Questões de Administração

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Hospitais e clínicas são instituições com estrutura pública ou particular com inalidade também de ensino e pesquisa; os serviços são pessoais, porque não existe a enfermidade, existe o enfermo; a autoridade médica é maior que a administrativa; o pessoal que trabalha é heterogêneo e de nível universitário; nunca se encerra o serviço, deve-se contar com pessoal para trabalhar 24 horas; é de difícil medição e interpretação, pois não dá para medir quanta saúde se tem obtido, mas quantas cirurgias e quantas consultas; e muitas unidades trabalham provocando déicit econômico, mas não podem ser desativadas. Na organização hospitalar existe uma constante renovação na área técnica/ médica. Porém, na área administrativa, o mesmo não ocorre com tanta frequência, o que provoca a acomodação do administrador em busca de mudanças das rotinas de trabalho. Para se exercer a função de gestor hospitalar, é correto dizer que é necessário:

  • A. Saber articular as equipes para contornar os problemas; renovar projetos de tecnologia com proissionais que possam acompanhar as inovações, nos preceitos da legislação vigente; promover o pessoal para trabalhar com melhores remunerações. E cabe ao diretor dar o exemplo de dedicação ao serviço. O diretor deve ser um negociador, de forma que os proissionais pensem no hospital como uma instituição durável, que deve dar lucros por muitas gerações e ser um multiplicador e acelerador de vantagens sociais e econômicas.
  • B. Saber ordenar as pessoas para não se esquivarem das responsabilidades; atuar nos programas de concorrência dos proissionais para garantir os recursos, pois sem recursos o hospital irá fechar; promover a competição interna com o pessoal para o trabalho render mais que as capacidades individuais. E cabe ao diretor dar o exemplo de submissão ao trabalho. O diretor deve ser um ágil trabalhador, de forma que os proissionais pensem nele como referência no hospital e uma personalidade estável, que deve se manter muitas gerações e ser um multiplicador e acelerador de benefícios sociais e econômicos para a equipe.
  • C. Saber coordenar as complexas atribuições das equipes multidisciplinares em suas atividades; renovar o pessoal com a frequência necessária para acompanhar a inovação tecnológica, pois sem renovação o hospital irá declinar e morrer; promover a motivação do pessoal para trabalhar sem os recursos necessários. E cabe ao diretor dar o exemplo de dedicação ao serviço. O diretor deve ser rápido em detectar os desvios dos objetivos, de forma que os proissionais pensem no hospital como uma instituição sustentável, que deve durar muitas gestões e ser um multiplicador e acelerador de benefícios pessoais e econô
  • D. Saber coordenar as atividades para se atingir os objetivos; promover programas de capacitação dos proissionais para acompanhar as inovações, pois sem renovação o hospital irá declinar e morrer; promover a motivação do pessoal para trabalhar com entusiasmo. E cabe ao diretor dar o exemplo de dedicação ao serviço. O diretor deve ser um hábil negociador, de forma que os proissionais pensem no hospital como uma instituição estável, que deve durar muitas gerações e ser um multiplicador e acelerador de benefícios sociais e econômicos.
  • E. Saber completar as atividades para se atingir os objetivos; atuar em programas de capacitação para renovar os proissionais com as inovações, pois sem inovação o hospital irá icar no passado; promover a movimentação do pessoal para trabalhar em qualquer setor do hospital com entusiasmo. E cabe ao diretor dar o exemplo dessa dedicação ao serviço. O diretor deve ser um hábil trabalhador, de forma que os proissionais pensem nele como uma referência na instituição, estável, mantendo-se por muitas gestões e sendo um multiplicador e acelerador de benefícios sociais e administrativos.

