Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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O orçamento anual visa concretizar os objetivos e metas propostas no PPA (Plano Plurianual), segundo as diretrizes estabelecidas pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). A proposta da LOA (Lei do Orçamento Anual) compreende os três tipos distintos de orçamentos da União, são eles: Fiscal, de Investimento das Empresas Estatais e de:

  • A.

    Receita Não-Financeira;

  • B.

    Receita Pública;

  • C.

    Seguridade Social;

  • D.

    Receita Corrente;

  • E.

    Investimento da União.

Orçamento Tradicional é o processo de elaboração do orçamento em que é enfatizado o objeto de gasto. Trata-se de um simples detalhamento das receitas a arrecadar e das despesas a executar. Este tipo de orçamento prevaleceu até a década de 1960. O orçamento-programa difere do tradicional, pois aquele parte da previsão de recursos para que sejam definidos as atividades e os projetos a serem executados, enquanto este a previsão dos recursos constitui a etapa final do processo de planejamento. Sendo assim, pode-se afirmar que o orçamento tradicional tem como característica:

  • A.

    compatibilizar as programações anuais com os planos e harmonizar o orçamento-programa com os planos de curto e longo prazos;

  • B.

    permitir controle político-jurídico da receita e despesa orçamentária e o orçamento-programa não refletir ações planejadas;

  • C.

    ter o processo de elaboração técnica com base em prioridades e o orçamento-programa, o processo de elaboração empírico com base em diretrizes;

  • D.

    enfatizar as realizações físicas, além dos aspectos tradicionais e o orçamento-programa, o controle financeiro-orçamentário legal e formal;

  • E.

    enfocar o que se pretende gastar num determinado período e o orçamento-programa, o que se pretende realizar em um determinado período.

Observe a frase abaixo:

“A previsão das receitas e a fixação das despesas devem estar contidas numa única lei orçamentária”.

Essa afirmativa refere-se ao seguinte princípio:

  • A.

    universalidade

  • B.

    anualidade;

  • C.

    unidade;

  • D.

    especificação;

  • E.

    legalidade.

A realização de operações de crédito por antecipação da receita orçamentária refere-se a:

  • A.

    ressalva ao princípio da legalidade;

  • B.

    exceção ao princípio da exclusividade;

  • C.

    ressalva ao princípio da não-vinculação da receita;

  • D.

    exceção ao princípio da especificação;

  • E.

    ressalva ao princípio da totalidade.

Analise as frases:

 • Tem a finalidade de atender à categoria de programação não contemplada no orçamento e o valor-limite é obrigatório e deve ser indicado na lei de autorização e no decreto de abertura.

• A abertura dos créditos depende da existência de recursos disponíveis para realizar a despesa e a sua solicitação deverá ser justificada ao Poder Legislativo.

As características acima se referem, respectivamente, aos seguintes créditos adicionais:

  • A.

    especiais e suplementares;

  • B.

    extraordinários e especiais;

  • C.

    extraordinários e especiais;

  • D.

    suplementares e especiais;

  • E. suplementares e extraordinários.

Analise as frases:

• Plano de trabalho expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários à sua execução.

• Instrumento utilizado pelos órgãos da Administração Pública para as transferências de créditos orçamentários para outro órgão ou entidade visando à execução de programas de trabalho em regime de mútua cooperação.

Os conceitos acima caracterizam, respectivamente:

  • A.

    orçamento bruto e orçamento-programa

  • B.

    orçamento bruto e especificação

  • C.

    orçamento financeiro e licitação

  • D.

    orçamento-programa e empenho

  • E.

    orçamento-programa e convênio

A dívida ativa para a administração pública compreende:

  • A.

    crédito a receber;

  • B.

    dívida a pagar;

  • C.

    despesa corrente;

  • D.

    receita de capital;

  • E.

    ativo financeiro.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias conterá o Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes e ainda os elementos a seguir, exceto:

  • A.

    avaliação do cumprimento das metas relativas ao ano anterior e a projeção de metas para os dois exercícios seguintes;

  • B.

    evolução do patrimônio líquido, também nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos;

  • C.

    demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado;

  • D.

    avaliação da situação financeira e atuarial dos regimes geral de previdência social e próprio dos servidores públicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador;

  • E.

    demonstrativo das metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos três exercícios anteriores, e evidenciando a consistência delas com as premissas e os objetivos da política econômica nacional.

Considere as seguintes assertivas:

I - Todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão da lei orçamentária anual.

II - O refinanciamento da dívida pública constará separadamente na lei orçamentária e nas de crédito adicional.

III - A atualização monetária do principal da dívida mobiliária refinanciada não poderá superar a variação do índice de preços previsto na lei de diretrizes orçamentárias ou em legislação específica.

IV- É vedado consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação limitada.

V - A lei orçamentária não consignará dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua inclusão,

São verdadeiras:

  • A.

    apenas uma assertiva;

  • B.

    apenas duas assertivas;

  • C.

    apenas três assertivas;

  • D.

    apenas quatro assertivas;

  • E.

    todas as assertivas.

A _____________________ é um processo administrativo, instaurado pela autoridade administrativa competente, quando se configurar omissão no dever de prestar contas, a não comprovação da aplicação dos recursos repassados pela União, a ocorrência de desfalque ou desvio de dinheiros, bens e valores públicos, ou, ainda, a prática de qualquer ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico de que resulte ou possa resultar dano ao Erário.

A lacuna é corretamente preenchida por:

  • A.

    prestação de contas de impugnação;

  • B.

    demonstração das responsabilidades;

  • C.

    tomada de contas comum;

  • D.

    prestação de contas de gestão;

  • E.

    tomada de contas especial.

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