Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O processo orçamentário no Brasil se desenvolve de forma cíclica, com a participação dos poderes, nas fases de planejamento, apreciação e aprovação, execução, controle e prestação de contas. Embora seja colocado como uma das fases do processo orçamentário, o controle permeia as demais fases do processo. A realização de audiências públicas durante o processo orçamentário e a avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual são, respectivamente, exemplos de controle

  • A. externo e interno
  • B. externo e social
  • C. interno e externo
  • D. social e externo
  • E. social e interno

Duas receitas distintas precisam ser registradas no sistema de controle contábil e orçamentário de uma entidade pública: a primeira receita, no montante de R$ 1.000,00, tem caráter temporário e devolutivo; e a segunda, no montante de R$ 2.000,00, não estava prevista na Lei Orçamentária anual. As classificações possíveis para essas receitas são, respectivamente,

  • A. corrente e de capital
  • B. corrente e extraorçamentária
  • C. orçamentária e extraorçamentária
  • D. extraorçamentária e orçamentária
  • E. de transferência e extraorçamentária

O orçamento-programa tem ênfase nos instrumentos de integração dos esforços governamentais no sentido de concretização dos objetivos e é considerado como uma evolução do orçamento tradicional.

NÃO está associado ao conceito de orçamento-programa o fato de

  • A. a estrutura do orçamento destacar os aspectos administrativos e de planejamento.
  • B. as decisões orçamentárias considerarem os custos dos projetos e programas.
  • C. as decisões orçamentárias serem tomadas com base em avaliações e análises técnicas.
  • D. as necessidades financeiras das unidades organizacionais serem priorizadas na elaboração do orçamento.
  • E. os mecanismos de controle objetivarem avaliar a eficácia das ações.

Os executivos de uma empresa necessitam tomar decisões continuamente, à medida que evoluem as condições externas e internas à empresa. Essas decisões não são estanques, entrelaçam-se e versam sobre diversos tópicos, como, por exemplo, sobre:

I - avaliação dos investimentos;

II - estrutura de capital para fi nanciar a empresa e seus investimentos;

III - escolha de nichos de mercado a serem explorados;

IV - política de dividendos e retirada de lucros;

V - monitoramento e controle dos resultados das decisões.

Os princípios de administração financeira e a responsabilidade do administrador financeiro se ligam diretamente a quais tópicos descritos acima?

  • A. I e II, apenas
  • B. I, III e V, apenas
  • C. II, III e IV, apenas
  • D. I, II, IV e V, apenas
  • E. I, II, III, IV e V

Analise as seguintes proposições acerca de normas aplicáveis ao orçamento público.

I - O orçamento monetário deverá compatibilizar-se com Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), bem como deverá estabelecer, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e programas de duração continuada.

II - O poder executivo publicará, até 30 dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido de execução orçamentária.

III - As emendas ao projeto de lei orçamentária anual ou aos projetos que o modifi quem somente podem ser aprovadas caso indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesa excluídas, entre outras hipóteses previstas em lei, as que incidam dotação para pessoal e seus encargos.

IV - As leis orçamentárias incluem o orçamento monetário, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual.

São corretas APENAS as proposições

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    III e IV

  • D.

    I, II e IV

  • E.

    I, III e IV

A Lei de Orçamentos Anuais, para viabilizar as situações planejadas no Plano Plurianual e torná-las realidade, em obediência à Lei das Diretrizes Orçamentárias, elabora o Orçamento Anual, programando as ações a serem realizadas para alcançar os objetivos estabelecidos. Para que o orçamento possa refletir o programa de governo, principalmente no que se refere à disponibilidade de recursos financeiros, é indispensável que obedeça aos princípios orçamentários.

A condição de que a lei de meios não poderá conter dispositivo alheio à previsão das receitas e fixação das despesas, exceto a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita orçamentária, expressa os fundamentos técnicos do Princípio Orçamentário da(o)

  • A.

    Anualidade

  • B.

    Universalidade

  • C.

    Exclusividade

  • D.

    Unidade

  • E.

    Equilíbrio

Devem constar desse instrumento de planejamento orçamentário os seguintes itens:

  • A. diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
  • B. metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.
  • C. demonstrativo regionalizado do efeito sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.
  • D. anexo de metas fiscais, que conterá evolução do ativo e do passivo nos últimos dois exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos.
  • E. anexo de riscos fiscais, que apresentará a avaliação da situação financeira e atuarial e a dos ativos e passivos contingentes.

Os instrumentos de planejamento orçamentário obedecem ao princípio da especificação, de forma que as receitas e as despesas sejam especificadas, para que a programação financeira apresente de forma clara os créditos e dotações orçamentárias. James Giacomoni (Orçamento Público, 2010) adverte sobre a existência de imprecisão de tais conceitos na legislação, os quais muitas vezes são utilizados como expressões sinônimas, porém eles possuem significados diferentes.

Tendo em vista os conceitos de programação financeira, créditos e dotações orçamentárias, tem-se que o(a)

  • A. crédito orçamentário é o conjunto de categorias classificatórias especificado no plano plurianual.
  • B. crédito orçamentário individualizado compreende os recursos financeiros programados para desembolso mensal.
  • C. registro prévio somente das dotações consignadas deve ser realizado para fins de acompanhamento dos saldos dos créditos orçamentários.
  • D. dotação orçamentária é o montante de recursos financeiros que limita a execução da despesa.
  • E. programação financeira e o cronograma de desembolso estabelecidos a partir da lei orçamentária só poderão ser alterados em razão da abertura de créditos adicionais.

As tomadas ou prestações de contas são submetidas ao julgamento do Tribunal de Contas da União pelos administradores e responsáveis.

Essas prestações de contas podem ser classificadas em

  • A.

    primárias, secundárias e terciárias

  • B.

    gerais, específicas e especiais

  • C.

    punitivas, concessivas e liberais

  • D.

    restritivas, convergentes e liberais

  • E.

    ordinárias, extraordinárias ou especiais

No âmbito da análise de investimentos, existem diversos modelos matemáticos, utilizados para estimar variáveis de interesse financeiro.

O modelo de Baumol, por exemplo, tem como função

  • A.

    precificar opções.

  • B.

    calcular o saldo apropriado de caixa a ser mantido pela empresa.

  • C.

    estimar o retorno esperado de um ativo a partir de múltiplos fatores.

  • D.

    calcular o retorno do lucro líquido sobre o ativo total de uma empresa em termos da margem de lucro e do giro do ativo.

  • E.

    estimar o valor de uma ação com base no dividendo esperado no fim do primeiro período, na taxa de retorno exigida pelos investidores da ação e na taxa de crescimento esperada dos seus dividendos.

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