Questões de Administração Pública do ano 2004

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No que tange à administração gerencial e às tecnologias a ela relacionadas, julgue os itens subseqüentes.

A coordenação dos ministros de Estado e das autoridades de primeiro escalão é exercida predominantemente por meio da atuação direta do presidente da República.

  • C. Certo
  • E. Errado

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

A forma ideal de preparar os gerentes públicos é promover o ingresso desses em escolas de administração de empresas, a fim de que aprendam as técnicas mais inovadoras de gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes dos diferentes níveis da federação obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. (Constituição Federal de 1988, art.37) Escolha a opção correta.

  • A.

    Entende-se por legalidade alcançar os objetivos determinados.

  • B.

    Entende-se por eficiência o satisfatório atendimento das necessidades da comunidade.

  • C.

    Entende-se por publicidade dar ciência aos funcionários do orçamento da unidade.

  • D.

    Entende-se por moralidade agir em prol do interesse público.

  • E.

    Entende-se por impessoalidade decidir entre o justo e o injusto.

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

É incorreto afirmar que a administração pública pós-burocrática, especialmente em termos do Public Service Oriented, seja orientada para o cidadão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

O governo Thatcher buscou, por meio de uma gestão estratégica, a clara definição dos objetivos organizacionais, sem, porém, incorporar o valor da eficiência na lógica do funcionamento da burocracia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

Transparência, verticalização da estrutura organizacional e trabalho em equipe constituem o modelo pós-burocrático na administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a única opção que identifica três princípios da gestão pública pela qualidade.

  • A.

    Foco no cliente, controle, indicadores.

  • B.

    Melhoria contínua, valorização das pessoas e gestão baseada em processos e informações.

  • C.

    Visão de futuro, coordenação, gestão participativa.

  • D.

    Foco em resultados, liderança, agilidade.

  • E.

    Liderança, cooperação, disseminação.

O Modelo de Excelência em Gestão Pública representa o sistema referencial para a gestão pública. Está alicerçado no "estado da arte" da gestão contemporânea e alinhado com a natureza pública de nossas organizações. Assinale a assertiva que identifica as sete partes que integram esse modelo.

  • A.

    Planejamento estratégico, Cliente e mercado, Gestão de processos, Conhecimento, Eficiência, Eficácia, Qualidade.

  • B.

    Liderança, Estratégias e planos, Cidadãos e sociedade, Informação e conhecimento, Processos, Pessoas, Resultados.

  • C.

    Clientes, Responsabilidade e cidadania, Gestão de riscos, Processos, Recursos humanos, Orçamento, Qualidade.

  • D.

    Liderança, Gestão social, Planejamento, Gestão de recursos, Tecnologia da informação, Pessoas, Resultados.

  • E.

    Direção, Controle, Gestão do atendimento, Processos, Riscos, Informação, Desempenho global.

O principal orientador da gestão para atingir a excelência na prestação de serviços ao cidadão é a avaliação sistemática da satisfação ou insatisfação dos usuários desses serviços. O serviço público brasileiro instituiu uma sistemática de avaliação da satisfação dos usuários de serviços públicos baseada em algumas dimensões importantes. Assinale a assertiva que contém três dessas dimensões utilizadas pelo setor público brasileiro.

  • A.

    Garantia de acesso, imagem da organização, motivação.

  • B.

    Motivação, qualidade do atendimento, segurança.

  • C.

    Qualidade do atendimento, qualidade do serviço, adequação das instalações físicas.

  • D.

    Inovação, agilidade do atendimento, qualidade do serviço.

  • E.

    Imagem da organização, inovação, qualidade.

"Quem não mede, não gerencia". Essa é uma afirmação muito conhecida e ligada à gestão pela qualidade. Para a gestão pública, impregnada de valores e práticas burocráticas, é um desafio a transformação para uma gestão que opere pro-ativamente, valendo-se, para isso, da medição e melhoria contínuas. No centro desse modo de gerenciar está o indicador. Assinale a assertiva que define indicador de desempenho.

  • A.

    Dado quantitativo ou qualitativo utilizado para medir desempenho.

  • B.

    Dados objetivos, qualitativos ou quantitativos, utilizados para avaliar uma situação.

  • C.

    Qualquer dado quantitativo a respeito de um projeto ou processo.

  • D.

    Dado qualitativo sobre um resultado associado a um objetivo de desempenho estabelecido.

  • E.

    Dados objetivos que descrevem uma situação de forma quantitativa.

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