Questões de Administração Pública

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Em uma organização que atua num ambiente competitivo, em constante mudança, e que necessita se adaptar e inovar constantemente seus processos, o tipo de departamentalização mais adequado é o

  • A.

    por processos.

  • B.

    por área geográfica.

  • C.

    por clientes.

  • D.

    matricial.

  • E.

    funcional.

A respeito de governança corporativa na gestão pública, julgue os itens a seguir.

Intervir na autonomia das organizações é o principal objetivo dos sistemas de governança corporativa, o que possibilita uma gestão responsável e transparente, com vistas à melhoria das empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à Gestão da qualidade, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    A gestão da qualidade pressupõe um estilo gerencial autocrático para que seja adotada essa nova cultura na organização.

  • B.

    A gestão da qualidade refere-se ao processo de determinação e orientação do caminho a ser seguido com a finalidade de atingir os objetivos, empregando todos os recursos contidos na produção de um bem ou de um serviço.

  • C.

    A gestão da qualidade pressupõe a necessidade de valorizar as pessoas, a sua autonomia de decisão, a descentralização do poder, a socialização do saber e a reorganização do processo de trabalho.

  • D.

    Na trajetória da evolução do conceito de qualidade observa-se que, em sua fase inicial, ressaltava-se a inspeção, posteriormente, o controle de qualidade, seguido da garantia da qualidade (prevenção) e atualmente desponta a qualidade total.

Num caso de implantação de um processo de mudança sustentável numa empresa inserida em um mercado competitivo, submetido a constante inovação, uma estratégia para ser bem sucedida precisa enfatizar

  • A.

    a mobilização de todo o nível gerencial através de forças-tarefas coesas.

  • B.

    a elaboração de uma visão única e inquestionável do processo de mudança.

  • C.

    o envolvimento das pessoas através de técnicas de empowerment.

  • D.

    a identificação de novas lideranças capazes de conduzir o processo de mudança de forma integral.

  • E.

    a ancoragem da mudança nas bases da cultura organizacional, evitando reações às rupturas necessárias.

Considerando o desenvolvimento da administração pública do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático, julgue os itens subsequentes.

Quanto à profissionalização, o modelo racional-legal se opõe ao nepotismo que caracterizava o modelo patrimonialista.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo de excelência em gestão pública inspirado nos preceitos da Fundação Nacional de Qualidade

  • A.

    possui, entre seus fundamentos, pensamento sistêmico e cultura da inovação.

  • B.

    apresenta critérios de excelência a partir dos quais são constituídos seus fundamentos.

  • C.

    propõe metas e indicadores de resultados fundados na gestão de processos.

  • D.

    contempla a avaliação de resultados realizada pelo cliente-cidadão, para fins de remuneração por resultados.

  • E.

    fundamenta-se no tripé: economicidade, satisfação do usuário e transparência.

Segundo a visão da SDPS − Society for Design and Process Science, mencionada no Guia de Gestão de Processos no Governo (GESPÚBLICA 2011), a maturidade dos processos acompanha o grau de conhecimento das equipes envolvidas e o grau de minimização de riscos e efeitos indesejados, contemplando em seu nível

  • A.

    5, os processos interoperados, executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre as instituições.

  • B.

    1, os processos simulados, identificados a partir de seus valores, impactos, sincronias e efeitos colaterais.

  • C.

    2, os processos encenados, realizados a partir de dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos.

  • D.

    3, os processos gerenciados, equilibrando esforços nas unidades de trabalho, com economia de escala.

  • E.

    4, os processos padronizados, consolidados com base nas melhores práticas e procedimentos de adaptação oferecidos para suportar diferentes necessidades do negócio.

No arcabouço do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA), ganha importância a atividade de avaliação, pois

  • A.

    a Administração Pública pauta-se por critérios de desempenho distintos das empresas privadas, não cabendo o uso, aqui, da noção de eficiência.

  • B.

    o controle social não está dentre seus fundamentos, gerando a necessidade do desenvolvimento de mecanismos internos de avaliação.

  • C.

    a orientação da gestão por processos e informações implica na necessidade de medição e análise do desempenho para a tomada de decisões.

  • D.

    o fundamento da geração de valor para todas as partes interessadas implica em estratégia de avaliação permanente, externa à atividade pública, a partir de auditorias independentes.

  • E.

    o Modelo de Excelência em Gestão Pública, por ser um modelo autogerido, propõe a adoção de ferramentas de planejamento e execução que dispensam o controle sobre resultados.

Segundo Bresser Pereira, a crise enfrentada pela nação brasileira começara nos anos 1980 e decorria, em parte, das distorções que o Estado sofrera nas cinco décadas anteriores. Para o então Ministro, a solução não era “substituir o Estado pelo mercado, mas sim reformar e reconstruir o Estado”. Com base nesse conceito, elabora, em 1995, o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado − PDRAE, que inclui, entre seus objetivos globais,

  • A. aumentar a governança do Estado, ou seja, sua capacidade administrativa de governar com eficiência e efetividade, voltando a ação dos serviços do Estado para o atendimento dos cidadãos.
  • B. limitar as ações do Estado àquelas funções que lhe são próprias, incluindo a produção de serviços e bens para o mercado.
  • C. transferir dos Estados e Municípios para a União as ações de caráter local, fortalecendo o caráter diretivo do governo federal.
  • D. segregar os serviços públicos não exclusivos do Estado e outorgá-los à iniciativa privada, mediante a ampliação do processo de privatização.
  • E. reduzir a publicização característica do modelo burocrático, transferindo a entidades do terceiro setor diversos serviços públicos anteriormente desempenhados pelo Estado.

Acerca de teorias e modelos da administração pública, cultura organizacional e tecnologias gerenciais, julgue os itens a seguir.

A administração pública burocrática é orientada para a racionalidade absoluta e prevê o controle rígido dos processos e procedimentos como o meio mais seguro para evitar o nepotismo e a corrupção.

  • C. Certo
  • E. Errado
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