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O modelo de excelência em gestão pública inspirado nos preceitos da Fundação Nacional de Qualidade
possui, entre seus fundamentos, pensamento sistêmico e cultura da inovação.
apresenta critérios de excelência a partir dos quais são constituídos seus fundamentos.
propõe metas e indicadores de resultados fundados na gestão de processos.
contempla a avaliação de resultados realizada pelo cliente-cidadão, para fins de remuneração por resultados.
fundamenta-se no tripé: economicidade, satisfação do usuário e transparência.
Segundo a visão da SDPS − Society for Design and Process Science, mencionada no Guia de Gestão de Processos no Governo (GESPÚBLICA 2011), a maturidade dos processos acompanha o grau de conhecimento das equipes envolvidas e o grau de minimização de riscos e efeitos indesejados, contemplando em seu nível
5, os processos interoperados, executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre as instituições.
1, os processos simulados, identificados a partir de seus valores, impactos, sincronias e efeitos colaterais.
2, os processos encenados, realizados a partir de dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos.
3, os processos gerenciados, equilibrando esforços nas unidades de trabalho, com economia de escala.
4, os processos padronizados, consolidados com base nas melhores práticas e procedimentos de adaptação oferecidos para suportar diferentes necessidades do negócio.
No arcabouço do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA), ganha importância a atividade de avaliação, pois
a Administração Pública pauta-se por critérios de desempenho distintos das empresas privadas, não cabendo o uso, aqui, da noção de eficiência.
o controle social não está dentre seus fundamentos, gerando a necessidade do desenvolvimento de mecanismos internos de avaliação.
a orientação da gestão por processos e informações implica na necessidade de medição e análise do desempenho para a tomada de decisões.
o fundamento da geração de valor para todas as partes interessadas implica em estratégia de avaliação permanente, externa à atividade pública, a partir de auditorias independentes.
o Modelo de Excelência em Gestão Pública, por ser um modelo autogerido, propõe a adoção de ferramentas de planejamento e execução que dispensam o controle sobre resultados.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Segundo Bresser Pereira, a crise enfrentada pela nação brasileira começara nos anos 1980 e decorria, em parte, das distorções que o Estado sofrera nas cinco décadas anteriores. Para o então Ministro, a solução não era substituir o Estado pelo mercado, mas sim reformar e reconstruir o Estado. Com base nesse conceito, elabora, em 1995, o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado − PDRAE, que inclui, entre seus objetivos globais,
Principais características do sistema de planejamento no Brasil:
intergovernamental e transitivo.
técnico e autocrático.
racional e indicativo.
interativo e racional.
contínuo e interativo.
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
A Administração pública tem como finalidade
a prestação de serviços aos cidadãos.
a conservação e aprimoramento de bens públicos.
a limitação dos princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas.
a ampliação da estrutura constitucional do Estado.
o estabelecimento de alicerces da formalidade e da materialidade.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
Segundo a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), os indicadores devem estar vinculados a uma estratégia e atrelados a metas claras. Indicadores quantitativos ou de produtividade retratam o esforço e dizem respeito ao modo de utilização de recursos e à eficiência. Eles apontam para como ou com quanto fazer. Indicadores de qualidade retratam o resultado e dizem respeito à satisfação e eficácia. Eles apontam o que fazer ou fazer a coisa certa. Relacione as classificações às respectivas características.
1. Indicadores de produtividade.
2. Indicadores de qualidade.
3. Indicadores de efetividade ou impacto.
( ) Ligados a processos que tratam a utilização de recursos para a geração de produtos e serviços. Permitem uma avaliação precisa do esforço empregado para gerar produtos e serviços.
( ) Medem as consequências dos produtos ou serviços em relação ao cliente ou à sociedade. Podem ser representados por fazer a coisa certa do jeito certo.
( ) Medem a forma como o produto ou serviço é percebido pelo cliente e, também, a capacidade do processo em atender os requisitos do cliente.
A sequência está correta em
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
O gerenciamento moderno de projetos se refere à aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas, tendo por objetivo controlar o custo, desenvolver uma programação de atividades, alocar e adquirir recursos e gerenciar os riscos envolvidos em um projeto. Como resultados têm-se produtos melhores e serviços rápidos, que respondem melhor à pressão do mercado por uma maior eficiência. O gerenciamento de projetos, em geral, é detalhado em processos caracterizados em 5 grupos de processos e 9 áreas de conhecimento em gestão. São algumas das áreas de conhecimento em gestão
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
Segundo o manual da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), os indicadores são dados ou informações preferencialmente numéricas que representam avanços de metas, características de produtos, projetos e processos ao longo do tempo. Os indicadores têm como principal função: transmitir as necessidades e expectativas dos clientes; viabilizar o desdobramento de metas do negócio; dar suporte à análise crítica dos resultados do negócio, às tomadas de decisão e ao novo planejamento; e, contribuir para a melhoria dos processos e produtos. Relacione os principais atributos dos indicadores às respectivas características.
1. Adaptabilidade.
2. Representatividade.
3. Simplicidade.
4. Rastreabilidade.
5. Disponibilidade.
6. Economia.
7. Praticidade.
8. Estabilidade.
( ) Permanência ao longo do tempo.
( ) Baixo custo de obtenção.
( ) Facilidade de acesso à coleta.
( ) Facilidade de identificação da origem dos dados.
( ) Garantia de que realmente funciona na prática.
( ) Capacidade de respostas às mudanças.
( ) Cobertura das etapas mais importantes.
( ) Facilidade de ser compreendido e aplicado.
A sequência está correta em
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
Na sociedade contemporânea, o Estado é o conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. Nesse sentido, o Estado contém um conjunto de organismos de decisão, entre eles, o parlamento e o governo, e execução ou administração pública. Nessa concepção, a organização estatal possui uma dimensão legiferante associada à produção de normas que regerão a vida social e uma dimensão administrativa associada ao cotidiano da gestão das instituições e das relações políticas. O Estado brasileiro é integrado por três poderes. Analise as afirmativas e marque a INCORRETA.
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