Questões sobre Abordagem Neoclássica da Administração

Lista completa de Questões sobre Abordagem Neoclássica da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) O atendimento personalizado inclui chamar sempre o cidadão pelo nome, procurar entender as suas necessidades, avaliar a dimensão da demanda e protelar a resolução do seu problema. Dessa forma, o servidor está trabalhando em prol da eficiência no serviço público.

    B) O entendimento da demanda dos usuários dos serviços ajuda a entidade a fazer um planejamento eficiente. Afinal, de nada adianta oferecer um atendimento de qualidade, quando há uma longa lista de reclamações a serem atendidas. Por isso, o servidor deve encontrar o melhor caminho para solucionar problemas com agilidade.

    C) Demonstrar interesse nas necessidades e problemas do usuário dos serviços, dar sinais de que está atento, demonstrar uma negligência evidente sobre a realização do próprio trabalho e indicar para o cidadão quais providências serão tomadas são formas de tornar o atendimento ao público mais eficiente.

    D) O bom atendimento compreende adotar atitudes como saudar o usuário dos serviços (utilizando expressões como bom dia, boa tarde ou boa noite), protelar a resolução de um problema e identificar quais as queixas recorrentes dos cidadãos sobre os serviços da entidade.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) O atendimento personalizado inclui chamar sempre o cidadão pelo nome, procurar entender as suas necessidades, avaliar a dimensão da demanda e protelar a resolução do seu problema. Dessa forma, o servidor está trabalhando em prol da eficiência no serviço público.

    B) O entendimento da demanda dos usuários dos serviços ajuda a entidade a fazer um planejamento eficiente. Afinal, de nada adianta oferecer um atendimento de qualidade, quando há uma longa lista de reclamações a serem atendidas. Por isso, o servidor deve encontrar o melhor caminho para solucionar problemas com agilidade.

    C) Demonstrar interesse nas necessidades e problemas do usuário dos serviços, dar sinais de que está atento, demonstrar uma negligência evidente sobre a realização do próprio trabalho e indicar para o cidadão quais providências serão tomadas são formas de tornar o atendimento ao público mais eficiente.

    D) O bom atendimento compreende adotar atitudes como saudar o usuário dos serviços (utilizando expressões como bom dia, boa tarde ou boa noite), protelar a resolução de um problema e identificar quais as queixas recorrentes dos cidadãos sobre os serviços da entidade.

De acordo com seus conhecimentos sobre as funções administrativas, preencha a lacuna abaixo:
“_______________trata-se da função administrativa na qual os resultados obtidos pela organização/direção são analisados em função daquilo que havia sido planejado.”
Assinale a CORRETA:

    A) Planejamento.

    B) Organização.

    C) Controle.

    D) Direção.

A abordagem neoclássica da administração combina alguns conceitos mais antigos com uma perspectiva mais contemporânea, em que o foco na prática e no resultado complementa fatores postulados nas escolas anteriores. Dessa forma, o conceito de organização, para a abordagem neoclássica, tem quatro características principais. Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas: I- A divisão do trabalho consiste na decomposição de um trabalho complexo em pequenas tarefas. II- A especialização consiste no treinamento extensivo do trabalhador em serviços gerais, de forma que ele possa assumir qualquer função na empresa. III- A hierarquia está diretamente ligada à autoridade, de forma que o administrador que sobe na hierarquia acaba por acumular mais autoridade. IV- A amplitude administrativa consiste na quantidade de trabalhadores que um administrador pode liderar. É correto o que se afirma em:

    A) II e IV, apenas

    B) I, II e III, apenas.

    C) I e III, apenas.

    D) I, II, III e IV.

    E) I, III e IV, apenas.

A descentralização nas organizações surgiu entre as décadas de 50 e 60 na corrente administrativa chamada Administração por Objetivos (APO), isso se deu pela forte pressão que as empresas americanas sofriam por controles governamentais e necessitavam de formas de gestão mais leves e que trouxessem melhores resultados. Sobre a descentralização, é correto afirmar que

    A) refere-se, quando requerida pela APO, à necessidade de a organização não mais manter o processo de verticalização da produção e sim voltar ao paradigma da horizontalização de modo a descentralizar os seus processos.

    B) é a divisão da responsabilidade entre os gerentes e seus subordinados para tomadas de decisão mais ágeis e eficientes. O controle continua centralizado, mas as decisões são tomadas em diversos níveis.

    C) o gerente determina todos os objetivos a serem alcançados pelos seus subordinados e distribui os recursos entre eles. Assim, cada um terá a mesma chance de alcançar os objetivos propostos.

    D) é positiva para o aumento da padronização dos processos, uma vez que cada subordinado pode desenhar seu próprio processo, facilitando assim o controle.

Pode-se afirmar que estabelecer padrões de desempenho, avaliar resultados e adotar ações corretivas são atividades que pertencem a qual das 4 funções básicas da Administração (PODC)?

    A) Controle.

    B) Organização.

    C) Direção.

    D) Planejamento.

    E) Definição.

Assinale a alternativa que apresenta uma atividade que pertence à função básica da Administração denominada Organização:

    A) Definir objetivos.

    B) Trabalhar fatores motivacionais na equipe.

    C) Avaliar resultados.

    D) Definir o organograma da empresa a fim de deixar claro os níveis hierárquicos.

    E) Definir ações corretivas.

O conceito de Administração por Objetivos (APO), desenvolvido por Peter Drucker, baseado nas práticas de Alfred Sloan, contempla

    A) competição interna à organização, estimulando a disputa entre as suas diversas áreas.

    B) foco nos resultados empíricos, com menor ênfase em ações de planejamento.

    C) metas operacionais fixadas a critério dos dirigentes, vinculantes para os subordinados.

    D) prevalência de indicadores financeiros, com foco na redução de custo da mão de obra.

    E) definição de metas e objetivos de forma conjunta, ou seja, entre líderes e liderados.

Toda organização pode ser concebida como um conjunto de processos. De acordo com Paludo (2012), tal concepção se aplica tanto para organizações públicas quanto para privadas e que cada processo tem, minimamente, três etapas: entrada(s), processamento e saída(s).
Tendo em vista essa definição de processo, analise a seguinte situação hipotética: o superior imediato de um servidor demanda que ele produza relatórios a respeito das atividades realizadas pelo setor no último mês, incluindo itens como profissional responsável, descrição da atividade, prazo inicial estipulado e status da atividade (finalizada ou em processo).
Considerando a definição de processo e a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que

    A) as entradas desse processo são apenas os recursos utilizados no trabalho do servidor, a saber, computador e impressora.

    B) as saídas do processo, nesse caso, serão os relatórios produzidos pelo servidor, os quais poderão auxiliar o superior na tomada de decisões.

    C) esse não pode ser considerado um processo, porque não possui atividades de processamento, pois se trata apenas de um repasse de informações já existentes.

    D) as informações coletadas pelo servidor, em entrevistas com cada um dos outros membros do setor a ser analisado, podem ser consideradas como parte da etapa de processamento.

No processo de administração, a função organização faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização. O resultado do processo de organização é a estrutura organizacional. O desenho da estrutura é influenciado por fatores contingenciais — tais como ambiente, tamanho, tecnologia de produção e estratégia — que devem ser considerados pelos administradores na busca por eficácia organizacional.
Assim, para uma organização que atua em ambiente com grau de mudança baixo e adota produção em massa, a estrutura mais eficaz é:

    A) funcional;

    B) em rede;

    C) matricial;

    D) matricial por processo;

    E) funcional por unidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...