Questões de Administração

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Criado por Kaoru Ishikawa, o diagrama de causa-e-efeito é utilizado para identificar, explorar e ressaltar todas as causas possíveis de um problema específico. Também é conhecido como

  • A. 4S.
  • B. 5M.
  • C. brainstorming.
  • D. espinha de peixe.
  • E. gráfico de Pareto.

Acerca da administração de materiais nessa empresa hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Determinado parafuso, de bitola 3/8" e de cabeça redonda, tem a mesma finalidade e proporciona o mesmo resultado de outro parafuso de bitola 3/8" e de cabeça achatada, ambos utilizados pela XYZ. Considerando-se que os respectivos itens possuem fabricantes distintos e valores distintos, a XYZ pode reduzir tal diversidade com a aplicação do princípio da simplificação de material.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação percentual 80/15/5 do valor de consumo para os itens A, B e C, respectivamente, analise a tabela a seguir.

 Constituem-se itens classe B:

  • A.

    M1, M2, M10

  • B.

    M1, M3, M5

  • C.

    M1, M4, M9

  • D.

    M1, M4, M10

  • E.

    M4, M5, M7

Texto para as questão de 14 a 20.

Para a gestão do desempenho humano nos ambientes de trabalho, as organizações procuram encontrar em diferentes sistemas e métodos de Avaliação de Desempenho, subsídios necessários para mensurar a contribuição dos seus colaboradores, bem como.

Entre os principais objetivos da Avaliação de Desempenho podem ser destacados os seguintes:

I - Identificar necessidades de aperfeiçoamento e definir ações para desempenhos insatisfatórios.

II - Posicionar os empregados em relação aos seus pontos fortes e fracos e favorecer a adequação dos indivíduos aos cargos que ocupam.

III - Permitir à organização conhecer melhor os colaboradores que compõem o seu quadro de pessoal e subsidiar os processos de tomada de decisão em Gestão de Pessoas.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

A respeito de organização e métodos de trabalho, julgue os itens seguintes.

Na elaboração de um fluxograma, cada operação deve ser numerada de forma seqüencial, de modo que seja possível identificar-se cada uma delas.

  • C. Certo
  • E. Errado

São características dos serviços:

  • A.

    tangibilidade, separabilidade e acessibilidade.

  • B.

    desempenho, atendimento e custo.

  • C.

    intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.

  • D.

    pessoais e empresariais.

Relacione as colunas

Indique a opção correta.

  • A.

    AI – BIII, AII – BI, AIII – BII, AIV – BIV

  • B.

    AI – BI, AII – BII, AIII – BIII, AIV – BIV

  • C.

    AI – BIV, AII – BI, AIII – BIII, AIV – BII

  • D.

    AI – BIV, AII – BIII, AIII – BII, AIV – BI

  • E.

    AI – BII, AII – BIV, AIII – BI, AIV – BIII

Hax e Majluf classificam em cinco categorias os fatores críticos para se avaliar o macroambiente de negócios. A alternativa correspondente a um exemplo de fatores sociais, é:

  • A.

    Taxação e intensidade competitiva.

  • B.

    Sazonalidade e apoio governamental.

  • C.

    Grau de sindicalização e proteção ao consumidor.

  • D.

    Exigência de substitutos e sensibilidade de preços.

  • E.

    Volatilidade das ações e rentabilidade da indústria.

Planejamento é um conjunto de decisões tomadas nos níveis institucional, intermediário e operacional, e que direciona a atuação da empresa ao longo de um tempo determinado. Projetado o planejamento ao nível institucional, ele é desdobrado em planos táticos e estes, em planos operacionais ou execução de tarefas. Determinada empresa definiu o seu plano tático mercadológico, que deve então ser desdobrado no plano operacional de:

  • A.

    suprimentos.

  • B.

    fluxo de caixa.

  • C.

    propaganda.

  • D.

    treinamento.

  • E.

    controle de qualidade.

Considerando a Educação Corporativa, analise as afirmações e assinale a opção correta.

I. O principal objetivo da educação corporativa é evitar que o profissional se desatualize técnica, cultural e profissionalmente.

II. A perda da capacidade de exercer a profissão com competência e eficiência causa o desprestígio da profissão e o sentimento de incapacidade profissional.

III. A Educação Corporativa pode ser entendida como um conjunto de ações educacionais planejadas para promover oportunidades de desenvolvimento funcional.

IV. A Educação Corporativa é um programa de desenvolvimento de pessoas com a finalidade de ajudá-las a atuar mais eficazmente na vida institucional.

  • A.

    Somente I, II e IV estão corretas.

  • B.

    Somente II e III estão corretas.

  • C.

    Somente I e III estão corretas.

  • D.

    Somente II, III e IV estão corretas.

  • E.

    Todas estão corretas.

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