Questões de Administração

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Acerca de marketing, julgue os itens subseqüentes.

Ambiente de marketing é o conjunto de fatores internos e externos à empresa que interferem nas decisões e nos resultados das ações de marketing. Essas ações podem auxiliar as empresas a controlar alguns fatores externos, como valores e hábitos culturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da descentralização dos processos e da delegação de atribuições, julgue os itens de 63 a 68.

A descentralização é indicada quando se busca maior controle e coordenação das atividades e recursos envolvidos nos processos da organização, pois as decisões tomadas, no nível local, podem ter implicações que afetam toda a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O círculo de qualidade pode ser indicado como um exemplo de aplicação de trabalho em equipe que tem por objetivo formar uma equipe de espírito positivo, lealdade intensa e elevada motivação. Criados no Japão, os círculos de qualidade são compostos por pequeno número de funcionários que estudam sistematicamente e discutem o controle da qualidade. Esses trabalhos em grupo facilitam a educação, o treinamento e a propagação das técnicas da qualidade. Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.

Embora sejam, em geral, compostos por pequeno número de funcionários, as chances de sucesso tanto de equipes quanto de círculos de qualidade aumentam de forma proporcional à quantidade de seus membros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos conceitos gerais e aplicações específicas, e à luz da doutrina e da legislação relativas à administração de recursos humanos, julgue os itens de 104 a 118.

As avaliações de desempenho possibilitam a aferição da eficácia das funções do setor de pessoal de uma organização. Permitem aos administradores avaliar, entre outros aspectos, a adequação das políticas de recrutamento e seleção, a validade das atividades de treinamento e aperfeiçoamento, e a justeza das decisões sobre promoções e transferências.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de pessoas pode envolver diversos níveis organizacionais: individual, cargo, seção, departamento, organização, mercado de trabalho, sociedade. Além disso, pode assumir caráter centralizado, descentralizado, assessoria, nível intermediário ou institucional. Considerando as tendências da moderna gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A análise dos elementos contextualizados das características organizacionais e de seu ambiente externo acarreta uma gestão de pessoas carregada de modismos e de ações que possuem o foco tradicional, foco em práticas que auxiliam a organização a atingir seus objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade e produtividade nas organizações.

Por se tratar de um órgão público, o TJDFT está impedido de usar as ferramentas e princípios da gestão da qualidade total, tendo em vista que esses instrumentos foram desenvolvidos para aplicação em organizações privadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa pública em processo de reestruturação elaborou um documento contendo um desenho gráfico que mostra a disposição de cada integrante da empresa e sua vinculação a uma área específica. Nesse documento, ficou evidente que a autoridade é funcional e fundamentada em projetos e também que existe uma integração entre as diversas áreas funcionais. Acerca dessa situação e à luz dos fundamentos, escolas e metodologias de estruturas organizacionais, julgue os itens a seguir.

A estrutura organizacional de uma empresa deve descrever relações formais de hierarquia e amplitude de controle.

  • C. Certo
  • E. Errado

Shakespeare afirmou: "nós somos os caminhos que seguimos". Nesse mesmo sentido, as organizações são os processos que elas reiteradamente desenvolvem. Acerca de gestão de processos, julgue os itens de 161 a 175.

O mapeamento de processos da organização consiste no conhecimento e na análise dos processos e de seu relacionamento com os dados, estruturados estes relacionamentos em uma visão de baixo para cima da organização e restrita no âmbito das fronteiras de cada departamento da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa de prestação de serviços de limpeza, há 10 anos no mercado, teve suas metas de contratos elevadas em um terço por um novo grupo de dirigentes, sem acréscimo no seu quadro de pessoal. Inicialmente, os empregados demonstraram indignação diante da perspectiva de terem de trabalhar mais sob as mesmas condições de trabalho. Contudo, foram tomadas algumas medidas que provocaram alta motivação na maioria dos funcionários e permitiram que as metas definidas fossem alcançadas. Com base nessa situação hipotética e à luz das teorias motivacionais, julgue os itens a seguir, que se referem a medidas que permitem o alcance desses resultados positivos.

Conforme a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, por serem as necessidades da base da pirâmide de hierarquias as únicas que realmente produzem motivação para o trabalho, as recompensas oferecidas aos empregados devem ter sido de natureza monetária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca de educação nas empresas.

Um programa de desenvolvimento organizacional é instrumento adequado para uma repartição pública que busque uma mudança planejada em sua cultura e estrutura organizacional

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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