Quando a opção estratégica da organização é “reduzir os riscos” associados ao portfólio de seus produtos ou suas atividades , é desejável que

  • A. concentre todos os seus ativos na produção de apenas um “produto organizacional”.
  • B. crie sinergia positiva em seu portfólio.
  • C. diversifique seus “produtos organizacionais”.
  • D. amplie a margem de contribuição de cada um de seus “produtos organizacionais”.
  • E. faça balanceamento do portfólio, alternando sinergias positivas e negativas sucessivamente.

Com referência a organização e processo decisório, julgue os próximos itens.

Em uma organização, o processo decisório visa à resolução de problemas, mas não ao aproveitamento de oportunidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o fragmento a seguir.

“As _____ compreendem as contas representativas dos _____ despedidos na gestão, a serem computados na apuração do resultado, sendo constituída pelas categorias _____ e de Capital…”

Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A.

    receitas – valores – Corrente

  • B.

    despesas – custos – Patrimonial

  • C.

    despesas – recursos – Corrente

  • D.

    receitas – recursos – Patrimonial

  • E.

    despesas – valores – Corrente

Com relação a processos administrativos, julgue os próximos itens.

A avaliação do desempenho é uma das etapas do processo da gestão de desempenho de pessoas. Por envolver diversos integrantes da equipe, sem influências do contexto externo, a avaliação 360 graus é a mais adequada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta com metodologia própria de apoio à gestão estratégica e, entre outros elementos, fundamenta-se em indicadores, metas e perspectivas. As perspectivas do BSC são

  • A.

    processos, financeira, material e conhecimento.

  • B.

    financeira, processos internos, clientes e aprendizagem e crescimento.

  • C.

    financeira, logística, contábil e aprendizagem e crescimento.

  • D.

    clientes, recursos humanos, recursos materiais e aprendizagem e crescimento.

  • E.

    processos externos, financeira, aprendizagem e crescimento e colaboradores.

Uma empresa de serviços de limpeza está realizando um planejamento estratégico e encontra-se na fase de análise do ambiente externo.

Qual dimensão deve ser considerada na análise do ambiente externo?

  • A.

    Alteração na taxa de juros e inflação

  • B.

    Contratação de pesquisa de mercado

  • C.

    Desenvolvimento de sistema ERP

  • D.

    Dimensionamento da equipe de vendas

  • E.

    Monitoramento do desempenho de fornecedores

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de planejamento estratégico, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton, com foco na medição e gestão de desempenho. Relacione os componentes integrantes do BSC, elencados na primeira coluna, às suas respectivas definições, presentes na segunda.

A sequência numérica que preenche de maneira CORRETA a segunda coluna é:

  • A. 1,2,3,4,5.
  • B. 5,2,3,4,1.
  • C. 5,1,2,3,4.
  • D. 5,3,4,1,2.
  • E. 1,2,5,4,3.

O desenvolvimento de pessoas nas organizações é uma estratégia cuja efetivação pode desencadear mudanças e (ou) fortalecer valores e comportamentos. Julgue os itens subsecutivos, no que diz respeito ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal.

Ao atuar com o desenvolvimento de pessoas, o profissional deve analisar o contexto e os mecanismos de apoio aos comportamentos atuais que devem ser eliminados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na apresentação do conceito de qualidade em instituições hospitalares, deinem-se quatro visões particulares. Assim, é INCORRETO:

  • A. O Cliente: que procura sua defesa como consumidor, no atendimento em saúde; nesta condição, está cada vez mais preocupado com sua indenização, e as leis que o amparam.
  • B. O Paciente: desejando ser tratado com respeito e interesse.
  • C. O Médico: procurando o fornecimento dos conhecimentos e tecnologias especializadas mais avançadas para o tratamento dos pacientes.
  • D. O Conselho Administrativo: que procura ter os melhores serviços e proissionais da área de saúde, oferecendo o melhor atendimento.
  • E. O Administrador: ansioso para oferecer os melhores serviços e proissionais da área de saúde, o melhor atendimento médicohospitalar, numa avaliação contínua dos serviços prestados, visando a um programa de melhoria continuada através da educação.
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