Lista completa de Questões de Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao reconhecer a despesa pública pela incorrência e a receita pela arrecadação, elege-se, na administração pública, o regime orçamentário público
de Caixa.
da Competência.
Misto.
do valor original.
da Prudência.
Na administração pública, a conformidade diária e contábil são procedimentos de controle
concomitante.
subseqüente.
prévio.
posterior.
independente.
Os modelos organizacionais de Administração Pública - Patrimonialista, Burocrata e Gerencial - evoluíram, ao longo do tempo, para atender melhor os anseios da sociedade. Em relação às características do modelo Patrimonialista é correto afirmar que ele:
Observe a figura a seguir.
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GesPública instituído pelo Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, tem por finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País. Acerca do tema GesPública e considerando a figura apresentada, assinale a alternativa correta.
Na montagem da estratégia organizacional para uma instituição pública, a avaliação das variáveis externas, consideradas não controláveis, envolve a análise do ambiente social, político, econômico e legal. As variáveis internas, por outro lado, estão relacionadas
A Administração Pública tem assumido ao longo do tempo diferentes modelos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. Assinale a opção que apresenta corretamente as características de um desses modelos.
O modelo patrimonialista caracteriza-se pela preponderância do formalismo e lealdade à autoridade. Há uma clara distinção entre res publica e bens privados.
O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderância da hierarquia, da impessoalidade e busca de resultados, não havendo distinção entre res publica e bens privados.
O modelo burocrático caracteriza-se pela preponderância da autoridade racional e legal, formalismo e controle hierárquico. O controle é sobre os processos administrativos.
O modelo gerencial caracteriza-se pela preponderância do nepotismo, descentralização administrativa e lealdade à autoridade. O controle é sobre os resultados.
O modelo burocrático caracteriza-se pela preponderância das relações pessoais, busca de eficiência no uso dos recursos e controle hierárquico. Não há clara distinção entre res publica e bens privados.
As agências reguladoras foram criadas como conseqüência do processo de reforma do Estado e estão presentes em vários setores de serviços públicos e da economia. Marque com V as características verdadeiras e com F as falsas, assinalando em seguida a opção correspondente.
( ) A forma jurídica prevalecente das agências reguladoras é a associação.
( ) As agências reguladoras estão presentes nos três níveis do governo: federal, estadual e municipal.
( ) A autonomia técnica, administrativa e financeira é uma das premissas básicas do funcionamento das agências reguladoras.
( ) As agências reguladoras criadas no nível federal são multisetoriais.
V, F, F, V
F, V, V, F
V, V, F, V
F, F, V, F
V, F, F, F
A Constituição Brasileira de 1988 prevê a licitação como processo administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. Com base na legislação vigente é correto afirmar que
o processo de licitação pode assumir como modalidades o menor preço, a melhor técnica, tomada de preço e concurso.
compete privativamente à Administração Pública direta e indireta ditar normas gerais relativas à licitação e contratos.
a licitação deverá obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
a licitação visa propiciar iguais oportunidades aos contratantes, dentro de padrões previamente estabelecidos.
os objetos de licitação são: concorrências, serviços, compras, alienações, obras e leilões.
A máquina administrativa brasileira passou por algumas reformas a partir dos anos 30. A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei nº 200 torna possível a
racionalização da Administração Pública pelo surgimento do sistema de carreiras e a tentativa de adoção do concurso como forma de acesso ao serviço público.
implantação do Programa Nacional de Desburocratização, dando origem, posteriormente, aos processos de terceirização e de privatização.
transferência de servidores celetistas para o regime jurídico único, perdendo a estabilidade no emprego.
transferência de atividades do Estado para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
formação da burocracia nos moldes weberianos, com base no mérito profissional e impessoalidade das ações.
As compras, na Administração Pública, sempre que possível deverão
ser precedidas de licitação, na modalidade de convite, independentemente do valor estimado da contratação.
ser precedidas de licitação, sem subdivisão de parcelas ou itens, objetivando o melhor preço.
ser precedidas de adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para o seu pagamento.
atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas.
atender à quantificação e marca previamente estabelecidas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...