Questões de Administração

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O estoque médio de uma empresa no ano de 2008 foi de R$ 1.320.000,00. Há em estoque 15.850 itens, dos quais na realização do inventário de final de ano, 326 apresentaram divergência entre a quantidade contada e os registros em estoque. O gasto anual com itens de estoque foi de R$ 14.878.000,00, no atendimento às 37.900 requisições, havendo ainda 2.180 requisições não atendidas. Com base nestas informações, assinale a alternativa correta (arredondar o resultado):

  • A.

    O nível de atendimento foi de 94,25%.

  • B.

    A acuracidade dos controles de estoques foi de 97,94%.

  • C.

    O giro de estoques foi de, aproximadamente, 32 dias.

  • D.

    A classe A, da Classificação ABC – valor do estoque tem, no mínimo, 7.950 itens.

Considerando administração de materiais, julgue os itens de 76 a 80.

O consumo de itens pode ser alterado por influências conjunturais, sazonais, inovações técnicas e mudança do mercado de insumos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma determinada empresa enfrentava uma série de desafios: satisfazer os clientes e fidelizá-los; manter mercados conquistados; apresentar diferenciais em função da concorrência e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Diante da realidade complexa, optou-se pela busca de estruturas de trabalho mais eficazes, por meio do desenvolvimento de equipes a fim de alcançar metas e objetivos. Nessa perspectiva, os responsáveis pela área de gestão de pessoas definiram estratégias e ferramentas para a formação e o desenvolvimento de equipes eficazes. Nesse contexto, uma das estratégias que podem ser desenvolvidas é o coaching, em que um

  • A. líder estabelece com os membros da equipe um relacionamento para apoiar o processo de aprendizagem, estimulando-os a identificar valores, orientando-os na definição de metas e resultados de trabalho e apresentando desafios.
  • B. gestor delega autoridade a seus subordinados, que passam a influir com maior responsabilidade na organização, mantendo o poder de decisão e a definição de metas, perpassadas em cadeia a todos os colaboradores.
  • C. chefe atribui tarefas aos demais membros da equipe, enfatizando o poder de tomada de decisão dado a cada membro, que se compromete com o aumento da produtividade por meio de uma atuação multifuncional.
  • D. gerente entretém a equipe a fim de reduzir a carga de estresse que pesa sobre cada membro, de modo que os elementos possam se dedicar com maior empenho às tarefas que são da competência do grupo.
  • E. monitor apresenta à equipe um rol de atribuições e tarefas que devem ser executadas, em um determinado prazo, conferindo à equipe liberdade para enfrentar o desafio e decidir pelas diretrizes a serem adotadas.

Segundo o conceito vigente de responsabilidade social corporativa, uma empresa pública deve

  • A.

    cumprir sua responsabilidade social, exercendo com eficiência suas atividades essenciais.

  • B.

    incorporar em seu planejamento o máximo possível de atividades beneficentes para os setores mais carentes da sociedade.

  • C.

    incorporar o processo de gestão socialmente responsável como um instrumento que proporciona vantagens competitivas frente a seus concorrentes.

  • D.

    levar em consideração, prioritariamente, sua responsabilidade política, pois deve expressar os interesses do governo eleito democraticamente.

  • E.

    buscar a legitimação de suas ações por meio da implantação de instrumentos de responsabilização dos gestores pelos resultados alcançados.

Uma empresa em fase de crescimento necessitou organizar um banco de dados que favorecesse a gestão de pessoas. Para isso, foi preciso considerar que

  • A. cadastros de pessoas e de cargos são suficientes para que sejam obtidos os dados necessários à administração de pessoal em contextos de crescimento que demandem agilidade.
  • B. dados exigem processamento, como classificação, armazenamento e relacionamento, permitindo a visibilidade de extratos com diferentes níveis de complexidade.
  • C. arquivos de pessoal devem ter disponibilização restrita em empresas com cultura baseada em redes, em função da confidencialidade dos dados.
  • D. sistemas de informações devem ser amplamente difundidos em organizações cujo modo de produção esteja calcado em modelo fordista/taylorista.
  • E. sistemas informatizados envolvem um acréscimo significativo de custos à empresa no longo prazo, devido ao aumento nos níveis de staff.

Acerca das teorias motivacionais, julgue os itens subsequentes.

Segundo a teoria da expectância, a força motivacional de uma pessoa é produto das seguintes variáveis: valência, expectância e instrumentalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Stephen P. Robbins diz que estereótipos podem ter um impacto negativo claro nos esforços de coordenação entre os departamentos. Em uma companhia, por exemplo, os engenheiros viam o departamento de contabilidade como constituído de elementos tímidos e conservadores e o departamento de recursos humanos como um grupo de “ultraliberais que estão mais preocupados com que algum grupo protegido de funcionários possa ter seus sentimentos feridos do que com os lucros da companhia”. Embora existam diversas abordagens para melhorar as relações intergrupais, um método bem difundido enfatiza a solução de problemas. Nesse método, cada grupo se reúne à parte, para executar a seguinte atividade:

  • A.

    ordenar listas sobre as percepções que gostariam que os outros tivessem de si mesmo;

  • B.

    elaborar listas sobre suas percepções de si mesmo e do outro;

  • C.

    criar mapas sobre suas percepções do outro;

  • D.

    expressar como um grupo percebe o outro grupo;

  • E.

    informar como acha que a percepção que tem por objeto o outro grupo é equivocada.

Considerando administração de materiais, julgue os itens de 76 a 80.

A distribuição normal ou curva de Gauss pode ser utilizada para auxiliar na definição do estoque de segurança de determinado material.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, que tratam de administração de material, administração de recursos humanos e administração financeira.

Atualmente, nas organizações, busca-se adotar uma ação de gestão de desempenho em vez da simples avaliação do desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das práticas realizadas pelas organizações contemporâneas, relacionadas à responsabilidade social, é a oferta de produtos socialmente responsáveis, que diz respeito a

  • A. criação de investimentos comprometidos com práticas de cidadania, ou que destinem parte do rendimento a organizações não governamentais.
  • B. publicação de resultados de investimentos sociais para divulgação, ampliando a visibilidade das ações empresariais.
  • C. formação de redes com o objetivo de estimular o intercâmbio de informações e o compartilhamento de experiências.
  • D. formação de parcerias com comunidades e organizações, possibilitando a implantação de projetos.
  • E. investimentos em programas ambientais e na criação de fundações que beneficiem grupos sociais marginalizados.
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