Questões sobre Abordagem Estruturalista da Administração

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Considerando a evolução da administração, julgue o item a seguir.


Flexibilidade organizacional e capacidade de ajustamento da organização ao ambiente são pressupostos da teoria estruturalista.

Considerando a evolução da administração, julgue o item a seguir.


A teoria estruturalista tem ênfase na perspectiva ambiental, enquanto a teoria comportamental tem ênfase nas pessoas da organização.

Considerando a evolução da administração, julgue o item a seguir.


A caracterização das organizações como elementos sujeitos a sinergia, entropia e interdependência em relação a outras organizações é típica da teoria neoestruturalista.

São características da Teoria Burocrática da administração EXCETO:

    A) Caráter legal das normas e regulamentos.

    B) Caráter racional e divisão do trabalho.

    C) Caráter informal das comunicações.

    D) Caráter de impessoalidade nas relações de trabalho.

A figura do gestor é essencial em uma empresa. Sobre o papel do gestor, analise as afirmativas abaixo:
I. O gestor deve ter poder de decisão adequado às responsabilidades do cargo. II. O gestor deve ter estímulos compatíveis e recompensadores tendo em vista os desafios da sua atividade. III. O gestor deve ter informações disponíveis para a tomada de decisões, em termos de quantidade, qualidade e rapidez.
Assinale a alternativa correta.

    A) As afirmativas I, II e III estão corretas

    B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

    C) Apenas a afirmativa I está correta

    D) Apenas a afirmativa II está correta

    E) Apenas a afirmativa III está correta

Organização é um conjunto de recursos e de pessoas que realizam diferentes atividades, interagem entre si e com o ambiente de atuação para o alcance de objetivos comuns. A organização pode ser classificada em duas vertentes: organização formal e a organização informal.


Assinale nos parênteses dos itens a seguir:


1.Para organização formal.

2.Para organização informal.


( ) Possui recursos e pessoas formalmente ordenados e dispostos a realizar determinadas atividades, tendo por objetivo o atendimento do interesse público. Exemplo: Uma Prefeitura.

( ) É constituída por meio das relações espontâneas entre os indivíduos que participam da organização.

( ) Não é planejada e nem graficamente representada pelo organograma, pois é formada por meio de afinidades e interesses comuns e não precisa necessariamente existir interdependência entre as atividades.

( ) É usualmente marcada pela existência de hierarquia, de níveis de comando e de atividades interdependentes.

( ) Os objetivos são explícitos, os processos são bem definidos e a estrutura do relacionamento entre as pessoas e as tarefas é graficamente representada por meio do organograma, que é uma representação gráfica da estrutura organizacional de uma organização.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETAS:

    A) 1, 2, 2, 2, 1.

    B) 1, 2, 2, 1, 1.

    C) 2, 1, 2, 2, 1.

    D) 1, 1, 2, 2, 1.

    E) 2, 2, 2, 1, 1.

Max Weber é considerado o criador do modelo burocrático, a partir da sua obra Sociologia da Burocracia. O modelo burocrático funcionou satisfatoriamente na era industrial, especialmente, nas grandes organizações que atuavam em um ambiente estável. Sobre a burocracia de Max Weber, marque a opção que NÃO apresenta a afirmação verídica sobre o modelo.

    A) O modelo burocrático é usado exclusivamente na administração pública.

    B) Separação entre a propriedade dos meios de produção e a administração.

    C) Regras e normas técnicas claramente definidas por escrito.

    D) Os cargos são organizados segundo o princípio hierárquico.

    E) A promoção dos funcionários deve ser feita com base na meritocracia.

As origens da burocracia remontam à antiguidade. No entanto, a burocracia, como conhecemos hoje, como forma de organização, teve sua origem nas mudanças religiosas ocorridas após o Renascimento. Para um melhor entendimento sobre as origens, Weber apresentou os tipos de sociedade e autoridade. Com base no que foi dito, marque a opção que contém a afirmação CORRETA sobre os tipos de sociedade e autoridade.

    A) As características místicas, arbitrárias e personalísticas estão presentes na autoridade tradicional cuja legitimação do poder provém da crença no passado eterno, na justiça e na maneira tradicional de agir.

    B) A dominação tradicional, típica da sociedade patriarcal, quando envolve muitas pessoas e um vasto território, pode assumir duas formas de aparato administrativo: a patrimonial e a feudal.

    C) A autoridade carismática existe quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas.

    D) Na sociedade legal, racional ou burocrática predominam normas impessoais e racionais cujo aparato administrativo envolve um grande número de seguidores, discípulos e subordinados leais e devotados.

