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No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
Nas equipes de trabalho autogerenciadas, os empregados assumem o papel de supervisor, com exceção do que for concernente ao planejamento e ao controle do andamento dos trabalhos.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Marina, gerente administrativa, trabalha em uma empresa de prestação de serviços odontológicos de grande atuação no mercado de Brasília. A organização é composta de 12 profissionais que atendem 8 horas por dia, nas 5 unidades espalhadas pelo DF. Marina tem observado que, mesmo possuindo unidades distantes entre si, e profissionais específicos em cada unidade, a missão organizacional existente e a imagem de herói do fundador são amplamente respeitadas em todas as unidades. Isto possibilita um clima organizacional harmônico e prazeroso. Marina está muito satisfeita com o seu emprego.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, a respeito de motivação e cultura organizacional.
Quanto mais forte a cultura da empresa, menos a administração precisa se preocupar com o desenvolvimento de regras e regulamentos formais para guiar o comportamento dos seus integrantes.
Administração - Planejamento - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
A estrutura organizacional voltada para a inovação NÃO apresenta como característica a(o):
comunicação mais aberta possível.
alto grau de especialização das tarefas.
pouca definição de atividades e de atribuições.
maior descentralização de autoridade.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes quanto aos elementos funcionais e estruturais que constituem a gerência de projetos segundo o modelo proposto pelo Project Management Institute (PMI).
No project management body of knowledge (PMBOK), os processos de gestão do projeto são organizados em 5 grupos, que contam, cada um, com um ou mais subprocessos. Esses grupos são: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.
O que é honesto e justo nas negociações é influenciado pelos hábitos culturais e está subordinado aos valores da sociedade em que ocorre a busca de acordos.
O Princípio da Reciprocidade é familiar em negociações importantes, nas quais um favor ou concessão de um lado é trocado por favor similar ou uma concessão do outro.
A própria definição das relações de produção capitalista implica a existência de uma classe dominante caracterizada pelo acesso aos meios de produção e/ou decisão, e uma classe dominada não detentora desses meios.
O posicionamento estratégico caracteriza a forma pela qual o negociador pretende abordar o conflito ou a oportunidade. A maneira pela qual uma oportunidade é tratada ou um conflito é resolvido influencia a natureza dos resultados produzidos e, portanto, os futuros episódios de aproximação ou de afastamento.
Nas relações de trabalho a negociação coletiva aparece como importante instrumento de regulação de um conflito que é permanente, que faz parte das relações capital-trabalho e que não tem solução definitiva.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As organizações estão trabalhando cada vez mais intensamente com grupos, de modo a fazer que eles possam responder de maneira mais adequada às transformações do ambiente externo e trazer impactos positivos e negativos para as organizações. Com relação ao processo grupal nas organizações, julgue os itens seguintes.
Para equipes relacionadas ao desenvolvimento da qualidade na organização, sugere-se que sejam pequenas o bastante para serem eficientes e treinadas e terem tempo suficiente para analisar os problemas.
Administração - Administração de Estoques - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No tocante ao recebimento e armazenagem de materiais, julgue os itens subsequentes. Na definição do arranjo físico de um armazém, deve-se priorizar a utilização horizontal do espaço, dado o risco de manuseio de mercadorias em prateleiras muito altas.
Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O setor de serviços já detém a maior participação no produto interno bruto (PIB) dos países desenvolvidos e em muitos países em desenvolvimento. Além disso, é o setor que, atualmente, mais emprega mão-de-obra. No Brasil, mais da metade da produção e dos empregos brasileiros provém de serviços. Acerca do marketing de serviços, julgue os seguintes itens.
Uma empresa será mais competitiva se, antes de planejar uma investida estratégica, focalizar o mercado e obtiver o registro de necessidades e expectativas dos clientes e de suas percepções quanto ao desempenho atual da sua empresa e da concorrência, pois as necessidades de serviços dos clientes mudam, assim como suas expectativas quanto à forma de satisfação dessas necessidades.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando os sistemas de custos, as informações gerenciais, os custos para a tomada de decisões e a relação custo versus volume versus lucro, julgue os itens a seguir.
Ao se considerar a lei dos rendimentos decrescentes na elaboração do gráfico de análise custo versus volume versus lucro, há a possibilidade de se constatar o ponto ótimo de comercialização da mercadoria contemplada no modelo. O ponto ótimo de lucro não é, necessariamente, equivalente ao ponto de produção máxima.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A administração de recursos humanos se torna cada dia mais relevante para o bom desempenho de uma organização. Com relação a alguns aspectos dessa administração, julgue os itens subseqüentes.
No que diz respeito à avaliação de desempenho, o método de avaliação de 360 graus é inadequado para as empresas em geral, visto que o empregado é avaliado pelas diferentes pessoas com as quais mantém contato mais direto, com exceção de seu chefe imediato.
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