Questões sobre Gestão da Qualidade

Lista completa de Questões sobre Gestão da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

William E. Deming foi um Guru da Qualidade americano, enviado ao Japão pelas Forças Aliadas após a Segunda Guerra Mundial, para ensinar técnicas estatísticas aos industriais japoneses. Uma de suas maiores contribuições são os 14 princípios para a gestão da qualidade. Um dos princípios de Deming para a qualidade é

    A) produzir somente quando necessário, assim os estoques podem ser reduzidos.

    B) eliminar os medos na organização, assim todos podem trabalhar efetivamente.

    C) fazer certo desde a primeira vez, e aprender com os erros dos outros.

    D) estabelecer o treinamento em centros especializados, pois a melhoria das técnicas levará à perfeição.

O chefe do almoxarifado de uma repartição pública apresentou um diagrama de Ishikawa na última reunião, cujo tema era a qualidade do serviço prestado aos clientes internos. O principal objetivo para utilizar essa ferramenta foi representar as

    A) relações de causa e efeito.

    B) variabilidades e aleatoriedades de um processo.

    C) facilidades de visualização dos passos de um processo.

    D) frequências com que certos eventos ocorrem.

    E) alterações sofridas por uma variável quando outra se modifica.

Ao comparar o processo de atendimento ao cidadão-usuário de uma Assembleia Legislativa com o processo de atendimento ao cliente de um banco comercial, utiliza-se o método de benchmarking conhecido como

    A) Competitivo.

    B) Funcional.

    C) Interno.

    D) Genérico.

    E) Distintivo.

Uma das principais preocupações do gestor de um órgão público era promover a melhoria contínua nos processos de atendimento ao cidadão-usuário: sendo assim, o ciclo PDCA foi implementado. Refere-se à última fase desse ciclo:

    A) Coletar dados de todas as tarefas executadas.

    B) Comparar as metas desejadas e os resultados obtidos.

    C) Fornecer educação e treinamento para a execução dos métodos desenvolvidos.

    D) Adotar como padrão as metas que foram planejadas e atendidas.

    E) Definir as metas e os métodos para alcançá-las.

O brainstorming é uma das ferramentas básicas de gestão da qualidade, cujo propósito consiste em lançar e detalhar ideias originais e com certo enfoque. NÃO faz parte das características principais dessa ferramenta:

    A) Desenvolvimento da capacidade de síntese.

    B) Delimitação de tempo.

    C) Presença de hierarquia durante o processo.

    D) Registro de ideias.

    E) Ausência de julgamento prévio.

Suponha que determinada empresa pretenda lançar uma nova linha de produtos e, para consecução de tal objetivo, esteja cogitando utilizar a conhecida ferramenta 5W2H. Considerando as características e finalidades dessa ferramenta, tal utilização

    A) não se afigura pertinente, eis que se trata de ferramenta comumente utilizada para administração de materiais e gestão de estoques, não apresentando aplicação para outras finalidades.

    B) não faz sentido, pois se trata de ferramenta de controle de qualidade para itens já em produção, com normatização das etapas correspondentes e certificação do processo.

    C) poderá ser útil, desde que tal objetivo se encontre previsto no planejamento estratégico da empresa, eis que tal ferramenta é voltada à mensuração de metas, com a utilização de indicadores de resultado.

    D) auxiliará no planejamento para consecução do objetivo, com a identificação do que será feito; por que será feito; onde, por quem, quando e como será feito, e quanto vai custar.

    E) auxiliará a empresa especificamente no processo de benchmarking, com a identificação de cases de sucesso no setor mercadológico em que pretende se inserir.

Entre os principais teóricos que contribuiriam para a formação e desenvolvimento dos conceitos de Gestão da Qualidade, destaca-se, como um dos precursores, William Edwards Deming. Entre os preceitos sustentados pelo citado estudioso, insere(m)-se o(s) seguinte(s):
I. necessidade de inspeção em massa para assegurar a qualidade dos produtos. II. importância de desenvolver um único fornecedor para cada item, em relacionamento de longo prazo fundado na lealdade e na confiança. III. eliminação de slogans, exortações e metas que exijam nível zero de falhas. IV. adoção de administração por processo, por meio do exemplo dos líderes.
Está correto o que se afirma APENAS em

    A) I e II.

    B) II, III e IV.

    C) I e III.

    D) I e IV.

    E) II e IV.

A ferramenta da gestão da qualidade característica por calcular falhas por milhão e utilizar do método DMAIC é denominada:

    A) Diagrama de Pareto.

    B) Seis Sigma.

    C) PDCA.

    D) 5S.

    E) W5h2.

Uma organização constatou que o número de faltas ao trabalho aumentou significativamente no último trimestre, em relação ao anterior. O gerente da área de recursos humanos gostaria de compreender melhor a situação, identificando onde estão ocorrendo as faltas e em que dias da semana.
Para isso, uma ferramenta de gestão da qualidade adequada seria:

    A) fluxograma;

    B) matriz GUT;

    C) diagrama espinha-de-peixe;

    D) gráfico de Pareto;

    E) estratificação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...