mudança no enfoque de risco, com a aceitação das áreas livres em países contaminados, influi muito na evolução das campanhas sanitárias regionais, incentivando cada região a buscar melhor estado sanitário, com o objetivo de atingir mercados consumidores mais exigentes.
Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta:
A condição de área livre de peste suína clássica da região Sul implica vacinação de todos os suínos, pelo menos uma vez ao ano;
Segundo o Código Zoosanitário Internacional, a análise de risco considera a avaliação da difusão, da exposição ao agente e as conseqüências da enfermidade. Na estimativa de risco os serviços veterinários têm peso secundário, pois a avaliação de risco considera a regionalização e a vigilância contínua da saúde animal como indicadores essenciais.
A freqüência da enfermidade objeto da análise de risco, mesmo estando dentro das expectativas previstas no estudo de sua endemicidade, tem peso relativo para a avaliação final do risco.
A rastreabilidade dos produtos de origem animal tornouse uma exigência de mercado, como resultado da conscientização do consumidor. O aparecimento da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) e a sua correlação com o aumento da freqüência da enfermidade de Creutzfeldt Jacob em humanos mais jovens, foi uma das causas que mais contribuiu para o surgimento dessa exigência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...