Questões de Administração

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Com referência a planejamento, prática social ao mesmo tempo técnica, política, econômica e ideológica e tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 51 a 63.

Não há pontos de contato entre o planejamento estratégico no âmbito empresarial e no âmbito do serviço público.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento estratégico

  • A. pressupõe a elaboração de um documento detalhado e analítico.
  • B. reflete orientação interna que focaliza adequadamente as forças e fraquezas da organização.
  • C. está focado em setor específico da organização.
  • D. possui foco no curto prazo.
  • E. é uma forma de aprendizagem organizacional.

Julgue os itens a seguir, que versam acerca de noções de administração de recursos humanos.

Experiência, conhecimentos, aptidões e habilidades, características comportamentais e circunstâncias pessoais, como local de residência e posse de automóvel, são atributos requeridos em processos de recrutamento e seleção.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir das informações do texto quanto ao processo de recrutamento e seleção, julgue os itens que se seguem.

Tais processos tendem a ser percebidos como injustos pelos funcionários de uma organização quando não precedidos de análises do quadro de pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, acerca da administração de pessoal e recursos humanos.

O treinamento, atividade distinta do processo de desenvolvimento de pessoal, deve ser precedido do levantamento das necessidades de treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A análise de requisitos envolve a determinação de desempenho de um produto específico e das características funcionais com base em análises de necessidades de clientes, expectativas e restrições, enquanto o objetivo do gerenciamento de requisitos é gerenciar os requisitos dos produtos e componentes de produtos do projeto e identificar as inconsistências entre estes requisitos e os planos e os produtos de trabalho do projeto. No que se refere à engenharia de requisitos, julgue os itens a seguir.

Elicitação envolve a identificação sistemática de requisitos nem sempre explicitados pelos clientes. Protótipos, pesquisas estruturadas, testes-beta, análise de casos de negócio, walkthroughs, QFD, grupos de trabalho são exemplos de técnicas utilizadas para elicitar necessidades, expectativas, restrições e interfaces dos stakeholders para todas as fases do ciclo de vida do produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, que se referem à implementação do trabalho em equipe nas organizações.

Para um bom desempenho das equipes de trabalho, não importa a quantidade de membros que as compõem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Aprendizagem e mudança constituem fenômenos complexos no mundo do trabalho, possuem interfaces e necessitam ser estudados, pois são fundamentais para que as organizações respondam de maneira efetiva às necessidades dos clientes, à regulamentação do governo e aos competidores. Com relação aos fenômenos de mudança, aprendizagem e competência nas organizações, julgue os itens subseqüentes.

Mudança organizacional se caracteriza por indicar alterações em partes ou no todo do sistema organizacional. As características alteradas, obrigatoriamente, precisam compor os elementos-chaves do sistema organizacional, o que indica que uma alteração em uma unidade específica não caracterizará uma mudança organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tanto nas grandes como nas médias e pequenas empresas, o tema da motivação do colaborador está sempre em discussão, porque é sabido que os bons resultados e a manutenção de ótimos profissionais na empresa dependem dela. A respeito da motivação, julgue os seguintes itens.

A motivação no trabalho é assunto de competência exclusiva do departamento de recursos humanos da empresa, porque é esse setor que elabora novas e desafiantes tarefas para a motivação dos empregados e distribui recompensas salariais, extremamente importantes para que os empregados se sintam motivados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O “dirigente como professor” não trata de “ensinar” as pessoas a atingirem seus objetivos, mas de promover a aprendizagem, ajudando as pessoas a desenvolver conhecimentos sistêmicos. A aceitação dessa responsabilidade é o antídoto para um dos males mais comuns que podem atingir um dirigente talentoso. Segundo Peter M. Senge, esse mal seria a perda de compromisso com:

  • A.

    a gestão.

  • B.

    a verdade.

  • C.

    os interesses do cliente.

  • D.

    os corretos meios para se chegar aos fins.

  • E.

    os acionistas.

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