Lista completa de Questões de Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Weber, na década de 20, na Alemanha, publicou estudos sobre as organizações formais identificando-lhes características comuns que passaram a constituir o "tipo ideal de burocracia". Com o passar do tempo, evidenciou-se que as características desejáveis ao funcionamento racional das organizações e ao alcance de sua eficiência se transformavam em disfunções. Assinale a opção que descreve corretamente uma das disfunções da burocracia.
A burocracia tem normas e regulamentos escritos que regem seu funcionamento, definindo direitos e deveres dos ocupantes de cargos.
Numa burocracia os cargos são estabelecidos segundo o princípio da hierarquia, onde a distribuição de autoridade serve para reduzir ao mínimo o atrito.
Na burocracia a divisão de trabalho leva cada participante a ter funções específicas e uma esfera de competência e responsabilidade.
A burocracia tem normas e regulamentos que se transformam de meios em objetivos, tornando o funcionário um conhecedor de procedimentos.
A bucrocracia se caracteriza pela impessoalidade, pois o poder de cada pessoa, como a obediência do subordinado ao seu superior, deriva do cargo que ocupa.
No final do século XIX e início do século XX cresceu a percepção de que o campo de atuação do Estado deveria expandir-se e assimilar as demandas sociais básicas, tais como saúde, legislação trabalhista e educação. Assinale a opção que identifica corretamente esta tendência.
Segundo a perspectiva do estado de bem-estar, a pobreza, o desemprego, a doença e outros problemas sociais não são apenas dados que o Estado tem que enfrentar da melhor maneira possível, mas são parte integrante do processo de formação e definição da missão do Estado.
Segundo a perspectiva do estado de bem-estar, a proteção das indústrias nacionais e a luta pela abertura de novos mercados aos produtos nacionais são vitais para a defesa dos interesses nacionais e a prosperidade da nação.
Segundo a perspectiva do estado de bem-estar, a criação de uma burocracia profissional, melhorando a performance do setor público, e a eliminação do patrimonialismo administrativo são condições essenciais para o atendimento de toda a população.
Segundo a perspectiva do estado de bem-estar, a criação de impostos sobre grandes fortunas e a legislação contra cartéis e práticas oligopolísticas, ajudam a diminuir as diferenças sociais e a combater a pobreza.
Segundo a perspectiva do estado de bem-estar, as limitações legais na jornada de trabalho e a proibição do trabalho infantil são exemplos de que somente por meio da regulação das relações entre patrões e empregados as principais demandas sociais serão atendidas.
A nova gestão pública tem-se configurado em função dos processos de globalização da economia e de democratização nos países em desenvolvimento. Assinale a opção que apresenta corretamente as tendências desse modelo.
Constituição de fundações de caráter privado e autarquias.
Centralização das decisões de políticas públicas no Poder Judiciário.
Funcionários voltados para o atendimento de demandas clientelistas.
Orçamento público e plano plurianual estabelecidos pelos três poderes do Estado.
Constituição de agências executivas e de regulação.
Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações acerca da redefinição do papel do Estado no contexto da transição da administração pública burocrática para a administração pública gerencial.
Escolha a opção correta.
V, F, V, V, F
F, V, F, V, V
V, V, F, F, V
V, F, V, F, F
F, F, V, V, F
A seguir identificam-se aspectos do cenário em que se circunscreveu a Reforma do Aparelho do Estado de 1995, com indicação de alguns dos seus instrumentos. Assinale como verdadeira(s) (V) a(s) frase(s) que expressam corretamente estes aspectos e como falsa(s) (F) aquela(s) que não condizem com estes aspectos.
F, F, V, F
V, F, V, V
V, F, V, F
F, V, V, F
V, V, F, F
Diante dos crescentes desafios decorrentes da crise fiscal, aumento das demandas sociais e a necessidade da retomada do crescimento, a administração pública vê-se obrigada a aperfeiçoar a sua organização para estar à altura de seus objetivos de políticas públicas. Assinale a opção que identifica corretamente os contornos da nova administração pública.
Centralização do ponto de vista político, descentralização administrativa e administração voltada para o atendimento ao cidadão.
Descentralização do ponto de vista político, centralização administrativa e administração voltada para o atendimento ao cidadão.
Descentralização do ponto de vista político, descentralização administrativa e administração auto-referida.
Descentralização do ponto de vista político, descentralização administrativa e administração voltada para o atendimento ao cidadão.
Centralização do ponto de vista político, descentralização administrativa e controle rígido passo a passo.
A Administração Pública é constituída
por Estados e Municípios, sendo estes o fundamento das aspirações da população.
de forma a atender todas as necessidades mais urgentes da população.
pelo aparelhamento do Estado, preordenado à realização dos seus serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas.
pela conjugação dos esforços dos Poderes Executivo e Legislativo, tendo como órgão controlador o Poder Judiciário.
pelas funções de planejamento e controle de todas as atividades que tenham por finalidade o atendimento das necessidades básicas da população.
As funções essenciais que compõem a organização do Poder Público são:
controladoria; fiscal; política.
normativa ou legislativa; administrativa ou executiva; judicial.
administrativa ou executiva; normativa; processual.
planejamento; organização; controle.
orçamento; direção; controladoria.
Na Administração Pública, ocorrendo os preceitos previstos em lei, o cargo de provimento efetivo poderá ser redistribuído
sem burocracia por ordem da direção do órgão.
somente no caso de extinção de entidade.
a outro órgão apenas quando estiver vago.
somente a requerimento do seu ocupante.
ex officio pela Administração Pública.
De acordo com o artigo 12º e seus incisos, da Lei 8666/93 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), nos projetos básicos e projetos executivos de obras e serviços, serão considerados principalmente os seguintes requisitos, EXCETO:
Adoção das normas técnicas, de saúde e de segurança do trabalho adequadas.
Economia e conservação na execução e operação.
Impacto ambiental.
Funcionalidade e adequação ao interesse público.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...