Questões sobre Gestão da Qualidade

Lista completa de Questões sobre Gestão da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da gestão da qualidade e da gestão de projetos, julgue o item seguinte.


Os diagramas de Ishikawa e de Pareto são ferramentas de gestão da qualidade que têm por finalidade, respectivamente, descobrir a relação entre um efeito e suas causas, e separar os problemas em partes para serem analisados.

A respeito da gestão da qualidade e da gestão de projetos, julgue o item seguinte.


Uma das principais contribuições de Juran para a gestão da qualidade é defender a ênfase no fazer certo desde a primeira vez.

Uma organização constatou elevado índice de insatisfação de seus clientes, o que começava a provocar perdas de negócios e diminuição dos resultados. Para atuar no problema, a diretoria determinou que fossem realizados estudos com vistas a identificar: (I) os fatores organizacionais que provocavam tamanha insatisfação; e (II) os fatores para os quais se destinavam as maiores quantidades de reclamações, para que fosse possível estabelecer prioridades na implementação de ações corretivas.

Nessa situação, a equipe responsável deve utilizar como ferramentas prioritárias da qualidade para atender às demandas (I) e (II), respectivamente,

    A) gráfico de barras e folha de verificação.

    B) brainstorming e ciclo PDCA.

    C) diagrama de Ishikawa e diagrama de Pareto.

    D) histograma e gráfico de controle.

    E) 5W2H e diagrama de dispersão.

Uma organização buscava implementar ações eficazes para a gestão da qualidade total e, para isso, abandonou a aquisição de insumos com base apenas no preço, promoveu a segurança total dos envolvidos nos novos processos de gestão da qualidade e eliminou metas baseadas apenas na produção de grandes quantidades.

Nesse caso, as ações implementadas pela organização estão de acordo com os pressupostos da teoria de

    A) Joseph M. Juran.

    B) W. Edwards Deming.

    C) Armand V. Feigenbaum.

    D) Philip B. Crosby.

    E) Kaoru Ishikawa.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os mapas mentais são constituídos por três linhas paralelas em que cada uma delas representa um limite de controle para o gerenciamento da qualidade. A linha central representa o valor médio característico da qualidade; a linha superior representa o limite superior de controle; e a linha inferior representa o limite inferior de controle.

II. Através de uma lista de possíveis causas de problemas, um diagrama de dispersão permite identificar as mais prováveis e selecioná-las para uma análise mais completa. Esse diagrama contribui para o exame de cada causa de um problema ou de um aspecto que afeta a qualidade, permitindo, com a ajuda do grupo e mediante a análise da disposição visual das causas agrupadas por categorias, identificar e solucionar falhas.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O fluxograma é uma ilustração hierarquizada de todas as etapas de um processo. Nele, são utilizados símbolos pouco compreensíveis para conotar os diferentes tipos de operações em um processo.

II. O brainstormig é uma técnica de desenvolvimento de um gráfico representativo da variação de resultados de um processo e do risco de uma meta ser, ou não, atingida.

III. O benchmarking é caracterizado como um processo conduzido por uma organização para a redução do tempo médio de espera para a reposição de um material no almoxarifado.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Devidamente aplicadas, as ferramentas da qualidade reduzem a organização e os níveis de qualidade dos processos organizacionais.

II. A utilização de estatística no gerenciamento da qualidade tem por objetivo elevar as variações e, portanto, o erro, em processos e projetos.

III. O gerenciamento da qualidade envolve exclusivamente processos de planejamento, sendo dispensáveis os processos de controle, testes, garantia da qualidade, validação de requisitos, entre outros.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O Diagrama de Ishikawa (ou Espinha-de-Peixe) tem como finalidade ocultar e indeterminar as causas possíveis de um problema específico.

II. No contexto do gerenciamento da qualidade, ferramentas como fluxogramas e listas de verificação devem ser usadas para elevar a variabilidade de processos de trabalho, reduzindo assim a padronização dos resultados.

III. A folha de verificação é um diagrama bifurcado onde são inseridos os dados relacionados às causas de um problema ou ao progresso de um processo.Ela também é conhecida como mapa do processo.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

O objetivo das ferramentas da qualidade é avaliar alterações nos processos e produtos ou serviços por meio de análises objetivas, de modo a subsidiar a sua correção e melhoria. Considerando-se a relação ferramenta e seu objetivo, é correto afirmar que

    A) Histograma é útil para definir o fluxo de operações em processo produtivo ou administrativo, trazendo assim uma visão global do processo.

    B) Diagramas de dispersão são úteis para verificar graficamente a frequência da ocorrência de desvios nos processos, de modo a facilitar a priorização dos processos a serem ajustados.

    C) Ferramenta PERT/CPM é útil para o planejamento e o controle de um projeto cujo resultado – produto ou serviço - será único. Nesse caso o prazo de conclusão é um critério importante, logo os desvios relevantes observados por meio da ferramenta necessitam de controle.

    D) Digrama de Ishikawa é útil para a verificação da eficiência do processo por meio de gráficos que apresentam o número de itens produzidos e o total de itens desconformes ao longo dos dias. Com essa ferramenta, o gestor é capaz de estabelecer quais elementos do processo merecem ajustes diários.

A processo de reengenharia organizacional chegou às organizações, especialmente na década de 90, como resposta às suas parcas habilidades em ter eficiência nos processos, apesar da adoção de tecnologias atuais. Sobre o processo de reengenharia, é correto afirmar que

    A) é um processo de melhoria contínua no qual as organizações, por meio de experimentações, passam a encontrar as melhores formas de utilizar a tecnologia instalada.

    B) tem como princípio básico reduzir os custos operacionais indiretos das operações da organização.

    C) foi desenvolvida na indústria automobilística japonesa com intenção de implementar princípios de melhoria contínua e atendimento de nichos específicos de mercado.

    D) propõe repensar fundamentalmente os processos da organização, os redesenhando drasticamente para a obtenção de melhoria relevante na eficiência da organização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...