Questões de Administração Geral do ano 2021

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Sistemas são conjuntos de componentes ou partes interdependentes de um todo, alguma forma de interação. A visão sistêmica melhora o entendimento e a explicação sobre o relacionamento entre as partes de um conjunto e desse conjunto com seu meio. Sobre a visão sistêmica da Administração, assinale a alternativa incorreta.

    A) O enfoque sistêmico é fundamental, mas não substitui o método analítico

    B) A teoria dos sistemas tem origem na biologia

    C) A visão sistêmica vem substituir o método analítico

    D) Planejamento, execução e controle inclui a visão de um sistema

    E) A visão da empresa como sistema demonstra que o resultado de uma parte tem implicação sobre as demais e sobre o todo

A figura do gestor é essencial em uma empresa. Sobre o papel do gestor, analise as afirmativas abaixo:
I. O gestor deve ter poder de decisão adequado às responsabilidades do cargo. II. O gestor deve ter estímulos compatíveis e recompensadores tendo em vista os desafios da sua atividade. III. O gestor deve ter informações disponíveis para a tomada de decisões, em termos de quantidade, qualidade e rapidez.
Assinale a alternativa correta.

    A) As afirmativas I, II e III estão corretas

    B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

    C) Apenas a afirmativa I está correta

    D) Apenas a afirmativa II está correta

    E) Apenas a afirmativa III está correta

Sobre Avaliação de Desempenho, analise as afirmativas abaixo:


I. Um campo que influencia na obtenção de resultados positivo numa avaliação de desempenho é o querer e o saber.

II. Um campo que influencia na obtenção de resultados positivo numa avaliação de desempenho são as metas.

III. Um campo que influencia na obtenção de resultados positivo numa avaliação de desempenho são as possibilidades.


Assinale a alternativa correta

    A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

    B) As afirmativas I, II e III estão corretas

    C) Apenas a afirmativa I está correta

    D) Apenas a afirmativa II está correta

    E) Apenas a afirmativa III está correta

Liderança no trabalho é um tema que deve ser tratado dentro das empresas. Sobre esse tema analise as afirmativas abaixo:
I. Liderança situacional tem como premissa o nível de desenvolvimento dos membros da equipe. II. Liderança situacional tem como premissa a situação a ser enfrentada e resolvida. III. O único responsável por uma boa liderança é o líder.
Assinale a alternativa correta.

    A) Apenas a afirmativa I está correta

    B) Apenas a afirmativa II está correta

    C) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

    D) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

    E) Apenas as afirmativas I e III estão corretas

A motivação humana é um tema tratado na administração. Maslow escreveu em seu livro Motivação e Personalidade sua teoria da hierarquização das necessidades humanas. A necessidade, que é o desejo dos indivíduos de renovar e reciclar seu potencial e tornar-se cada vez mais o que cada um seria capaz de ser é uma das necessidades da teoria da hierarquização das necessidades humanas de Maslow. Assinale a alternativa em que está o nome dessa necessidade descrita acima.

    A) Necessidade fisiológica

    B) Necessidade de segurança

    C) Necessidade social

    D) Necessidade de estima

    E) Necessidade de auto realização

Motivação para o trabalho é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente. II. São exemplos de motivos internos: necessidade, interesse e recompensa. III. São exemplos de motivos externos: valores, incentivos e punições.
Assinale a alternativa correta.

    A) Apenas a afirmativa I está correta

    B) Apenas a afirmativa II está correta

    C) Apenas a afirmativa III está correta

    D) As afirmativas I, II e III estão corretas

    E) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

Todos os processos da Administração são processos de tomar decisões. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisões é uma atividade humana, passível de erros. Sendo assim, há técnicas para estruturar o processo decisório ajudando a eliminar improvisação e aumentar o grau de certeza na tomada de decisão. Assinale, dentre as alternativas, aquela que apresenta a técnica correta na fase de tomada de decisão chamada “escolha de uma ALTERNATIVA”.

    A) Diagrama de Ishikawa

    B) Princípio de Pareto

    C) Brainstorming

    D) Brainwriting

    E) Árvore de decisões

Avaliar o desempenho das organizações é algo muito importante. Todas as organizações são sistemas de recursos que perseguem objetivos. Sendo assim, o desempenho de uma organização pode ser avaliado pela medida em que os objetivos são realizados.


Assinale a alternativa que apresenta o nome que se dá ao realizar tarefas de maneira correta, sem erros sem atrasos, de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e o maior aproveitamento dos recursos disponíveis.

    A) Eficácia

    B) Efetividade

    C) Competitividade

    D) Eficiência

    E) Produtividade

Qualidade indica uma das principais medidas do desempenho das organizações e faz parte do dia a dia dos administradores. Qualidade está ligada a algumas características, dentre elas ______ que é a qualidade planejada, a definição de como o produto deve ser.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

    A) Excelência

    B) Especificação

    C) Conformidade

    D) Adequação ao uso

    E) Confiabilidade

Competências são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para uma pessoa desempenhar atividades. Assinale a alternativa que contém a competência que o gerente usa para liderar sua equipe, trabalhar com seus colegas, superiores e clientes e relacionar-se com todas as outras pessoas de sua rede de contatos.

    A) Competências intelectuais

    B) Competência intrapessoal

    C) Competência interpessoal

    D) Competência técnica

    E) Competência humana

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