Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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As metas e as prioridades da Administração Pública Federal para o exercício financeiro seguinte, inclusive no que diz respeito às mudanças tributárias e às despesas de capital, são estabelecidas, anualmente, pela Lei de

  • A. Metas Prioritárias
  • B. Responsabilidade Fiscal
  • C. Diretrizes Orçamentárias
  • D. Plano Plurianual
  • E. Planejamento Estratégico

As transferências de recursos da União ocorrem mediante a utilização de convênios e contratos de repasse. Em relação à definição de itens relativos a esse tema, considere as afirmativas a seguir.

I - Contrato de repasse é um instrumento por meio do qual é ajustada a transferência de crédito de órgão da administração pública federal direta, autarquia, fundação pública, ou empresa estatal dependente, para outro órgão ou entidade federal da mesma natureza.

II - Termo de cooperação é um instrumento administrativo por meio do qual a transferência dos recursos financeiros se processa por intermédio de instituição ou agente financeiro público federal, atuando como mandatário da União.

III - Convênio é um acordo, ajuste ou qualquer outro instrumento que discipline a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, visando à execução de programa de governo, envolvendo a realização de projeto, atividade, serviço, aquisição de bens ou evento de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas
  • C. III, apenas
  • D. I e II, apenas
  • E. I, II e III

Antes de celebrar contrato de repasse com entidades privadas sem fins lucrativos, a União deverá fazer um chamamento público para selecionar os projetos ou as entidades que tornem mais eficaz o objeto do ajuste.

Em relação à chamada pública, considere as afirmativas a seguir.

I - A chamada pública deverá estabelecer critérios objetivos visando à aferição da qualifi cação técnica e à capacidade operacional do convenente para a gestão do convênio.

II - O dirigente máximo da entidade da Administração Pública Federal poderá, mediante decisão fundamentada, excepcionar a exigência da chamada pública para a realização de programas de proteção a pessoas ameaçadas ou em situação que possa comprometer sua segurança.

III - O Ministro de Estado poderá excepcionar a exigência da chamada pública nos casos de emergência ou calamidade pública, quando caracterizada situação que demande a realização ou manutenção de convênio ou contrato de repasse pelo prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade.

IV - À chamada pública, inclusive quanto ao seu resultado, deverá ser dada publicidade, especialmente por intermédio da divulgação na primeira página do sítio ofi cial do órgão ou entidade concedente, bem como no Portal dos Convênios.

É correto o que se afirma em:

  • A. I e II, apenas
  • B. I, II e III, apenas
  • C. I, III e IV, apenas
  • D. II, III e IV, apenas
  • E. I, II, III e IV

Sob o ponto de vista objetivo, o orçamento público abrange um conjunto de normas relativas à sua preparação, aprovação legislativa, execução e controle. Desde o seu surgimento, o orçamento público apresentou diferentes características que retratam o seu processo evolutivo.

A elaboração com foco nos resultados e sem vinculação direta com o planejamento governamental é a principal característica do orçamento

  • A. base-zero
  • B. por desempenho
  • C. programa
  • D. participativo
  • E. tradicional

A realização da receita orçamentária se dá em estágios, caracterizados por fatos e procedimentos que dão objetividade aos registros contábeis.

O momento a partir do qual os valores estão efetivamente disponíveis para o ente público caracteriza o estágio da(o)

  • A. arrecadação
  • B. liquidação
  • C. lançamento
  • D. pagamento
  • E. recolhimento

Em determinado município brasileiro, o prefeito Y é eleito no ano de 2012 para um mandato de quatro anos. Assim como a União e os Estados, os municípios têm de elaborar o Plano Plurianual (PPA).

Considerando as informações dadas e as normas e prazos para elaboração do PPA dispostos na Constituição Federal,

  • A. o município é governado pelo prefeito Y no período de 2012-2015.
  • B. o PPA do município, elaborado pelo prefeito Y, tem o período de 2013-2016.
  • C. o orçamento do primeiro ano de mandato obedece às definições do PPA elaborado pelo prefeito anterior.
  • D. o prefeito Y não executa o último ano de mandato, que fica sob responsabilidade do seu sucessor.
  • E. todas as leis de diretrizes orçamentárias do mandato do prefeito Y são orientadas pelo PPA elaborado em sua gestão.

Os créditos orçamentários transferidos de um Ministério para outro Ministério, integrante da mesma esfera de governo, conceitualmente representam um(a)

  • A. destaque
  • B. provisão
  • C. dotação
  • D. descentralização interna
  • E. transferência voluntária

O suprimento de fundos consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria, para o fim de realizar despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação. O suprimento de fundos poderá ser utilizado para atender a diversos casos.

NÃO constitui um desses casos as despesas

  • A. em viagem e com serviços especiais que exijam pronto pagamento
  • B. eventuais que exijam pronto pagamento
  • C. extraordinárias e urgentes
  • D. de caráter sigiloso
  • E. de pequeno vulto

Os créditos adicionais são as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei Orçamentária. Os créditos adicionais são classificados de acordo com a finalidade a que se destinam. Se uma entidade necessita abrir um crédito adicional para as despesas de um projeto não incluído na lei orçamentária, deverá ser aberto um determinado tipo de crédito, que depende de disponibilidade de recurso. Esse tipo de crédito e uma possível fonte de recurso são, respectivamente, os seguintes:

  • A. especial; excesso de arrecadação
  • B. especial; superavit orçamentário do exercício anterior
  • C. suplementar; superavit financeiro do exercício anterior
  • D. suplementar; superavit do orçamento corrente
  • E. extraordinário; operações de crédito autorizadas

No Projeto de Lei Orçamentária Anual, os recursos e autorizações de despesas referentes a uma entidade autárquica que regula a área de inovação e tecnologia devem constar no orçamento

  • A. financeiro
  • B. especial
  • C. setorial
  • D. fiscal
  • E. de investimento
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