Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Bresser Pereira, 2002, argumenta que a implantação não poderia ser atribuída a um Ministério desprovido de poder executivo, recomendando repassar ao Ministério do planejamento, Orçamento e gestão, em esforço de integração dos principais instrumentos de gerenciamento governamental. Foi nesse contexto, de planejamento governamental, que foi lançado o Plano

  • A. de Diretrizes.
  • B. Plurianual.
  • C. de Aceleração de Mudanças.
  • D. de Desempenho de Serviços Públicos.
  • E. Orçamentário.

A lei de diretrizes orçamentárias

  • A.

    compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.

  • B.

    estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes, bem como para as relativas aos programas de duração continuada.

  • C.

    disciplina, com base no interesse nacional, os investimentos de capital estrangeiro, incentiva os reinvestimentos e regula a remessa de lucros.

  • D.

    compreende o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

  • E.

    estabelece normas de gestão financeira e patrimonial da administração direta e indireta, bem como condições para a instituição e funcionamento de fundos.

Os programas do Plano Plurianual que resultam em bens e serviços ofertados diretamente à sociedade e que têm como atributos básicos: denominação, objetivo, público-alvo, indicadores, fórmulas de cálculo do índice, órgãos, unidades orçamentárias e unidade responsável pelo programa são os

  • A.

    de apoio administrativo.

  • B.

    de serviço ao estado.

  • C.

    de gestão das políticas públicas.

  • D.

    finalísticos.

  • E.

    meta-físicos.

De acordo com o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da CF/88, os prazo de envio, pelo poder executivo ao legislativo, de (a) 4 meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro do mandato (31 de agosto); (b) 8 meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro (15 de abril); e (c) 4 meses antes do encerramento do exercício financeiro (31 de agosto), correspondem, respectivamente, aos projetos

  • A.

    PPA, LDO e LOA.

  • B.

    LDO, PPA e LOA.

  • C.

    LOA, PPA e LDO.

  • D.

    PPA, LOA e LDO.

  • E.

    LDO, LOA e PPA.

Representam despesas públicas, quanto à sua afetação patrimonial, denominadas de não efetivas

  • A.

    pessoal e encargos.

  • B.

    juros e encargos da dívida interna.

  • C.

    juros e encargos da dívida externa.

  • D.

    investimentos e inversões financeiras.

  • E.

    despesas correntes e pessoal.

As despesas conceituadas como restos a pagar são aquelas empenhadas, mas não pagas, dentro do exercício financeiro, ou seja,

  • A.

    15 de abril.

  • B.

    30 de junho.

  • C.

    31 de agosto.

  • D.

    30 de setembro.

  • E.

    31 de dezembro.

A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos

  • A.

    três anteriores, excluídas as duplicidades.

  • B.

    quatro anteriores.

  • C.

    seis anteriores, excluídas as duplicidades.

  • D.

    onze anteriores, excluídas as duplicidades.

  • E.

    doze anteriores, excluídas as duplicidades.

O princípio da uniformidade, que decorre do aspecto formal do orçamento, é também chamado de princípio da

  • A.

    consistência.

  • B.

    legalidade.

  • C.

    universalidade.

  • D.

    programação.

  • E.

    exclusividade.

O conceito de refinanciamento da dívida mobiliária envolve

  • A.

    a dívida pública representada por títulos emitidos pela União, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municípios.

  • B.

    a emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária.

  • C.

    a assunção de dívidas pelo ente da Federação.

  • D.

    o reconhecimento de dívidas pelo ente da Federação.

  • E.

    a confissão de dívidas pelo ente da Federação.

A transferência ou a primeira etapa da descentralização de créditos orçamentários e adicionais previstos na lei orçamentária anual, realizada pelo órgão central do sistema de orçamento, visando à entrega dos recursos fixados às unidades nominalmente contempladas no orçamento, é denominada

  • A.

    distinção entre crédito e recurso financeiro.

  • B.

    quadro de detalhamento de despesas.

  • C.

    quadro de reinvestimento previsto.

  • D.

    dotação.

  • E.

    provisão.

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