Questões de Administração Pública do ano 2011

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Com base na administração patrimonial e nos procedimentos administrativos da administração de recursos materiais no setor público, julgue os próximos itens.

Na administração de recursos materiais, os procedimentos se caracterizam por uma sucessão encadeada de atos para a efetivação de um ato final, na forma da lei, e, para a proteção dos direitos dos administrados e para o melhor cumprimento dos fins administrativos, aplicam-se a esses procedimentos os princípios da publicidade, da economia processual e do interesse público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos sistemas governamentais no Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem.

Por meio do credenciamento no SICAF, habilitam-se as organizações interessadas a participar de pregão, em sua forma eletrônica, bem como na cotação eletrônica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito de reservas, provisões, contas patrimoniais e contas de resultado.

Materiais de limpeza adquiridos em março de 2010, pagos em abril de 2010 e consumidos em maio de 2010 devem ter sido apropriados na demonstração do resultado do exercício em abril de 2010.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

Entre as finalidades da política nacional de desenvolvimento de pessoal para os órgãos e entidades da administração pública federal direta, incluem-se a melhora da eficiência, da eficácia e da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão; a promoção do desenvolvimento permanente do servidor público; e a adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de competências no setor público brasileiro desperta crescente interesse dos estudiosos e dos responsáveis pelo gerenciamento de pessoas nas organizações públicas. A adoção de um modelo de competência na gestão de pessoas pressupõe requisitos, onde a organização pública

  • A.

    procura a melhor maneira para qualificar seus líderes e toda equipe de servidores públicos, a partir de perfis correlatos.

  • B.

    delimita seus objetivos, metas, missão e visão de futuro, qualificando o seu pessoal com foco nas tendências burocráticas organizacionais.

  • C.

    qualifica as equipes de servidores públicos para desenvolver suas funções adequadamente.

  • D.

    identifica com precisão as lacunas funcionais retardadoras ou bloqueadoras dos objetivos estratégicos, com foco nos resultados e no conhecimento, nas habilidades e nas atitudes desejáveis às equipes de servidores públicos.

  • E.

    delimita seus objetivos, metas, missão e visão organizacional com foco na avaliação de desempenho.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

A gestão por competências, cuja adoção, na administração pública, não visa ao alcance dos objetivos da instituição, é conceituada como a gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao desempenho das funções dos servidores.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão estratégica e de resultados no âmbito da administração pública, julgue os itens subsequentes.

No setor público, a noção de gestão para resultados relaciona-se ao atendimento das demandas dos cidadãos e à criação de valor público por meio de um gerenciamento integrado e eficiente de políticas, programas e projetos públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou no dia 28 de abril de 2011 um site onde publicou os resultados da Pesquisa sobre Responsabilidade Social Empresarial dos Bancos. Nesse estudo, são analisadas as práticas e as políticas das instituições financeiras em relação aos consumidores, trabalhadores e ao financiamento disponibilizado pelas instituições.

No site, o consumidor encontra o relatório completo de tal pesquisa, pode comparar as práticas das instituições financeiras e também enviar um cartão amarelo para o banco como forma de manifestar sua insatisfação.

No contexto da governança corporativa, tem-se que a(s)

  • A.

    transparência apresenta-se como um modelo de gestão para empresas que buscam atingir um nível diferenciado de relação com os investidores e o mercado.

  • B.

    força corporativa de manter uma atitude ética e transparente cria um valor acrescentado que nada influi na atração de investimentos.

  • C.

    governança corporativa se desenvolve num momento em que as empresas não precisam comprometer-se com o padrão de transparência nos negócios.

  • D.

    atuais práticas de governança corporativa veem com indiferença a divulgação de suas informações, embora tais informações sejam uma forma de atrair novos investimentos.

  • E.

    empresas se preocupam com a qualidade e o volume das informações divulgadas para o mercado somente por conta das exigências legais brasileiras.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

Governança e governabilidade são conceitos distintos, contudo fortemente relacionados, até mesmo, complementares. O primeiro refere-se às condições substantivas de exercício do poder e de legitimidade do Estado; o segundo representa os aspectos instrumentais do exercício do poder, ou seja, a capacidade do Estado de formular e implementar políticas públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à excelência na prestação de serviços e à gestão estratégica e de resultados no âmbito da administração pública, julgue os itens subsequentes.

As iniciativas de e-gov (governo eletrônico) têm se mostrado insuficientes no que se refere ao fornecimento de acesso de maior qualidade às informações e serviços públicos à população.

  • C. Certo
  • E. Errado
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