Questões sobre Burocrático

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Marque a alternativa que NÃO apresenta característica da gestão eficiente, de acordo com a Teoria da Burocracia.

  • A. Procedimentos padronizados
  • B. Formalidade das comunicações
  • C. Meritocracia
  • D. Estruturas organizacionais transitórias

Em relação ao modelo organizacional burocrático é correto afirmar que, EXCETO:

  • A. a teoria da burocracia teve como expoente Max Weber, fez parte da administração empresarial e pública mundial em torno da década de 1940 e surgiu para coibir os excessos do patrimonialismo.
  • B. hoje o termo burocracia ser utilizado como sinônimo de muitos papéis, formulários, normas excessivas e exaustivas; entretanto, surgiu com o objetivo de melhorar a eficiência das organizações.
  • C. na burocracia, a organização segue o modelo racionallegal, ou seja, deve funcionar com base em normas, leis e regulamentos, independentemente das vontades pessoais dos agentes.
  • D. entre as principais características do modelo burocrático estão o profissionalismo, o subjetivismo e o informalismo.
  • E. na burocracia, o controle era feito a priori, focado nos procedimentos, de modo que, se uma instituição está seguindo as normas estabelecidas, então a eficiência está garantida.

A Teoria da Burocracia é importante e necessária para a Administração Pública. Alguns fatores históricos contribuíram para a consolidação da Burocracia na Sociedade Industrial. Identifique e assinale a alternativa que não apesenta um fator histórico que contribuiu para essa consolidação.

(Extraído de: Motta, F. C. P. Teoria Geral da Administração, 2010).

  • A. A consolidação da sociedade de massa.
  • B. A gênese de uma elite administrativa nas organizações.
  • C. O surgimento e a consolidação das indústrias e o predomínio da racionalidade técnica.
  • D. A centralização do poder estatal devido à crescente facilidade de comunicação e transporte entre as diversas regiões.
  • E. A racionalização do direito.

O modelo de administração pública implantado no Brasil, que preza por impessoalidade, profissionalismo e racionalidade técnica para combater a corrupção e o nepotismo, ficou conhecido como modelo

  • A. burocrático.
  • B. gerencial.
  • C. de bem-estar.
  • D. oligárquico.
  • E. patrimonialista.

A burocracia se configura em uma organização que é baseada em uma legislação própria que define as normas e regulamentos que amparam seus procedimentos, suas rotinas funcionais, podendo ser no setor público ou privado.

Conforme o conceito de Max Weber a burocracia apresenta 10 (dez) características, sendo uma delas:

  • A. Caráter legal de normas
  • B. Caráter racional e do trabalho
  • C. Especialização da Administração
  • D. Competência técnica
  • E. Hierarquia nas relações

Constitui característica do modelo de Administração pública burocrática:

  • A. Inexistência de distinção entre a esfera pública e privada.
  • B. Controle a posteriori das ações públicas.
  • C. Competência técnica e meritocracia.
  • D. Ausência de padronização dos procedimentos, gerando casuísmos.
  • E. Falta de hierarquia e nepotismo.

Com relação às diferentes abordagens da administração e à evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir. A ênfase nos pormenores estruturais, a orientação normativa e prescritiva e a busca de meios científicos para o trabalho rotineiro são características da teoria da burocracia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na evolução da Administração pública no Brasil, assim como em outros países, verificou-se o abandono do paradigma burocrático e a implantação do modelo gerencial. São diferenças que podem ser apontadas entre esses dois modelos:

I. No modelo burocrático o controle é a priori, enquanto no gerencial a ênfase é no controle de resultados.

II. O modelo burocrático preconiza estrutura hierárquica rígida, enquanto o gerencial é mais flexível, com redução de níveis e maior autonomia.

III. No modelo burocrático inexiste separação entre propriedade e a administração, sendo que somente a partir do modelo gerencial é que foi introduzido o conceito de meritocracia.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. III.
  • C. II e III.
  • D. I e II.
  • E. II.

São características da Administração Pública burocrática, EXCETO:

  • A. Não existe confiança.
  • B. É centralizadora e autoritária.
  • C. Acredita em uma racionalidade absoluta.
  • D. Prega o formalismo, a rigidez e o rigor técnico.
  • E. Prega a descentralização, com delegação de poderes, atribuições e responsabilidades para os escalões inferiores.

“Enfatiza aspectos formais, controlando processos de decisão, estabelecendo uma hierarquia funcional rígida, baseada em princípios de profissionalização e formalismo. Os procedimentos formais são feitos por funcionários especializados, com competências fixas e comprovadas por processos de seleção, sendo sujeitos ao controle hierárquico, o que afasta o nepotismo e processos de apadrinhamento.” O conceito apresentado corresponde ao modelo de gestão pública

  • A. imperial.
  • B. gerencial.
  • C. burocrático.
  • D. republicano.
  • E. patrimonialista.
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