Questões de Administração Pública

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Os princípios basilares da legislação administrativa são a busca da supremacia do interesse público e a legalidade dos atos praticados na administração pública, de forma a conferir o equilíbrio e o estreitamento da relação entre o governo e o cidadão, com clareza de ações, conhecimento e respeito à lei, visando à finalidade social do direito e do Estado. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Repartições públicas distribuídas por critério territorial encontram-se hierarquicamente ligadas à administração direta e apresentam personalidade jurídica própria, podendo, portanto, serem imputadas pelos atos nelas praticados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes aos públicos de uma instituição.

As organizações e os seus públicos de interesse são, tanto no âmbito acadêmico como no âmbito profissional, o objeto de estudo do profissional de relações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

Entre as finalidades da política nacional de desenvolvimento de pessoal para os órgãos e entidades da administração pública federal direta, incluem-se a melhora da eficiência, da eficácia e da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão; a promoção do desenvolvimento permanente do servidor público; e a adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de competências no setor público brasileiro desperta crescente interesse dos estudiosos e dos responsáveis pelo gerenciamento de pessoas nas organizações públicas. A adoção de um modelo de competência na gestão de pessoas pressupõe requisitos, onde a organização pública

  • A.

    procura a melhor maneira para qualificar seus líderes e toda equipe de servidores públicos, a partir de perfis correlatos.

  • B.

    delimita seus objetivos, metas, missão e visão de futuro, qualificando o seu pessoal com foco nas tendências burocráticas organizacionais.

  • C.

    qualifica as equipes de servidores públicos para desenvolver suas funções adequadamente.

  • D.

    identifica com precisão as lacunas funcionais retardadoras ou bloqueadoras dos objetivos estratégicos, com foco nos resultados e no conhecimento, nas habilidades e nas atitudes desejáveis às equipes de servidores públicos.

  • E.

    delimita seus objetivos, metas, missão e visão organizacional com foco na avaliação de desempenho.

Em relação à administração pública brasileira, assinale a opção correta.

  • A.

    Cabe à União exercer a soberania do Estado brasileiro perante todos os seus cidadãos, utilizando, inclusive, em caso de necessidade, meios coercivos.

  • B.

    Em relação ao controle da administração pública federal, os controles contábil, financeiro, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades da administração pública são de responsabilidade exclusiva dos órgãos internos dessa administração.

  • C.

    Os órgãos públicos descentralizam as atividades da administração pública.

  • D.

    A administração pública opera todas as funções necessárias para atingir o objetivo do Estado e satisfazer o interesse público.

  • E.

    Os órgãos públicos podem ser classificados em simples e compostos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

A gestão por competências, cuja adoção, na administração pública, não visa ao alcance dos objetivos da instituição, é conceituada como a gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao desempenho das funções dos servidores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 106 a 110, relativos à administração pública.

Em uma visão empreendedora da gestão pública, que se pauta em pressupostos da administração pública gerencial, os resultados da ação do Estado são considerados bons se os processos administrativos estão sob controle e são seguros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 106 a 110, relativos à administração pública.

O modelo do GESPÚBLICA não focaliza resultados, pois a excelência nos serviços públicos, objetivada por esse modelo, se pauta em critérios como cidadania, estratégia e responsabilidade socioambiental.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão estratégica e de resultados no âmbito da administração pública, julgue os itens subsequentes.

No setor público, a noção de gestão para resultados relaciona-se ao atendimento das demandas dos cidadãos e à criação de valor público por meio de um gerenciamento integrado e eficiente de políticas, programas e projetos públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 106 a 110, relativos à administração pública.

A adoção do modelo do GESPÚBLICA assegura a excelência nos serviços públicos, mas não permite que se realizem avaliações comparativas entre organizações congêneres.

  • C. Certo
  • E. Errado
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