Questões de Administração Pública do ano 2020

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Analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para as verdadeiras, e F, para as falsas, para os princípios da administração pública: ( ) Legalidade ( ) Planejamento ( ) Jurisprudência Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – F – V.

    B) F – V – F.

    C) V – F – F.

    D) F – F – V.

    E) V – V – F

Para David Harvey (1989), durante a vigência do Fordismo, ocorreu uma forma peculiar de ação do Estado na economia, que ficou conhecida como Estado do Bem-estar Social ou Keynesianismo.


Sobre o Estado de Bem-estar Social, é incorreto afirmar:

    A) Foi marcado por ações do governo no campo social com o oferecimento de serviços públicos básicos, para diminuir a desigualdade social.

    B) Havia um Estado centralizador, que procurava promover a estabilidade internacional por meio de acordos multilaterais.

    C) O Estado intervia indiretamente na economia, por meio de políticas de controle de renda e de preços.

    D) Ocorriam ações governamentais para diminuir o número de empresas estatais e adoção de políticas de diminuição da taxação das altas rendas.

Gomes, citado por Cardoso (2010), apresentou métodos, conceitos, ferramentas e categorias para a avaliação, na prática, da efetividade das ouvidorias e ofereceu reflexões sobre a prática da ação da ouvidoria a partir das seguintes categorias: função, racionalidade e estrutura. Nesse contexto, no que se refere à dimensão mecânica, integrante da categoria função, é correto afirmar:

    A) As ouvidorias podem ser classificadas como aquelas que: I) criam espaços institucionais de participação, servindo de ponte entre a reclamação do cidadão e o núcleo de decisão política, e têm atuação estrutural e poderes vinculativos; e II) têm atuação pontual e poderes opinativos.

    B) A função da ouvidoria é aquela que efetivamente se atribui a ela, ou seja, a defesa do cidadão e o controle da administração pública. A função da ouvidoria será seu efeito na realidade social.

    C) Essa dimensão define a função como sendo a repercussão sobre a estrutura social, o efeito do efeito. Podem ser classificadas em dois grandes grupos: I) aquelas em que o efeito último é voltado para a defesa da instituição; e II) aquelas em que o efeito último é a defesa do cidadão.

    D) Essa dimensão refere-se àquela racionalidade típica do direito, científica, presa à previsibilidade. Nesta classificação, as ouvidorias presas a uma racionalidade formal concentram mais suas ações no controle das relações legais e contratuais, tendo o seu titular uma formação jurídica.

Em conversa com seu grupo informal na Assembleia Legislativa, um servidor ouviu de um colega que “o modelo de gestão dessa instituição ainda se parece com o dos tempos de Taylor.” Nesse contexto, o fundamento básico da gestão da instituição enfatizava as

    A) Condições do ambiente.

    B) Pessoas.

    C) Tarefas.

    D) Condições Tecnológicas.

    E) Estruturas.

As políticas públicas dizem respeito ao conjunto de atividades que proporcionam sustentação para que o Estado, por meio da Administração pública, consolide um conjunto de objetivos relacionados ao desenvolvimento. Políticas Públicas inerentes à democracia e à participação social são consideradas do tipo:

    A) Específicas.

    B) Sociais.

    C) Macroeconômicas.

    D) Setoriais.

    E) Administrativas.


A descentralização político-administrativa é inerente ao modelo de Estado democrático de direito e condição essencial à melhoria das suas instituições democráticas. Nesse contexto de descentralização, as políticas públicas caracterizam-se por

    A) serem definidas segundo os diferentes perfis produtivos e vocacionais de cada local.

    B) definirem modelos genéricos que atinjam todo o território nacional.

    C) adotarem um modelo vertical para criação de oportunidades para iniciativas e empreendimentos locais.

    D) introduzirem o pensamento de uma economia formada por setores e promover essa visão no planejamento nacional.

    E) eliminarem a participação do Estado nas decisões e delegá-las à iniciativa privada.

O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), baseado em seus critérios de excelência, classifica os processos em

    A) Processos Finalísticos; Processos Secundários e Processos Independentes.

    B) Processos estratégicos; Processos Táticos e Processos Intermediários.

    C) Processos Internos; Processos Externos e Processo Decisivo.

    D) Macroprocesso; Processos-meio e Microprocesso.

    E) Processos Primários; Processos de Apoio e Processo Gerencial.

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2018, no âmbito federal, o modelo de Gestão da Qualidade mais utilizado pelas empresas públicas é o ISO 9000 e seus desdobramentos e atualizações normativas. Nesse contexto, os documentos normativos considerados normas brasileiras (NBR) são atualizados e aprovados somente no fórum da

    A) Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

    B) Instituição Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

    C) Comissão Administrativa de Defesa Econômica (CADE).

    D) Instituição Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

    E) Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

A aplicação dos preceitos de governança corporativa a instituições públicas ou privadas, pressupõe, entre outros princípios e preceitos, a denominada accountability, que significa que os agentes de governança devem

    A) zelar pelo tratamento justo e isonômico de todos as partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus interesses e expectativas.

    B) prestar informações de modo claro, conciso e tempestivo de sua atuação, sendo responsabilizados por suas ações e omissões.

    C) procurar a maximização dos resultados financeiros da entidade, atuando com eficiência e reduzindo perdas.

    D) adotar práticas de sustentabilidade social, voltadas à inserção da entidade em políticas inclusivas e de respeito à diversidade.

    E) atuar de forma ambientalmente sustentável, privilegiando processos de produção de bens e serviços que não consumam recurso naturais de forma excessiva.

A interação entre a organização e seus públicos é precípua para as relações em uma instituição, permitindo a interlocução entre os atores envolvidos. São exemplos de público interno, estratégico e multiplicador:

    A) Deputados Estaduais, Servidores Comissionados e Funcionários Terceirizados.

    B) Deputados Estaduais, Palestrantes ocasionais e fornecedores.

    C) Presidente da Assembleia Legislativa, Chefe do Poder Executivo e Chefe do Poder Judiciário.

    D) Presidente da Assembleia Legislativa, Público exclusivo em eventos, Familiares de Parlamentares.

    E) Deputados Estaduais, Público esporádico em eventos e Familiares de Parlamentar.

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