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Administração Pública - Patrimonialista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca dos principais modelos de administração pública, julgue os itens a seguir.
O modelo patrimonialista é caracterizado pela confusão entre o interesse público e o interesse privado, em que prevalece a noção de que o Estado é uma extensão da família real.Administração Pública - Planejamento e orçamento governamental - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Dentre as funções administrativas, têm-se a função de planejar. Marque a alternativa incorreta com relação a essa função:
Pode ser definida como a análise de informações relevantes, do presente e do passado, e a avaliação das probabilidades futuras, determinando assim um curso de ação que possibilitará que a organização atinja seus objetivos.
O plano é a parte do planejamento que torna possível sua operacionalização, pois nele serão traçadas as ações a serem realizadas.
Na fase inicial do planejamento, deve-se realizar a coleta e análise de dados.
O planejamento a curto prazo consiste em ações que irão determinar os novos rumos da organização e possui elevado índice de incerteza.
É necessário que o planejamento possua uma forma de controle para que seja possível antecipar falhas e se necessário, corrigi-las.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão estratégica e de resultados no âmbito da administração pública, julgue os itens subsequentes.
Nas organizações públicas, a gestão estratégica tem a função precípua de articular os macroprocessos organizacionais necessários ao alcance de metas.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão estratégica e de resultados no âmbito da administração pública, julgue os itens subsequentes.
Na administração pública, o planejamento estratégico deve levar em consideração, entre outros aspectos, as relações de um órgão com seus usuários-cidadãos, governo e servidores.
O Planejamento estratégico nas organizações públicas contemporâneas
visa principalmente a adaptação da organização a um ambiente instável, através de um retorno constante ao equilíbrio, limitando o leque de escolhas disponíveis.
enfatiza o detalhamento dos problemas, priorizando a precisão com a qual as pessoas lidam com os problemas.
deixa em segundo plano a localização de potencialidades, deslocando seu foco para a construção de cenários futuros.
não foca a redução da incerteza, mas sua capacitação para desafiar a incerteza através da criatividade e da inovação.
procura lidar com o mundo atual, imprevisível e caótico, através do fortalecimento das estruturas de planejamento de longo prazo.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Na montagem da estratégia organizacional para uma instituição pública, a avaliação das variáveis externas, consideradas não controláveis, envolve a análise do ambiente social, político, econômico e legal. As variáveis internas, por outro lado, estão relacionadas
ao comportamento das pessoas frente aos novos desafios para o setor público brasileiro.
às estruturas e processos organizacionais existentes na organização pública.
ao tipo de tecnologia de informação adotada pela organização pública.
às normas impostas e regras estabelecidas pela legislação vigente.
à situação do modelo de gestão adotado pelo poder político governamental.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
O planejamento estratégico do GDF resume-se em promover a valorização e o controle social.
O Decreto nº 27.691/2007 é o intermediador de uma proposta de modelo de gestão produtiva no GDF.
O planejamento estratégico do GDF é entendido como a busca de resultados, independe de qual caminho deve-se seguir.
deve-se seguir. (D) A proposta de modelo de Gestão para Resultados, instituída no GDF por meio do Decreto nº 27.691/2007, é consolidada pelo Planejamento Estratégico da SEGPLAN.
O Planejamento Estratégico do GDF organiza as ações do Modelo de Gestão para Resultados instituídos no GDF, por meio do Decreto nº 27.691/2007.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
Um dos princípios fundamentais da Reforma da Gestão Pública de 1995 é o de que o Estado só deve executar diretamente as tarefas que sejam exclusivas de Estado, que envolvam o emprego do poder de Estado, ou que apliquem os recursos do Estado. Nesse contexto, isso significa dizer que
o Estado deveria reduzir sua ação na área social.
as tarefas de formulação das políticas públicas devem ser exercidas pelas agências executivas.
as tarefas de execução devem ser descentralizadas, tendo como um de seus instrumentos as agências reguladoras, com gozo de autonomia.
os serviços sociais caracterizados por mercados imperfeitos devem ser atribuídos a organizações estatais, dotadas de servidores públicos.
as organizações sociais não devem ser submetidas ao controle social, e sim à auditoria, nos moldes da administração burocrática.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão estratégica e de resultados no âmbito da administração pública, julgue os itens subsequentes.
A partir do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, a relação entre a administração e o usuário-cidadão passou a pautar-se notadamente por dimensões de excelência na prestação de serviços públicos com a participação de entidades da sociedade civil.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
O principal objetivo do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, proposta pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), publicado em 1995, foi
reduzir o planejamento centralizado, transferindo os instrumentos de coordenação e regulação do Aparelho de Estado federal para os governos estaduais.
implantar a gestão por resultados, fortalecendo os sistemas de controle a posteriori da ação governamental.
aprofundar a participação direta do Estado nos diversos setores da sociedade e da economia.
propor a substituição do modelo patrimonial pela administração pública, com foco no cidadão, reforçando os sistemas de controles burocráticos.
fortalecer os órgãos centrais de planejamento estratégico do Estado, ampliando os sistemas de controle de processos.
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