Questões sobre Orçamento na Constituição de 1988

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De acordo com a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias tratará

  • a.

    das despesas de capital, desde que mantidas em limites inferiores às despesas de custeio.

  • b.

    das metas e prioridades da administração pública federal.

  • c.

    dos limites à concessão de créditos adicionais.

  • d.

    das alterações na legislação tributária a serem observadas após a aprovação da Lei Orçamentária do ano subseqüente.

  • e.

    da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento vinculadas as políticas de saúde e educação.

A Constituição Federal determina que o Plano Plurianual seja regionalizado. Das situações hipotéticas apresentadas, NÃO está em consonância com esta determinação, a divisão

  • a.

    do Estado em mesorregiões, conforme definidas pelo IBGE.

  • b.

    do Estado em Regiões Administrativas, conforme definidas em Lei Estadual.

  • c.

    da União em regiões que integram vários Estados.

  • d.

    do Município em bairros, desde que previsto no respectivo Plano Diretor.

  • e.

    do Município em subdistritos, conforme regulado em Lei Municipal.

No Brasil, a elaboração do orçamento público se dá por meio de instrumentos legalmente definidos, tendo em vista contribuir para a gestão eficiente dos recursos públicos.

O instrumento de planejamento orçamentário que é organizado em orçamento fiscal, orçamento da seguridade social e orçamento de investimento das empresas é:

  • A. Cronograma Financeiro de Desembolso;
  • B. Lei de Diretrizes Orçamentárias;
  • C. Lei Orçamentária Anual;
  • D. Plano Plurianual;
  • E. Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

Quando a lei orçamentária estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, estará instituindo a espécie de orçamento denominado

  • A.

    orçamento anual.

  • B.

    planos regionais.

  • C.

    planos setoriais.

  • D.

    plano plurianual.

  • E.

    lei de diretrizes orçamentárias.

De acordo com a norma vigente, pode-se entender que o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) são instrumentos de planejamento e controle de que se vale o governo para demonstrar os objetivos sociais desejados, bem como os caminhos a serem percorridos para a consecução desses objetivos. Sobre tais instrumentos, em condições de normalidade, é incorreto afirmar que

  • A.

    apenas no terceiro ano de um mandato presidencial qualquer, PPA, LDO e LOA apresentam consonância entre si, por terem todos sido concebidos pelo governo em exercício.

  • B.

    no primeiro ano de um mandato presidencial qualquer, vige o PPA concebido pelo governo anterior.

  • C.

    no primeiro ano de um mandato presidencial qualquer, vige a última LOA concebida pelo governo anterior.

  • D.

    no primeiro ano de um mandato presidencial qualquer, é concebido o PPA pelo governo em exercício, para vigência a partir do exercício subseqüente.

  • E.

    no primeiro ano de um mandato presidencial qualquer, PPA, LDO e LOA apresentam consonância entre si, por terem todos sido concebidos pelo governo em exercício.

Os projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e de Lei Orçamentária (LOA) são elaborados pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e encaminhados ao Congresso Nacional pelo Presidente da República. Composto pelo texto da lei, quadros orçamentários e anexos, os projetos de lei devem ser encaminhados para apreciação do Congresso Nacional. Sobre o processo de apreciação até a aprovação pelo Congresso Nacional, é INCORRETO afirmar que

  • A. o Presidente da República pode vetar o texto aprovado, total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento. Neste caso, comunicará ao Presidente do Senado os motivos do veto.
  • B. na preparação do Parecer Preliminar são observadas as metas fiscais, a compatibilidade entre o Plano Plurianual (PPA), a LDO, a LOA e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), entre outros temas.
  • C. recebe o nome de Autógrafo o texto do projeto ou do substituto aprovado definitivamente em sua redação final, assinado pelo Presidente do Congresso, que será enviado à Casa Civil da Presidência da República para sanção.
  • D. o recebe o nome de Autógrafo o texto do projeto ou do substituto aprovado definitivamente em sua redação final, assinado pelo Presidente do Congresso, que será enviado à Casa Civil da Presidência da República para sanção.
  • E. a emenda ao projeto de orçamento que propõe acréscimo ou inclusão de dotações somente será aprovada se: estiver compatível com o PPA e LDO; indicar os recursos necessários; não for constituída de várias ações que devam ser objeto de emendas distintas; e, não contrariar as normas regimentais sobre a matéria.
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