Questões de Administração Pública do ano 2011

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Acerca dos principais modelos de administração pública, julgue os itens a seguir.

O modelo patrimonialista é caracterizado pela confusão entre o interesse público e o interesse privado, em que prevalece a noção de que o Estado é uma extensão da família real.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as funções administrativas, têm-se a função de planejar. Marque a alternativa incorreta com relação a essa função:

  • A.

    Pode ser definida como a análise de informações relevantes, do presente e do passado, e a avaliação das probabilidades futuras, determinando assim um curso de ação que possibilitará que a organização atinja seus objetivos.

  • B.

    O plano é a parte do planejamento que torna possível sua operacionalização, pois nele serão traçadas as ações a serem realizadas.

  • C.

    Na fase inicial do planejamento, deve-se realizar a coleta e análise de dados.

  • D.

    O planejamento a curto prazo consiste em ações que irão determinar os novos rumos da organização e possui elevado índice de incerteza.

  • E.

    É necessário que o planejamento possua uma forma de controle para que seja possível antecipar falhas e se necessário, corrigi-las.

No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão estratégica e de resultados no âmbito da administração pública, julgue os itens subsequentes.

Nas organizações públicas, a gestão estratégica tem a função precípua de articular os macroprocessos organizacionais necessários ao alcance de metas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão estratégica e de resultados no âmbito da administração pública, julgue os itens subsequentes.

Na administração pública, o planejamento estratégico deve levar em consideração, entre outros aspectos, as relações de um órgão com seus usuários-cidadãos, governo e servidores.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Planejamento estratégico nas organizações públicas contemporâneas

  • A.

    visa principalmente a adaptação da organização a um ambiente instável, através de um retorno constante ao equilíbrio, limitando o leque de escolhas disponíveis.

  • B.

    enfatiza o detalhamento dos problemas, priorizando a precisão com a qual as pessoas lidam com os problemas.

  • C.

    deixa em segundo plano a localização de potencialidades, deslocando seu foco para a construção de cenários futuros.

  • D.

    não foca a redução da incerteza, mas sua capacitação para desafiar a incerteza através da criatividade e da inovação.

  • E.

    procura lidar com o mundo atual, imprevisível e caótico, através do fortalecimento das estruturas de planejamento de longo prazo.

Na montagem da estratégia organizacional para uma instituição pública, a avaliação das variáveis externas, consideradas não controláveis, envolve a análise do ambiente social, político, econômico e legal. As variáveis internas, por outro lado, estão relacionadas

  • A.

    ao comportamento das pessoas frente aos novos desafios para o setor público brasileiro.

  • B.

    às estruturas e processos organizacionais existentes na organização pública.

  • C.

    ao tipo de tecnologia de informação adotada pela organização pública.

  • D.

    às normas impostas e regras estabelecidas pela legislação vigente.

  • E.

    à situação do modelo de gestão adotado pelo poder político governamental.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A.

    O planejamento estratégico do GDF resume-se em promover a valorização e o controle social.

  • B.

    O Decreto nº 27.691/2007 é o intermediador de uma proposta de modelo de gestão produtiva no GDF.

  • C.

    O planejamento estratégico do GDF é entendido como a busca de resultados, independe de qual caminho deve-se seguir.

  • D.

    deve-se seguir. (D) A proposta de modelo de Gestão para Resultados, instituída no GDF por meio do Decreto nº 27.691/2007, é consolidada pelo Planejamento Estratégico da SEGPLAN.

  • E.

    O Planejamento Estratégico do GDF organiza as ações do Modelo de Gestão para Resultados instituídos no GDF, por meio do Decreto nº 27.691/2007.

Um dos princípios fundamentais da Reforma da Gestão Pública de 1995 é o de que o Estado só deve executar diretamente as tarefas que sejam exclusivas de Estado, que envolvam o emprego do poder de Estado, ou que apliquem os recursos do Estado. Nesse contexto, isso significa dizer que

  • A.

    o Estado deveria reduzir sua ação na área social.

  • B.

    as tarefas de formulação das políticas públicas devem ser exercidas pelas agências executivas.

  • C.

    as tarefas de execução devem ser descentralizadas, tendo como um de seus instrumentos as agências reguladoras, com gozo de autonomia.

  • D.

    os serviços sociais caracterizados por mercados imperfeitos devem ser atribuídos a organizações estatais, dotadas de servidores públicos.

  • E.

    as organizações sociais não devem ser submetidas ao controle social, e sim à auditoria, nos moldes da administração burocrática.

No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão estratégica e de resultados no âmbito da administração pública, julgue os itens subsequentes.

A partir do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, a relação entre a administração e o usuário-cidadão passou a pautar-se notadamente por dimensões de excelência na prestação de serviços públicos com a participação de entidades da sociedade civil.

  • C. Certo
  • E. Errado

O principal objetivo do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, proposta pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), publicado em 1995, foi

  • A.

    reduzir o planejamento centralizado, transferindo os instrumentos de coordenação e regulação do Aparelho de Estado federal para os governos estaduais.

  • B.

    implantar a gestão por resultados, fortalecendo os sistemas de controle a posteriori da ação governamental.

  • C.

    aprofundar a participação direta do Estado nos diversos setores da sociedade e da economia.

  • D.

    propor a substituição do modelo patrimonial pela administração pública, com foco no cidadão, reforçando os sistemas de controles burocráticos.

  • E.

    fortalecer os órgãos centrais de planejamento estratégico do Estado, ampliando os sistemas de controle de processos.

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