Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma cadeia de cinemas sofre sistematicamente com a sazonalidade da demanda. Ou seja, as sessões das 20 horas e 22 horas sempre ficam lotadas, e várias pessoas retornam para casa sem conseguir um assento, enquanto nas sessões de 14 horas e 16 horas sobram assentos.
Essa impossibilidade de ser estocado é uma característica dos serviços. Tal característica é conhecida comoheterogeneidade
intangibilidade
interatividade
perecibilidade
simultaneidade
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considere que determinado armazém apresente uma composição de guarda conforme a tabela acima. Nessa situação, o fator de estiva médio ponderado é de
2,00.
2,50.
2,65.
2,70.
3,80.
As organizações enfrentam riscos relacionados a fontes externas e internas, os quais devem ser avaliados no nível de cada atividade, ao longo de sua operação. Acerca desse assunto, julgue os itens consecutivos.
Considere que determinada empresa de telecomunicações tenha reunido processos e relatórios de acidentes e registros de lesões relacionados com certa unidade de operação de geração de energia. Considere, ainda, que, comparando-se essas informações à tendência de compensação dos trabalhadores pelos seguros de saúde, tenham sido identificadas variações nas expectativas estabelecidas. Nessa situação, as atividades de controle sobre a identificação, processamento, geração de relatórios, investigação e resolução dos eventos de acidente e lesão podem não estar funcionando corretamente, o que configura uma falha relacionada à componente informação e comunicação.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Segundo Maximiano, no início do século XX, quando a produção em massa passou a ser comum, o termo qualidade significava ausência de variação. No entanto, o conceito de qualidade mudou ao longo do século passado: teóricos desenvolveram trabalhos que apresentam novas perspectivas, e hoje, mais do que nunca, a qualidade tornou-se essencial para a sobrevivência no mercado. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O modelo de gestão just-in-case, muito utilizado no ocidente, foi sobreposto pelo modelo japonês, que busca a eliminação dos desperdícios mediante técnicas de racionalização do trabalho.
Julgue os itens abaixo, referentes a conceitos e técnicas de análise e melhoria de processos.
Sem a definição clara de papéis e responsabilidades, uma sequência de atividades, mesmo que ordenadas de forma lógica para execução, não será considerada um processo.
O levantamento de necessidades de treinamento é uma forma de diagnóstico e, como tal, deve basear-se em informações relevantes. Muitas dessas informações devem ser cuidadosamente agrupadas sistematicamente, enquanto outras estão disponíveis às mãos de certos administradores de linha. Com isso, a determinação das necessidades de treinamento fica sob a responsabilidade de linha e uma função de staff. Desta forma, cabe
à assessoria e ou consultoria contratada investigar todo plano de treinamento para aprovação do treina mento aplicado.
ao administrador de linha a responsabilidade pela percepção dos problemas e todas as decisões sobre o treinamento aplicado.
aos colaboradores, assessoria e ou consultoria contratada decidir sobre os problemas de diagnóstico.
aos subsistemas de recursos humanos possibilitar que os diversos setores do treinamento se integrem.
aos sistemas de informação de recursos humanos que integrem a dependência do treinamento aplicado.
No que se refere ao planejamento estratégico, julgue os próximos itens.
O diagnóstico estratégico, considerado a primeira fase de um planejamento estratégico, baseia-se em uma análise interna da organização a fim de evidenciar suas deficiências e qualidades.
Com relação ao processo de planejamento, julgue os itens que se seguem.
A elaboração de um mapa estratégico que contemple as perspectivas clássicas de um balanced scorecard de acordo com Kaplan e Norton terá como primeira perspectiva na base do mapa a que se refere a processos internos.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, acerca da gestão de desempenho e do gerenciamento de conflitos. A avaliação de desempenho, hoje, embasa-se em processos estruturados, embora sem os antigos rituais burocráticos caracterizados pelo preenchimento de formulários e pela comparação de fatores de avaliação genéricos e abrangentes.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de pessoas.
Os funcionários constituem um dos principais ativos das organizações e a gestão de pessoas, ao ser bem executada, é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas e o alcance dos objetivos organizacionais e individuais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...