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O controle externo do cumprimento orçamentário é feito, ordinariamente pelo (a):
Poder Executivo;
Poder Judiciário;
Legislativo, por meio de sua comissão interdisciplinar;
Comissão Mista Permanente do Poder Legislativo;
Tribunal de Contas da União.
As importâncias relativas a tributo, multas e créditos da Fazenda Pública, lançados mas não cobrados ou não recolhidos no exercício de origem, constituem Dívida Ativa a partir da data de sua inscrição. Não obstante, as importâncias dos tributos e demais rendas não sujeitas a lançamentos ou não lançadas, desde que até o ato do recebimento não tenham sido inscritas como Dívida Ativa, devem ser submetidas ao seguinte procedimento:
devem ser objeto de processo administrativo fiscal;
só poderão ser classificadas como receitas correntes;
devem ser escrituradas a partir de então como receitas de exercícios anteriores;
serão escrituradas como receita do exercício em que forem arrecadas nas respectivas rubricas orçamentárias;
só poderão ser classificadas como receitas de capital.
De acordo com a doutrina e a legislação vigente, as receitas e despesas devem aparecer na lei orçamentária anual de maneira discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, a origem dos recursos e a sua aplicação. Esse dispositivo obedece ao seguinte princípio orçamentário:
orçamento bruto
universalidade
exclusividade
especificação
equilíbrio
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Receita - Dom Cintra Fundação - 2010
As receitas orçamentárias são classificadas, quanto à repercussão patrimonial, em receitas efetivas e receitas não efetivas. A fonte de recursos que pode ser arrecadada durante um exercício financeiro e que NÃO corresponde a uma receita efetiva é:
operação de crédito interna
aluguel de imóveis cedidos
imposto sobre proventos e rendas
dividendo de empresas controladas
receita proveniente da produção vegetal
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Dom Cintra Fundação - 2010
O instrumento de planejamento governamental, de iniciativa do Poder Executivo, no qual são estabelecidas as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os investimentos e outras despesas deles decorrentes, denomina-se:
Lei de Diretrizes Orçamentárias
Projeto Piloto de Investimentos
Lei de Responsabilidade Fiscal
Lei Orçamentária Anual
Plano Plurianual
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Receita - Dom Cintra Fundação - 2010
Dentre as fontes de recursos mencionadas abaixo e que podem ser arrecadadas pela Fazenda Pública durante um exercício financeiro, aquela que, de acordo com as classificações da receita orçamentária, considera-se uma receita efetiva é:
amortização de empréstimos concedidos
antecipação de receitas orçamentárias
dividendo de empresas controladas
operação de crédito externa
alienação de bens móveis
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Sistema Orçamentário e Financeiro - Dom Cintra Fundação - 2010
Uma unidade orçamentária, quando realiza uma descentralização interna de crédito, deverá também efetuar a transferência do respectivo recurso financeiro, a fim de propiciar à unidade recebedora os meios necessários para a realização dos pagamentos das despesas. Esse instrumento de transferência de recursos é denominado:
repasse
destaque
sub-repasse
cota financeira
movimentação financeira
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Sistema Orçamentário e Financeiro - Dom Cintra Fundação - 2010
Para atender à programação financeira e à execução do cronograma mensal de desembolso, um determinado ente da Federação havia previsto uma arrecadação mensal de receitas no valor de R$100 milhões, para poder fazer face ao mesmo montante de despesas. Entretanto, no 1º bimestre do exercício, foram arrecadados efetivamente R$ 180 milhões. Nesse caso, para cumprir os preceitos legais, o Poder Executivo do referido ente, na sua esfera de atuação, deveria proceder da seguinte forma:
determinar a limitação de empenho e a movimentação financeira nos trintas dias subsequentes
emitir em caráter urgentíssimo medida provisória de aumento das alíquotas dos tributos a arrecadar
determinar o contingenciamento do orçamento vigente, com anulação das dotações de despesas
anular os empenhos emitidos no período, de acordo com o disponível de caixa existente
contratar uma operação de crédito por antecipação de receitas orçamentárias
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Dom Cintra Fundação - 2010
Com o intuito de interligar o Plano Plurianual e o Orçamento Geral da União, o Poder Executivo deve elaborar, a cada exercício financeiro, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias. Se aprovado pelo Congresso Nacional, além de orientar a estruturação da proposta orçamentária anual e sua execução, a lei terá também, entre outras, a seguinte finalidade:
definir critérios e forma de limitação de empenho
estabelecer diretrizes para os programas de duração continuada
estabelecer as cotas mensais da programação financeira de desembolso
determinar as metas e objetivos das despesas de capital e outras delas decorrentes
garantir a autonomia do administrador na gestão de recursos humanos, materiais e financeiros
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Dom Cintra Fundação - 2010
Com base na legislação vigente, os tipos de créditos adicionais que, necessariamente, para a sua abertura, precisam da prévia autorização do Congresso Nacional e da indicação de recursos para fazer face às suas despesas são:
especiais e suplementares
especiais e extraordinários
complementares e especiais
extraordinários e suplementares.
complementares e extraordinários
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