Questões de Administração Pública

Lista completa de Questões de Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, acerca das agências reguladoras e das teorias da regulação. A criação das agências reguladoras advém da política econômica adotada no Brasil na década de 90 do século XX, quando ocorreram privatizações decorrentes do Plano Nacional de Desestatização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ideia central da terceirização de serviços é retirar da Administração Pública a sobrecarga gerada por tarefas menores relevantes, proporcionando mais tempo para questões com maior complexidade, como

  • A. contato e negociação com os legisladores.
  • B. planejamento, supervisão e controle.
  • C. leis, normas e certificações.
  • D. fiscalização de contratos.
  • E. gestão e fiscalização de contratos.

O tema relações humanas também envolve a relação entre funcionários públicos e a relação destes para com sua chefia. O ambiente de trabalho reflete diretamente no resultado do trabalho a ser desempenhado. Sobre este tópico, assinale a alternativa que apresenta uma forma de trabalho que contribui para um bom ambiente profissional:

  • A. Eximir-se de suas responsabilidades.
  • B. Reprimir a integração entre colegas.
  • C. Evitar reclamar do trabalho e da chefia.
  • D. Criar um ambiente competitivo com os colegas.

O paradigma da gestão da qualidade pressupõe que existem custos para a qualidade de produtos e serviços. Na Administração Pública, também existem tais custos para os serviços ofertados aos cidadãos. Segundo Maximiano (2011), há duas categorias de custos para a organização – custos de prevenção e custos de avaliação. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de custo de avaliação.

  • A. Planejamento do processo de controle.
  • B. Desenvolvimento de fornecedores.
  • C. Manutenção preventiva.
  • D. Realizacão de atividades de controle estatístico de processos.
  • E. Implantação e manutenção de componentes do sistema de qualidade.

O organograma é a representação gráfica de uma estrutura organizacional. Frente a um organograma que apresenta duas estruturas coexistindo num só gráfico, na mesma organização, sendo uma a estrutura tradicional, e a outra, uma estrutura por projetos, será visualizada uma estrutura

  • A. por processo.
  • B. funcional.
  • C. em linha.
  • D. matricial.
  • E. linha-staff.

Durante a execução do serviço público, os funcionários públicos podem se deparar com situações em que se faça necessário realizar atendimento de cidadãos que se dirijam ao órgão. Suponha a seguinte situação: um cidadão se dirigiu até a Prefeitura para buscar informações sobre autorização para comércio ambulante. O servidor consultou a legislação e informou ao cidadão que a atividade não poderia ser autorizada. Diante desta situação, o cidadão NÃO obteve a resposta desejada e, por esta razão ficou visivelmente alterado, passando a ofender o atendente. Neste caso, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma técnica correta de atendimento ao público:

  • A. Manter o tom de voz adequado.
  • B. Retribuir a postura inconveniente.
  • C. Apresentar respostas objetivas.
  • D. Buscar não maximizar o conflito.

Considerando o novo padrão da GESPÚBLICA e o respectivo slogan de que “é preciso ser excelente sem deixar de ser público”, uma instituição pública lançou mão de diversos conceitos e critérios do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), aperfeiçoado ao longo dos últimos anos. Acerca desse tema, é correto afirmar que o critério da responsabilidade social, que pode ser corretamente expresso como o(a)

  • A. promoção de um ambiente favorável à criatividade, à experimentação e à implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial para a atuação da organização.
  • B. busca contínua e o alcance de novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepção, da reflexão, da avaliação e do compartilhamento de informações e das experiências.
  • C. alcance de resultados consistentes, assegurando o aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.
  • D. compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor às partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e a execução de ações devem ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis.
  • E. atuação voltada para assegurar às pessoas a condição de cidadania com garantia de acesso aos bens e serviços essenciais, e, ao mesmo tempo tendo também como um dos princípios gerenciais a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais, o que potencializa a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades.

Richard H. Hall (2004) define processo como uma série de atividades e tarefas lógicas e sequencialmente interrelacionadas, organizadas com a finalidade de produzir resultados específicos para realização de uma meta, caracterizando-se por entradas mensuráveis, valor agregado e saídas mensuráveis.

Essa definição explicitando a necessidade de mensuração insere-se como uma importante ferramenta para monitoramento do desempenho e dos resultados dos processos e é conhecida como

  • A. tarefas.
  • B. atividades.
  • C. indicadores.
  • D. métodos.
  • E. rotinas.

De acordo com a disciplina do gerencialismo na Administração Pública, existem, na visão de Abrucio (1997), três teorias principais que explicariam o modelo gerencial. Assinale a alternativa que apresenta a teoria cuja introdução da perspectiva da qualidade surgiu, paralelamente, ao momento em que a Administração Pública voltava as próprias atenções aos clientes/consumidores.

  • A. Gerencialismo puro.
  • B. Gerencialismo integrado.
  • C. Consumerism.
  • D. Public service orientation.
  • E. Clientelismo.

Nos anos 1990, a administração pública brasileira passou por uma reforma administrativa que promoveu várias mudanças tanto no plano administrativo quanto no plano jurídico, com a permissão para a contração de entes privados para a prestação de serviços de interesse público. Pode-se apontar como um exemplo desse tipo de mudança a permissão para o administrador público contratar

  • A. organizações da administração indireta.
  • B. empresas privadas.
  • C. empresas de capital misto.
  • D. organizações sociais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...