Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando uma rede de franquia decide, em seu plano de expansão, só abrir novas unidades em cidades com mais de 200 mil habitantes, está definindo sua estratégia a partir de uma segmentação

  • A. comportamental.
  • B. demográfica.
  • C. econômica
  • D. geográfica.
  • E. psicográfica.

Acerca das ferramentas de planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.

O desdobramento de gráficos de Pareto consiste em considerar as categorias prioritárias identificadas em um primeiro gráfico como novos problemas a serem analisados por intermédio de novos gráficos de Pareto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de projeto e de planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.

A liderança no custo total é uma estratégia que defende a empresa contra a rivalidade dos concorrentes e cria uma barreira de entrada substancial em termos de economia de escala e vantagens de custo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da motivação e da liderança nas organizações, julgue os itens seguintes.

Os líderes participativos abordam alguns empregados e pedem suas contribuições antes de tomarem as decisões, sem, no entanto, descentralizarem a autoridade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da administração patrimonial, julgue os itens a seguir.

A vida econômica de um bem é o período de tempo no qual se dá depreciação total do item.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa de eventos desenvolve atividades na área de promoção de congressos e demais atividades da área de turismo de negócios. Para o ano de 2010, estão programados 15 eventos, sendo que dois envolvem a participação direta de duas entidades internacionais. A partir da elaboração do planejamento do evento, detectou-se a necessidade de contratação e treinamento de profissionais. Com base na sua experiência pessoal, o dono da empresa identificou algumas características pessoais, alguns cursos, e alguma experiência profissional que os candidatos a serem contratados deveriam ter. Os candidatos contratados foram submetidos a um período de experiência de três meses. Ao final do período, os candidatos foram avaliados pelo presidente e aqueles que apresentaram desempenho satisfatório foram efetivados. Aos candidatos desligados, os gerentes se encarregaram de informar que eles não possuíam um perfil adequado e nem a competência necessária para atuarem na instituição.

Tendo como referência inicial a situação hipotética apresentada acima, julgue os seguintes itens.

A concepção de gestão do desempenho não foi usada na situação apresentada, pois ela envolve um processo cíclico que consiste em: planejamento, desenvolvimento, revisão e avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima e da ciência da administração, julgue os itens de 11 a 20.

As novas tecnologias da informação possibilitam que as ações desenvolvidas para administração de uma organização que se propõe a controlar o impacto ambiental sejam acompanhadas, tanto por estruturas organizacionais centralizadas quanto descentralizadas, proporcionando, também, que tal controle se dê sobre os resultados obtidos com as referidas ações.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão com o livro aberto (open-book management) é a estratégia por meio da qual uma organização aprende com outras organizações o que elas fazem de melhor e porque o fazem tão bem.

O desenvolvimento de novos produtos ou serviços com clientes é um exemplo de disseminação de conhecimentos a outras pessoas, denominado codificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa reunião de planejamento anual, um fabricante de bens de especialidade está analisando seus canais de distribuição. Nesse caso, é correto afirmar que a empresa deveria

  • A. ampliar o número de pontos de venda para facilitar a aquisição de ampla gama de consumidores e reforçar a imagem.
  • B. reforçar fatores como qualidade e conveniência em suas ações de merchandising e investir em campanhas de massa.
  • C. manter restrito o número de lojas para reforçar a ideia de exclusividade junto a uma clientela mais sofisticada.
  • D. desenvolver ações de vendas em suas lojas, com ênfase na agressividade de preço, prazos e formas de pagamento.
  • E. criar parcerias com representantes e atacadistas, no sentido de aumentar a produção e ampliar a oferta ao mercado.

Acerca das ferramentas de planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.

Na identificação de causas que acarretam defeitos em placas de circuito impresso em uma fábrica, a ferramenta mais indicada é o diagrama de Ishikawa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...