Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma cadeia de cinemas sofre sistematicamente com a sazonalidade da demanda. Ou seja, as sessões das 20 horas e 22 horas sempre ficam lotadas, e várias pessoas retornam para casa sem conseguir um assento, enquanto nas sessões de 14 horas e 16 horas sobram assentos.

Essa impossibilidade de ser estocado é uma característica dos serviços. Tal característica é conhecida como

  • A.

    heterogeneidade

  • B.

    intangibilidade

  • C.

    interatividade

  • D.

    perecibilidade

  • E.

    simultaneidade

Considere que determinado armazém apresente uma composição de guarda conforme a tabela acima. Nessa situação, o fator de estiva médio ponderado é de

  • A.

    2,00.

  • B.

    2,50.

  • C.

    2,65.

  • D.

    2,70.

  • E.

    3,80.

As organizações enfrentam riscos relacionados a fontes externas e internas, os quais devem ser avaliados no nível de cada atividade, ao longo de sua operação. Acerca desse assunto, julgue os itens consecutivos.

Considere que determinada empresa de telecomunicações tenha reunido processos e relatórios de acidentes e registros de lesões relacionados com certa unidade de operação de geração de energia. Considere, ainda, que, comparando-se essas informações à tendência de compensação dos trabalhadores pelos seguros de saúde, tenham sido identificadas variações nas expectativas estabelecidas. Nessa situação, as atividades de controle sobre a identificação, processamento, geração de relatórios, investigação e resolução dos eventos de acidente e lesão podem não estar funcionando corretamente, o que configura uma falha relacionada à componente informação e comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Maximiano, no início do século XX, quando a produção em massa passou a ser comum, o termo qualidade significava ausência de variação. No entanto, o conceito de qualidade mudou ao longo do século passado: teóricos desenvolveram trabalhos que apresentam novas perspectivas, e hoje, mais do que nunca, a qualidade tornou-se essencial para a sobrevivência no mercado. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O modelo de gestão just-in-case, muito utilizado no ocidente, foi sobreposto pelo modelo japonês, que busca a eliminação dos desperdícios mediante técnicas de racionalização do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens abaixo, referentes a conceitos e técnicas de análise e melhoria de processos.

Sem a definição clara de papéis e responsabilidades, uma sequência de atividades, mesmo que ordenadas de forma lógica para execução, não será considerada um processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O levantamento de necessidades de treinamento é uma forma de diagnóstico e, como tal, deve basear-se em informações relevantes. Muitas dessas informações devem ser cuidadosamente agrupadas sistematicamente, enquanto outras estão disponíveis às mãos de certos administradores de linha. Com isso, a determinação das necessidades de treinamento fica sob a responsabilidade de linha e uma função de staff. Desta forma, cabe

  • A.

    à assessoria e ou consultoria contratada investigar todo plano de treinamento para aprovação do treina mento aplicado.

  • B.

    ao administrador de linha a responsabilidade pela percepção dos problemas e todas as decisões sobre o treinamento aplicado.

  • C.

    aos colaboradores, assessoria e ou consultoria contratada decidir sobre os problemas de diagnóstico.

  • D.

    aos subsistemas de recursos humanos possibilitar que os diversos setores do treinamento se integrem.

  • E.

    aos sistemas de informação de recursos humanos que integrem a dependência do treinamento aplicado.

No que se refere ao planejamento estratégico, julgue os próximos itens.

O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao processo de planejamento, julgue os itens que se seguem.

A elaboração de um mapa estratégico que contemple as perspectivas clássicas de um balanced scorecard de acordo com Kaplan e Norton terá como primeira perspectiva na base do mapa a que se refere a processos internos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca da gestão de desempenho e do gerenciamento de conflitos. A avaliação de desempenho, hoje, embasa-se em processos estruturados, embora sem os antigos rituais burocráticos caracterizados pelo preenchimento de formulários e pela comparação de fatores de avaliação genéricos e abrangentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de pessoas.

Os funcionários constituem um dos principais ativos das organizações e a gestão de pessoas, ao ser bem executada, é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas e o alcance dos objetivos organizacionais e individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...