Questões de Administração Pública do ano 2010

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Entre os critérios de excelência em gestão preconizados pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, no Instrumento para Avaliação da Gestão Pública - 2010, os requisitos do critério PESSOAS referem-se, entre outros à

  • A.

    gestão do atendimento dos usuários diretos da unidade.

  • B.

    gestão dos processos da unidade.

  • C.

    gestão operacional e gerencial da informação.

  • D.

    obtenção de metas de alto desempenho.

  • E.

    criação de valor para todas as partes interessadas.

A participação de órgãos e entidades da administração pública no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA efetiva-se mediante

  • A.

    contratação temporária.

  • B.

    contratação administrativa.

  • C.

    convênio de cooperação técnica ou requisição.

  • D.

    adesão ou convocação.

  • E.

    requisição ou convocação.

A propósito da evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.

A reforma administrativa materializada pelo Decreto-lei n.º 200/1967 é associada à primeira experiência de implementação da administração gerencial no país. Adotada em pleno período ditatorial, reforçou a centralização funcional e promoveu a criação das carreiras da administração pública de alto nível.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da administração pública, julgue os itens subsequentes.

Apesar das posturas ditatoriais durante o Estado Novo, a estrutura administrativa pública vigente àquela época, em prol da melhoria da política social e tendo como foco as reivindicações de melhores condições de trabalho, contou com a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, dos institutos de previdência e da elaboração da Consolidação das Leis do Trabalho, em vigor até hoje.

  • C. Certo
  • E. Errado

No período 1930-1970, em que se verificou uma relativa inconsistência entre as novas tarefas assumidas pelo Estado e o ritmo acelerado do progresso tecnológico, ocorreu uma reforma de cunho desenvolvimentista (1967), cuja materialização jurídica se consubstanciava no Decreto- Lei nº 200 e que pretendia substituir a administração pública burocrática por uma administração para o desenvolvimento, com base nos princípios fundamentais abaixo, EXCETO

  • A.

    planejamento.

  • B.

    descentralização.

  • C.

    delegação de competência.

  • D.

    coordenação.

  • E.

    eficácia.

O modelo de administração pública em que o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real é a administração pública

  • A.

    gerencial.

  • B.

    burocrática.

  • C.

    patrimonialista.

  • D.

    liberal.

  • E.

    orçamentária.

A respeito de administração pública, julgue os itens subsequentes.

A época em que predominava o patrimonialismo no Brasil corresponde a um período de alta centralização políticoadministrativa no país.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo de administração pública que preconiza o uso do Estado como bem particular do gestor público denomina-se

  • A.

    caudilhismo.

  • B.

    patrimonialismo.

  • C.

    gerencialismo.

  • D.

    burocracia.

  • E.

    coronelismo.

No que concerne à evolução da administração pública no Brasil, suas reformas administrativas e os modelos de gestão pública, julgue os itens de 69 a 74.

O modelo patrimonialista de gestão pública baseia-se na discricionariedade do exercício do poder administrativo por uma pessoa, o qual se caracteriza por uma cultura patrimonialista, tendo como executores os profissionais capacitados e especializados que reconhecem o emprego público como uma fonte de renda para as clientelas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um município, o seu gestor público, depois de dois anos de governo, firmou alianças entre esferas de poder de elites políticas locais, de modo a garantir recursos necessários para a realização de determinados projetos urbanos.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca do empreendedorismo governamental, das novas lideranças no setor público e de gestão estratégica.

A inexistência de recursos oriundos dos órgãos públicos para realização dos projetos constitui um ponto fraco dessa gestão, sob a ótica do planejamento estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado
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