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Nas últimas décadas, a avaliação de políticas e programas governamentais assumiu grande relevância para as funções de planejamento e gestão governamentais. A avaliação das políticas públicas pode subsidiar diversos aspectos positivos e são classificadas segundo vários critérios. Considerando o critério quanto ao momento de realização, tem-se as seguintes avaliações:
Avaliação ex-ant e Avaliação ex-post.
Avaliação de Processos e Avaliação de Impactos.
Avaliação Formativa e Avaliação Somativa.
Avaliação Mista e Avaliação Participativa.
Baseando-se nos conceitos de efetividade, em relação à Gestão Pública, a efetividade tem como objetivo
a preocupação com o atingimento dos objetivos desejados por determinada ação estatal.
preocupação com os mecanismos utilizados para a obtenção das metas, buscando sempre meios mais viáveis e econômicos de realizar esses objetivos.
aferir em que medida os resultados de uma determinada ação trazem benefícios à população, averiguando a real necessidade e oportunidade de determinadas ações estatais.
manter o foco na relação custo/benefício das ações.
Acerca de gestão pública, julgue os itens seguintes.
O modelo gerencial compreende a implementação de conceitos como o de accountability na administração pública.
Acerca da evolução da administração, das reformas administrativas do Estado brasileiro e da gestão pública, julgue os itens a seguir.
O modelo de administração pública gerencial, proposto na última reforma administrativa do Estado brasileiro, concentra-se na moderna gestão por processos, definindo responsabilidades e procedimentos para os planos de ação governamentais.
Julgue os itens a seguir, acerca de noções de gestão de processos.
Em uma organização, é possível a obtenção da visão interativa de diversas partes e pessoas por meio do processo, uma vez que ele permeia vários setores da organização.
São atributos da 3ª Reforma Administrativa do Estado PDRAE, exceto:
inovação dos instrumentos de política social, proporcionando maior abrangência e promovendo melhor qualidade para os serviços sociais.
ajustamento fiscal duradouro.
plano de classificação de cargos.
reformas econômicas orientadas para o mercado que, acompanhadas de uma política industrial e tecnológica, garantissem a concorrência interna e criassem condições para o enfrentamento da competição internacional.
reforma da previdência social.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A Estratégia da Reforma do Aparelho do Estado está concebida a partir de 3 (três) dimensões. A primeira, institucional- -legal, está orientada no sentido de viabilizar as transformações fundamentais pretendidas com a reforma do aparelho do Estado, em três direções.
Considere as assertivas a seguir:
I. permitindo a focalização do Estado, no atendimento das demandas sociais básicas;
II. definindo o processo de demissão por insuficiência de desempenho e no desligamento por excesso de quadros, prevendo-se maior indenização;
III. facilitando o redirecionamento da maneira tradicional do Estado, evoluindo de um papel executor para um papel de promotor do desenvolvimento social e econômico;
IV. a estratégia proposta deverá criar as condições para a implementação do modelo de administração gerencial no setor de serviços do Estado;
V. a estratégia proposta deverá criar as condições para modelar a administração burocrática no âmbito dos serviços relacionados aos órgãos federais, estaduais e municipais;
VI. a médio prazo, visa possibiltar a modernização da administração burocrática prevalecente no núcleo tático e a introdução da administração racional no setor de prestação de serviços.
Assinale, entre as alternativas, aquela com as assertivas corretas.
I, II, III.
I, II, V.
I, III, VI.
I, III, IV.
II, V, VI.
Administração Pública - Gestão por competências ou gestão do desempenho - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa correta sobre Recursos Humanos na administração pública.
Na administração pública as práticas que proporcionam o crescimento, o desenvolvimento profissional e de competências são importantes para alcançar a satisfação no trabalho e a melhor prestação de serviços para a sociedade.
Como na administração pública todos os procedimentos são norteados por lei, motivação e liderança não fazem sentido.
Criatividade, inovação e realização profissional não são elementos importantes na administração de recursos humanos na esfera pública.
Como a organização pública não compete com outras organizações não é preocupação da área de recursos humanos que as pessoas estejam preparadas para enfrentar mudanças constantes.
A área de recursos humanos na administração pública não se preocupa com o planejamento da força de trabalho.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com referência à evolução da administração pública, controle administrativo, novas tecnologias, modelos teóricos e formação do Estado e da administração pública, julgue os itens de 63 a 65.
O Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, em 1995, definiu a reforma do aparelho como instrumento para garantia de maior governabilidade, ou seja, à reforma estavam vinculadas condições substantivas e materiais de exercício do poder e de legitimidade do Estado.
Administração Pública - Novas formas de gestão de serviços públicos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Considerando que o fenômeno da "Judicialização da Política" ocorre sempre que os tribunais, no desempenho normal das suas funções, afetam de modo significativo as condições da ação política, pode-se afirmar corretamente que:
sua ocorrência gera um fator de imponderabilidade no trato do orçamento e das políticas públicas.
no Brasil, tal capacidade é herança direta do Poder Moderador, estatuído por D. Pedro I.
a revisão jurisdicional do ato administrativo fere o princípio da separação dos poderes.
é figura desnecessária ao Brasil de hoje, dados o nível de representação social e o poder dos grupos de pressão.
esse fenômeno só afeta a política, pouco importando à gestão pública o que (e como) decidem os magistrados.
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