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Acerca de processos de políticas públicas, serviços públicos, instrumentos gerenciais e administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens a seguir.
O modelo de administração pública societal incorpora aos modelos burocráticos e gerenciais tradicionalmente fechados práticas que ampliam a relação Estado-sociedade, como a instituição de conselhos gestores de políticas públicas e o orçamento participativo.
Acerca dos modelos de gestão pública, sua evolução e seus aspectos conceituais, julgue os seguintes itens.
Max Weber considera a existência de três tipos puros de dominação legítima: a tradicional, a carismática e a racionallegal.
Acerca dos modelos de gestão pública, sua evolução e seus aspectos conceituais, julgue os seguintes itens.
Impessoalidade, hierarquização, rigidez de procedimentos, especialização funcional e ênfase nos controles são características típicas do modelo burocrático weberiano.
Acerca dos modelos de gestão pública, sua evolução e seus aspectos conceituais, julgue os seguintes itens.
Em administração pública, o modelo de gestão burocrático privilegia os fins (resultados) enquanto o modelo gerencial privilegia os meios (processos).
Acerca dos modelos de gestão pública, sua evolução e seus aspectos conceituais, julgue os seguintes itens.
A administração pública burocrática privilegia os mecanismos de controle de procedimentos, enquanto a administração pública gerencial privilegia o controle de resultados.
Após a instituição da chamada quarentena, período em que determinados servidores, por terem tido informações que possam ter repercussão econômica, não podem exercer atividades na mesma área de atuação no setor privado. Esses agentes públicos ficarão vinculados, por quatro meses, ao órgão ou entidade em que atuaram sem, contudo, receber remuneração em qualquer hipótese. Segundo os teóricos da administração, na burocracia, o cargo do administrador profissional deve ser sua única ou principal atividade e fonte de renda, e, embora o prestígio e a posição social do administrador derivem desse cargo, ele não deve ser considerado uma honraria e, sim, um meio de vida.
Após a instituição da chamada quarentena, período em que determinados servidores, por terem tido informações que possam ter repercussão econômica, não podem exercer atividades na mesma área de atuação no setor privado. Esses agentes públicos ficarão vinculados, por quatro meses, ao órgão ou entidade em que atuaram sem, contudo, receber remuneração em qualquer hipótese. O nepotismo e o filhotismo são parte integrante e exclusiva dos sistemas sociais burocráticos.
A administração pública burocrática caracteriza-se por:
formas flexíveis de gestão;
controles administrativos a posteriori, visando evitar nepotismo e corrupção;
impessoalidade e formalismo;
gestão de qualidade;
visão dos cidadãos como clientes.
A característica comum à administração pública burocrática e à administração pública gerencial é:
descentralização;
impessoalidade;
controle rígido dos processos;
cobrança ou controle a posteriori do resultado;
competição administrada no interior do próprio estado.
O modelo de administração burocrática emerge no Brasil:
no governo de Rodrigues Alves;
nos anos trinta;
no final do século XIX;
no governo Collor;
no segundo governo Getúlio.
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