Questões de Administração

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No que se refere a desempenho e suporte organizacional, julgue os itens subsequentes.

Percepções favoráveis de suporte organizacional estão correlacionadas positivamente com melhor desempenho no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um ambiente de constantes mudanças, avanços tecnológicos e de intensa competitividade, cada vez mais as organizações entendem o papel dos indivíduos como de seres ativos nesta transformação. Nesse contexto, os colaboradores são vistos como vetores das organizações para que elas atinjam o nível de competência desejada. Para tanto, os coaches surgem como os responsáveis pelo apoio ao desenvolvimento daqueles indivíduos em função do que eles necessitam. De acordo com o texto marque a questão INCORRETA.

  • A.

    Com base nas informações obtidas na etapa descrita acima, deve-se elaborar um plano de ação tomando-se como base as sugestões feitas pelo coach, pois ele, em virtude do papel que exerce, sabe quais são as melhores ações a serem realizadas.

  • B.

    O sucesso do coaching está relacionado, também, à clareza com que os objetivos são definidos.

  • C.

    Nesse processo, deve acontecer a análise do estado das coisas, se devem buscar e examinar em que as características do indivíduo que facilitam ou dificultam o alcance de objetivos.

  • D.

    O coaching pode ser utilizado em situações como: contratação de trainees; períodos de transição de pessoal; e também, quando o empregado percebe a redução de confiança de seus superiores.

  • E.

    Imparcialidade, responsabilidade, credibilidade e intuição são habilidades requeridas ao coach.

Instruções: Cada uma das questões de números 75 a 77 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.

Em relação à transição da abordagem da Administração de Recursos Humanos (ARH)

I. As pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspira ções e percepções singulares.

II. A cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar a mudança e a inovação com foco no futuro da organização.

III. Passa a basear-se em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; a autonomia e independência corporativa e a integração vertical da estrutura organizacional.

IV. O foco passa a ser a organização como um todo, a busca do consenso e a vantagem competitiva sus tentável.

V. As mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado e trazendo um contexto ambiental impregnado de turbulência e imprevisibilidade.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.

Com relação à movimentação e captação de pessoal, julgue os itens que se seguem.

A expatriação e a repatriação de pessoal são atividades importantes na moderna gestão de pessoas. Ambas estão relacionadas a atividades que objetivam adaptar pessoas a mudanças de local de trabalho e de país e ocorrem em empresas multinacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo administrativo envolve cinco funções, quais sejam, o planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle. No que tange à função planejamento, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O planejamento permite antever cenários e possibilita à empresa tomar atitudes proativas em relação ao futuro.

  • B.

    Como processo, podem-se destacar os dados de entrada, o planejamento em si e os produtos, quais sejam, os planos elaborados pela organização.

  • C.

    Como níveis de planejamento, tem-se os estratégicos, funcionais e operacionais.

  • D.

    Dado o custo da implantação do planejamento nas organizações, não deve ele, após encerrado, ser alterado, mesmo com a ocorrência de fatores antes não passíveis de consideração pela equipe encarregada de fazê-lo.

No que se refere a administração de estoques, julgue os seguintes itens.

É objetivo da administração de materiais maximizar a utilização dos recursos da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os sistemas de informação possuem relação direta com o tipo de decisão e com os níveis organizacionais. Acerca da gestão de informações, assinale a opção correta.

  • A.

    O sistema de processamento de operações relaciona-se ao nível operacional da organização e lida com atividades rotineiras e decisões não-estruturadas.

  • B.

    O sistema de informação para executivos relaciona-se ao nível gerencial, tático, da organização e lida com atividades pouco rotineiras e decisões não-estruturadas.

  • C.

    O sistema de informação gerencial é um processo de gestão da informação que abrange todos os níveis organizacionais.

  • D.

    O sistema de informação da administração pode ser encontrado em toda a organização para auxiliar os administradores a tomarem decisões não-estruturadas.

  • E.

    O sistema de apoio às decisões refere-se exclusivamente ao nível estratégico da organização, com decisões relativamente não-estruturadas.

A respeito dos insumos da saúde, julgue os itens seguintes.

Áreas que abrigam materiais médico-hospitalares devem possuir as seguintes características: controle adequado de umidade e temperatura; proteção contra animais e parasitas; proteção contra incêndio; boa circulação de ar; área específica para produtos inflamáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

O método de controle de custos mais adequado como apoio a um processo de avaliação de desempenho que possibilite a melhoria na qualidade dos serviços prestados à população por um órgão público é o de custeio

  • A.

    por absorção.

  • B.

    gerencial.

  • C.

    direto.

  • D.

    baseado em atividades.

  • E.

    variável.

Julgue os itens de 102 a 110 a respeito das tendências em gestão de pessoas no setor público, da avaliação e da gestão de desempenho.

Fortalecer as carreiras voltadas para atividades operacionais e de apoio geral é uma das prioridades em termos de organização de recursos humanos no setor público.

  • C. Certo
  • E. Errado
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