Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Dom Cintra Fundação

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O controle externo do cumprimento orçamentário é feito, ordinariamente pelo (a):

  • A.

    Poder Executivo;

  • B.

    Poder Judiciário;

  • C.

    Legislativo, por meio de sua comissão interdisciplinar;

  • D.

    Comissão Mista Permanente do Poder Legislativo;

  • E.

    Tribunal de Contas da União.

As importâncias relativas a tributo, multas e créditos da Fazenda Pública, lançados mas não cobrados ou não recolhidos no exercício de origem, constituem Dívida Ativa a partir da data de sua inscrição. Não obstante, as importâncias dos tributos e demais rendas não sujeitas a lançamentos ou não lançadas, desde que até o ato do recebimento não tenham sido inscritas como Dívida Ativa, devem ser submetidas ao seguinte procedimento:

  • A.

    devem ser objeto de processo administrativo fiscal;

  • B.

    só poderão ser classificadas como receitas correntes;

  • C.

    devem ser escrituradas a partir de então como receitas de exercícios anteriores;

  • D.

    serão escrituradas como receita do exercício em que forem arrecadas nas respectivas rubricas orçamentárias;

  • E.

    só poderão ser classificadas como receitas de capital.

De acordo com a doutrina e a legislação vigente, as receitas e despesas devem aparecer na lei orçamentária anual de maneira discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, a origem dos recursos e a sua aplicação. Esse dispositivo obedece ao seguinte princípio orçamentário:

  • A.

    orçamento bruto

  • B.

    universalidade

  • C.

    exclusividade

  • D.

    especificação

  • E.

    equilíbrio

As receitas orçamentárias são classificadas, quanto à repercussão patrimonial, em receitas efetivas e receitas não efetivas. A fonte de recursos que pode ser arrecadada durante um exercício financeiro e que NÃO corresponde a uma receita efetiva é:

  • A.

    operação de crédito interna

  • B.

    aluguel de imóveis cedidos

  • C.

    imposto sobre proventos e rendas

  • D.

    dividendo de empresas controladas

  • E.

    receita proveniente da produção vegetal

O instrumento de planejamento governamental, de iniciativa do Poder Executivo, no qual são estabelecidas as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os investimentos e outras despesas deles decorrentes, denomina-se:

  • A.

    Lei de Diretrizes Orçamentárias

  • B.

    Projeto Piloto de Investimentos

  • C.

    Lei de Responsabilidade Fiscal

  • D.

    Lei Orçamentária Anual

  • E.

    Plano Plurianual

Dentre as fontes de recursos mencionadas abaixo e que podem ser arrecadadas pela Fazenda Pública durante um exercício financeiro, aquela que, de acordo com as classificações da receita orçamentária, considera-se uma receita efetiva é:

  • A.

    amortização de empréstimos concedidos

  • B.

    antecipação de receitas orçamentárias

  • C.

    dividendo de empresas controladas

  • D.

    operação de crédito externa

  • E.

    alienação de bens móveis

Uma unidade orçamentária, quando realiza uma descentralização interna de crédito, deverá também efetuar a transferência do respectivo recurso financeiro, a fim de propiciar à unidade recebedora os meios necessários para a realização dos pagamentos das despesas. Esse instrumento de transferência de recursos é denominado:

  • A.

    repasse

  • B.

    destaque

  • C.

    sub-repasse

  • D.

    cota financeira

  • E.

    movimentação financeira

Para atender à programação financeira e à execução do cronograma mensal de desembolso, um determinado ente da Federação havia previsto uma arrecadação mensal de receitas no valor de R$100 milhões, para poder fazer face ao mesmo montante de despesas. Entretanto, no 1º bimestre do exercício, foram arrecadados efetivamente R$ 180 milhões. Nesse caso, para cumprir os preceitos legais, o Poder Executivo do referido ente, na sua esfera de atuação, deveria proceder da seguinte forma:

  • A.

    determinar a limitação de empenho e a movimentação financeira nos trintas dias subsequentes

  • B.

    emitir em caráter urgentíssimo medida provisória de aumento das alíquotas dos tributos a arrecadar

  • C.

    determinar o contingenciamento do orçamento vigente, com anulação das dotações de despesas

  • D.

    anular os empenhos emitidos no período, de acordo com o disponível de caixa existente

  • E.

    contratar uma operação de crédito por antecipação de receitas orçamentárias

Com o intuito de interligar o Plano Plurianual e o Orçamento Geral da União, o Poder Executivo deve elaborar, a cada exercício financeiro, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias. Se aprovado pelo Congresso Nacional, além de orientar a estruturação da proposta orçamentária anual e sua execução, a lei terá também, entre outras, a seguinte finalidade:

  • A.

    definir critérios e forma de limitação de empenho

  • B.

    estabelecer diretrizes para os programas de duração continuada

  • C.

    estabelecer as cotas mensais da programação financeira de desembolso

  • D.

    determinar as metas e objetivos das despesas de capital e outras delas decorrentes

  • E.

    garantir a autonomia do administrador na gestão de recursos humanos, materiais e financeiros

Com base na legislação vigente, os tipos de créditos adicionais que, necessariamente, para a sua abertura, precisam da prévia autorização do Congresso Nacional e da indicação de recursos para fazer face às suas despesas são:

  • A.

    especiais e suplementares

  • B.

    especiais e extraordinários

  • C.

    complementares e especiais

  • D.

    extraordinários e suplementares.

  • E.

    complementares e extraordinários

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