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Julgue os itens a seguir sob a ótica da administração pública.
Em relação às características básicas que traduzem o caráter racional da burocracia, é correto afirmar que esta é constituída por sistemas sociais formais, impessoais e dirigidos por administradores profissionais, que tendem a controlá-los cada vez mais completamente.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Assinale a única opção que identifica três princípios da gestão pública pela qualidade.
Foco no cliente, controle, indicadores.
Melhoria contínua, valorização das pessoas e gestão baseada em processos e informações.
Visão de futuro, coordenação, gestão participativa.
Foco em resultados, liderança, agilidade.
Liderança, cooperação, disseminação.
Julgue os itens a seguir sob a ótica da administração pública.
À luz dos novos preceitos de um Estado moderno e eficiente, entre as ações de modernização administrativa existe a busca pela otimização das ferramentas gerenciais no âmbito da administração pública, sendo a única exceção o desinteresse explícito dos órgãos oficiais pela melhoria dos sistemas de informação, pela transparência e pelas ferramentas de governo eletrônico.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
O Modelo de Excelência em Gestão Pública representa o sistema referencial para a gestão pública. Está alicerçado no "estado da arte" da gestão contemporânea e alinhado com a natureza pública de nossas organizações. Assinale a assertiva que identifica as sete partes que integram esse modelo.
Planejamento estratégico, Cliente e mercado, Gestão de processos, Conhecimento, Eficiência, Eficácia, Qualidade.
Liderança, Estratégias e planos, Cidadãos e sociedade, Informação e conhecimento, Processos, Pessoas, Resultados.
Clientes, Responsabilidade e cidadania, Gestão de riscos, Processos, Recursos humanos, Orçamento, Qualidade.
Liderança, Gestão social, Planejamento, Gestão de recursos, Tecnologia da informação, Pessoas, Resultados.
Direção, Controle, Gestão do atendimento, Processos, Riscos, Informação, Desempenho global.
Julgue os itens a seguir sob a ótica da administração pública.
A tendência do Estado na atualidade é concentrar esforços na centralização administrativa, incorporando funções produtivas mal atendidas pelo setor privado e, em última instância, interferindo diretamente na atividade econômica por meio de suas empresas públicas, fortalecendo o setor conhecido como de serviços não-exclusivos e produção de bens e serviços para o mercado.
Administração Pública - Avaliação de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.
Para a avaliação da gestão pública, podem ser utilizados critérios como liderança, planejamento estratégico e foco no cliente, mas não, para a gestão de processos, dada a sua natureza mais operacional e menos estratégica.Administração Pública - Coordenação executiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que tange à administração gerencial e às tecnologias a ela relacionadas, julgue os itens subseqüentes.
A coordenação dos ministros de Estado e das autoridades de primeiro escalão é exercida predominantemente por meio da atuação direta do presidente da República.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
O principal orientador da gestão para atingir a excelência na prestação de serviços ao cidadão é a avaliação sistemática da satisfação ou insatisfação dos usuários desses serviços. O serviço público brasileiro instituiu uma sistemática de avaliação da satisfação dos usuários de serviços públicos baseada em algumas dimensões importantes. Assinale a assertiva que contém três dessas dimensões utilizadas pelo setor público brasileiro.
Garantia de acesso, imagem da organização, motivação.
Motivação, qualidade do atendimento, segurança.
Qualidade do atendimento, qualidade do serviço, adequação das instalações físicas.
Inovação, agilidade do atendimento, qualidade do serviço.
Imagem da organização, inovação, qualidade.
Julgue os itens a seguir sob a ótica da administração pública.
O setor de atividades exclusivas é aquele em que são prestados serviços que apenas o Estado pode realizar. São serviços em que se exerce o poder extroverso do Estado — o poder de regulamentar, fiscalizar e fomentar.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
"Quem não mede, não gerencia". Essa é uma afirmação muito conhecida e ligada à gestão pela qualidade. Para a gestão pública, impregnada de valores e práticas burocráticas, é um desafio a transformação para uma gestão que opere pro-ativamente, valendo-se, para isso, da medição e melhoria contínuas. No centro desse modo de gerenciar está o indicador. Assinale a assertiva que define indicador de desempenho.
Dado quantitativo ou qualitativo utilizado para medir desempenho.
Dados objetivos, qualitativos ou quantitativos, utilizados para avaliar uma situação.
Qualquer dado quantitativo a respeito de um projeto ou processo.
Dado qualitativo sobre um resultado associado a um objetivo de desempenho estabelecido.
Dados objetivos que descrevem uma situação de forma quantitativa.
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