    E) Na autoridade tradicional, existe obediência às leis porque se acredita que elas são decretadas por um procedimento escolhido pelos governados e pelos governantes. A crença na justiça da lei é o sustentáculo da legitimação.

Leia as afirmações abaixo:
I. A burocracia não considera as pessoas como pessoas, mas como ocupantes de cargo; II. Na burocracia, a escolha das pessoas se baseia no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais; III. O ocupante de cargo na burocracia, não faz o que quer, mas o que a burocracia impõe a ele; IV. Cada funcionário da burocracia tem mandato por tempo indeterminado e segue carreira na organização; V. Regras, decisões e ações administrativas são formuladas por escrito.
Analise as características da burocracia abaixo:
A-Rotinas e procedimentos padronizados B-Profissionalização dos participantes C-Impessoalidade nas relações D-Caráter formal das comunicações E-Competência técnica e meritocracia
Marque a opção que apresenta a correspondência CORRETA entre as afirmações e as características da burocracia.

    A) I-E; II-B; III-A; IV-C; V-D.

    B) I-B; II-C; III-D; IV-A; V-E.

    C) I-C; II-A; III-B; IV-D; V-E.

    D) I-B; II-E; III-A; IV-C; V-D.

    E) I-C; II-E; III-A; IV-B; V-D.

Teoria da Burocracia
Por João M. Barreto (adaptado).

Raciocinando que toda organização é orientada por objetivos e abrange muitos indivíduos, o que exige uma regulamentação cuidadosa para controle de suas atividades, Max Weber (1864 – 1920), sociólogo alemão, advogado e historiador, desenvolveu a Teoria da Administração Burocrática que enfatiza a necessidade de uma hierarquia estritamente definida e governada por regulamentos e linhas de autoridade claramente estabelecidas. 
Max Weber entendia que o modelo ideal para a Administração era a abordagem burocrática. Para ele, a burocracia é compreendida como uma maneira de organização humana baseada na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos (CHIAVENATO, 2006).
 Para Weber, as burocracias são particularmente importantes porque permitem que grandes organizações desempenhem, de maneira uniforme, suas muitas atividades rotineiras necessárias à sobrevivência. Além disso, se as regras e os controles forem estabelecidos adequadamente, não haverá viés burocrático no tratamento das pessoas, sejam funcionários, sejam usuários. A ideia era a de que uma burocracia fosse eficiente e produtiva. No setor público, por exemplo, o modelo burocrático encontrou um terreno fértil, por isso, até hoje, é o modelo preponderante.
O entendimento de Max Weber sobre uma burocracia é que a organização apresente as seguintes características:
a) Caráter legal das normas: as normas são estabelecidas por parte dos atores sociais ocupantes dos cargos diretivos, visando a estabelecer padrões e a imprimir disciplina;
b) Caráter formal das comunicações: é típico das organizações burocráticas usar comunicações escritas. Regras, decisões e ações são formuladas e registradas por escrito para fornecer comprovação e documentação adequadas;
c) Divisão do trabalho: é importante para que cada um conheça os limites da sua função, de seus direitos e deveres, evitando, também, esforços duplicados;
d) Impessoalidade no relacionamento: as relações estabelecidas dentro e fora do ambiente de trabalho decorrem do cargo ocupado pelo indivíduo;
e) Hierarquização da autoridade: cada cargo é supervisionado pelo cargo hierarquicamente superior;
f) Rotinas e procedimentos padronizados: a padronização das atividades busca a eficiência máxima;
g) Competência técnica e mérito: este é o critério básico para o reconhecimento, a promoção e o avanço na carreira;
h) Especialização da administração: os membros do corpo administrativo não são os donos do negócio, mas profissionais especializados na sua administração;
i) Profissionalização: a escolha da ocupação de cada cargo é por critérios profissionais;
j) Princípio da publicidade: o direito à informação é essencial. No setor público, diante da necessidade de transparência dos órgãos estatais, isto é fundamental;
k) Previsibilidade do funcionamento: Por conta da padronização das atividades, o comportamento dos integrantes da organização é previsível.

Fonte: http://bit.ly/2LQLxpP.
Leia o texto 'Teoria da Burocracia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. O texto sugere que, para Max Weber, a burocracia preza pelo caráter formal das comunicações, sendo típico das organizações burocráticas usar comunicações escritas. Assim, regras, decisões e ações são formuladas e registradas por escrito nessas entidades para fornecer comprovação e documentação adequadas, afirma o texto. II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que, para Max Weber, a burocracia está relacionada à hierarquização da autoridade, pois cada cargo é supervisionado, avaliado e coordenado por seus pares ou subordinados.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

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