Lista completa de Questões de Zootecnia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A duração da gestação é variável dependendo da espécie animal. Em uma mesma espécie há uma variação biológica influenciada pela alimentação, época do ano, sexo do feto, idade da gestante, dentre outros fatores. Os períodos médios da gestação das éguas, vacas, ovelhas e porcas são, respectivamente:
336, 280, 114 e 150 dias.
280, 114, 336 e 150 dias.
150, 114, 280 e 336 dias.
114, 280, 150 e 336 dias.
336, 280, 150 e 114 dias.
Quase todas as fontes de proteínas de origem vegetal possuem fatores antinutricionais que precisam ser identificados e eliminados por processos e técnicas especiais. O tanino, o gossipol, a aflatoxina e o ácido cianídrico podem ser encontrados, respectivamente, no:
Sorgo granífero, farelo de soja, farelo de canola, raiz de mandioca.
Sorgo granífero, farelo de amendoim, farelo de canola, milheto.
Farelo de canola, milheto, farelo de algodão, farelo de amendoim.
Sorgo granífero, farelo de algodão, farelo de amendoim, raiz de mandioca.
Farelo de canola, milheto, sorgo granífero, raiz de mandioca.
Assinale a alternativa incorreta:
A cultura de forrageiras envolve diversas espécies de plantas gramíneas e leguminosas, anuais e perenes, e ainda algumas de verão e outras de inverno.
O teor de matéria seca de uma capineira representa um fator limitante para a realização do seu processo de ensilagem.
Independentemente da forma como são administradas, as forragens tropicais apresentam baixa concentração em fibras, o que limita o seu consumo e cria grandes dificuldades para suprir a demanda energética dos ruminantes.
A silagem é um dos alimentos mais utilizados para os animais em confinamento ou mesmo para outros sistemas de criação, em períodos de escassez de alimentos.
Na prática, a adoção de pastagens consorciadas tem sido muito lenta, principalmente em função das inúmeras falhas decorrentes da baixa persistência de leguminosas.
A cultura de forrageiras envolve diversas espécies de plantas gramíneas e leguminosas, anuais e perenes, e ainda algumas de verão e outras de inverno. Escolha a opção que representa, respectivamente, uma gramínea perene de inverno, uma gramínea anual de verão, uma leguminosa perene de inverno e uma leguminosa anual de inverno.
Cevadilha, aveia, feijão-miúdo e siratro.
Cevadilha, capim italiano, trevo branco, aveia preta.
Festuca, milheto, cornichão e ervilhaca.
Faláris, sorgo forrageiro, soja perene e alfafa.
Azevém, capim lanudo, trevo branco, trevo vermelho.
A manutenção dos animais em grandes áreas de pasto único, embora ainda seja uma prática vista em inúmeras propriedades rurais no Brasil, vem sendo substituída por manejos mais racionais, que visem o melhor aproveitamento do pasto pelos animais. Uma evolução desse manejo é a prática de vedar uma área de pasto num determinado período do ano (normalmente na época chuvosa) ao acesso dos animais para que ela seja disponibilizada em outro período (normalmente na época seca). Essa prática é conhecida como pastejo:
Rotacionado.
Contínuo.
Em faixa.
Voisin.
Diferido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...