Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2004
Um dos possíveis resultados da execução orçamentária é o resultado primário, que corresponde à:
diferença entre as receitas recebidas e as despesas pagas pela entidade no mesmo exercício.
soma de todas as despesas empenhadas e não pagas no exercício findo.
diferença entre a receita arrecadada e a despesa liquidada, excluindo operações financeiras de qualquer natureza.
soma de todas as receitas efetivamente recebidas no exercício, excluindo-se as receitas financeiras e de alienação de bens.
soma de todos os recursos que o setor público precisou captar para a realização de suas despesas orçamentárias.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
Um dos problemas fiscais do Brasil até os anos 1990 era a falta de controle sobre o Orçamento da União. Reformas iniciadas nos anos 1980 e consolidadas nos anos 1990 facilitaram o processo de ajuste fiscal iniciado em 1995. As inovações introduzidas na gestão fiscal que mais contribuíram para o aperfeiçoamento do processo orçamentário nesse período foram a
criação do orçamento monetário e das empresas estatais; eliminação da "conta-movimento", do Banco do Brasil; centralização da execução orçamentária na STN e extinção das funções de fomento do BC.
extinção dos orçamentos monetário, das empresas estatais e da conta da dívida; transferência da "conta- movimento" do BB para a STN; centralização da execução orçamentária no BC.
transferência do orçamento das empresas estatais para a SEST; centralização da execução orçamentária na STN; unificação dos orçamentos monetários e da conta da dívida no OGU; transferência das funções de fomento do BC para o BNDES.
unificação gradual dos orçamentos monetário, das estatais e da conta da dívida no Orçamento Geral da União; centralização da execução orçamentária na STN; extinção das funções de fomento do BC; encerramento da "conta-movimento" do BB.
transferência da "conta-movimento" do BB para o BC; centralização da execução orçamentária na STN; incorporação gradual dos orçamentos monetário, das empresas estatais e da conta da dívida ao OGU.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à elaboração e ao controle do orçamento público no Brasil, julgue os itens seguintes.
Tomada de contas especial é o processo preparado por agente responsável pelos órgãos de contabilidade analítica das entidades de administração indireta, referente aos atos de gestão efetuados pelos competentes dirigentes em um determinado período.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Em função das categorias econômicas, a despesa pública é assim classificada:
Custeio, Investimento e Inversões Financeiras.
Despesas Correntes e Despesas de Capital.
Despesas Diretas e Despesas Indiretas.
Transferências Correntes e Transferências de Capital.
Investimentos e Inversões Financeiras.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O processo de gestão financeiro-orçamentária do setor público brasileiro, desde a edição Constituição Federal de 1988, veio consolidando técnicas, princípios e procedimentos. Acerca do tema, julgue os itens que se seguem.
A construção de um prédio pelo poder público é classificada como investimento.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere à responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, julgue os itens abaixo.
A ordem bancária para o pagamento da despesa deve conter, obrigatoriamente, a assinatura do encarregado do setor financeiro.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Receita - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Sob a ótica do orçamento, a receita é classificada em receita orçamentária e extra-orçamentária. As receitas orçamentárias compreendem os seguintes grupos de contas, correspondentes às categorias econômicas: receitas correntes e receitas de capital. A respeito de receita, julgue os itens que seguem.
As receitas correntes são classificadas em receitas tributária, de contribuição, patrimonial, agropecuária e industrial.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Receita - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Sob a ótica do orçamento, a receita é classificada em receita orçamentária e extra-orçamentária. As receitas orçamentárias compreendem os seguintes grupos de contas, correspondentes às categorias econômicas: receitas correntes e receitas de capital. A respeito de receita, julgue os itens que seguem.
As receitas extra-orçamentárias são representadas pelos recebimentos de valores de terceiros (cauções, depósitos judiciais e depósitos para recursos) e pelas operações de crédito por antecipação da receita orçamentária.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
De acordo com a classificação dos créditos adicionais, assinale a opção correta em relação a créditos extraordinários.
São os destinados a despesas urgentes e imprevistas, como em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
Destinam-se ao reforço de dotações orçamentárias.
São os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
São autorizações abertas por decreto do Poder Executivo até o limite estabelecido em lei.
São autorizados para cobertura de despesas eventuais ou essenciais e, por isso mesmo, não considerados na Lei do Orçamento.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Existem várias causas que justificam o aumento real das Despesas Públicas. Aponte a opção não pertinente
Alteração do papel do Estado
O progresso técnico.
A redução dos poderes dos governos
A influência das guerras
O desenvolvimento de novas necessidades sociais
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...