Questões de Administração Pública do ano 2020

Lista completa de Questões de Administração Pública do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A governança corporativa compartilha elementos qualquer que seja a natureza da entidade a que se aplique, mas alguns aspectos são marcadamente diversos entre a governança pública e a privada, por exemplo, a preocupação com

    A) a equidade.

    B) a transparência.

    C) a prestação de contas (accountability).

    D) os crimes de responsabilidade.

    E) a responsabilidade corporativa.

Analise as afirmativas abaixo sobre administração de pessoas na administração pública. 1. Servidores públicos do quadro permanente podem ser demitidos sempre que a chefia imediata julgar pertinente, por meio de processo sumário. 2. Servidores públicos do quadro permanente podem ser exonerados após o devido rito legal. 3. Servidores públicos do quadro permanente não devem passar por programas de treinamento e desenvolvimento. 4. Servidores públicos do quadro permanente devem passar por programas de treinamento e desenvolvimento. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) É correta apenas a afirmativa 1.

    B) É correta apenas a afirmativa 3.

    C) É correta apenas a afirmativa 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

    E) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

Para desempenhar bem a função de agente administrativo, os atributos ideais são:
I- Procurar ser rápido ao resolver os problemas de quem o procura deixando a qualidade na execução dos serviços em segundo plano. II- Usar uma linguagem objetiva que transmita confiança e seriedade. III- Demonstrar boa vontade na resolução dos problemas, independente de quem seja atendido.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

    A) I e III apenas.

    B) I apenas.

    C) II e III apenas.

    D) III apenas.

    E) I, II e III.

A gestão pública municipal é de grande complexidade e, por isso, as decisões dos administradores (gestores) dependem da exatidão dos trabalhos executados. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:

    A) Na prática, o caixa deve ser controlado diariamente.

    B) O caixa deve ser conferido e devem ser verificados possíveis erros de lançamentos ou desvios de recursos

    C) Para um bom controle de caixa é necessário registrar todas as entradas e saídas de dinheiro e apurar o saldo existente.

    D) O controle diário de caixa é fundamental para o sucesso da entidade e contribui para uma boa gestão financeira e tomadas de decisões acertadas.

    E) Possíveis diferenças por ventura existentes no controle de caixa devem ser pagas pelo Prefeito, com recursos próprios, pois, em última instância, é ele o responsável pela Prefeitura.

As finanças da Administração Pública são regidas por regras orçamentárias visando maior controle e transparência, tanto na arrecadação quanto na aplicação dos recursos públicos. Esse conjunto de regras é conhecido no meio acadêmico e profissional como Administração Financeira e Orçamentária.
Quanto à legislação, para o planejamento e execução, as finanças da Administração Pública está respaldada, entre outros, no(a):
Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Na Constituição Federal de 1988.

    B) Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000).

    C) Lei 4.320/64, o Decreto-Lei 200/67 - Dispõe sobre a organização da Administração Federal, e a Reforma Administrativa.

    D) Lei 10.180/2001 - Organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

    E) Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940. - Código penal.

Acerca do modelo de gestão pública patrimonialista, burocrática e gerencial, é correto afirmar que:

    A) A administração gerencial combate o nepotismo e a corrupção, através de controles rígidos dos processos.

    B) A burocracia introduziu o conceito de qualidade.

    C) A administração gerencial é autorreferente e se concentra no resultado.

    D) No patrimonialismo os cargos do Estado são ocupados por indicações pessoais.

Controle, em tema de Administração Pública, é a faculdade de vigilância, orientação e correção que um Poder, órgão ou autoridade exerce sobre a conduta funcional de outro.
“É todo aquele que visa à comprovação da eficiência, do resultado, da conveniência do ato controlado. Este controle compete normalmente à Administração e em casos excepcionais, expressos na Constituição, ao Legislativo (art. 49, IX e X), mas nunca ao Judiciário”. Esse controle é:
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Controle Interno.

    B) Controle Externo.

    C) Controle de Mérito.

    D) Controle Subsequente ou Corretivo.

    E) Controle Preventivo ou Prévio.

Weber identificou inúmeras razões que tem permitido o avanço da burocracia sobre outras formas de associação. Apesar de a burocracia ser um modelo muito utilizado, Merton, identificou que este também apresenta anomalias no seu funcionamento, chamadas de disfunções, que levam à ineficiência e às imperfeições. Aponte a opção que NÃO apresenta uma disfunção da burocracia.

    A) Superconformidade às rotinas e aos procedimentos.

    B) Despersonalização do relacionamento.

    C) Exibição de sinais de autoridade.

    D) Univocidade de interpretação.

    E) Internalização das regras e apego aos regulamentos.

Órgão federal responsável pela condução da Reforma do Estado brasileiro:

    A) Ministério da Reforma e Controle do Estado.

    B) Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado.

    C) Ministério do Planejamento.

    D) Ministério da Administração do Estado.

    E) Ministério da Fazenda e Reforma do Estado.

Analise as afirmações abaixo, completando os espaços em branco com V para verdadeiro e F para falso.
( ) A administração pública brasileira compreende dois grandes grupos de instituições formados pela Administração direta e Administração indireta. ( ) A Administração direta compreende a estrutura administrativa da Presidência da República e dos diversos Ministérios, bem como o conjunto das instituições e unidades organizacionais de cada um dos poderes que integram a União, os Estados e os Municípios. ( ) A Administração indireta compreende as instituições com personalidade jurídica própria, criadas para realizar atividades governamentais de forma descentralizada. ( ) As autarquias e empresas públicas são exemplos de instituições que compõem a Administração direta. ( ) As sociedades de economia mista são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criadas por lei, com autonomia administrativa, patrimônio próprio e funcionamento custeado por recursos da União.
Marque a opção que contém a sequência CORRETA.

    A) F; V; V; V; F.

    B) V; V; V; F; F.

    C) V; F: V; F; V.

    D) F; F; V; V; F.

    E) F; V; F; V; F.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...