Lista completa de Questões sobre Burocrático para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NÃO são considerados princípios básicos da administração pública burocrática:
a profissionalização;
a idéia de carreira;
a impessoalidade;
o formalismo;
gestão de qualidade.
A diferença fundamental entre a administração gerencial e a burocrática é:
admissão no serviço público através de rígidos critérios de mérito;
a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as assim chamadas carreiras;
a avaliação constante do desempenho;
a forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados;
o treinamento sistemático.
Na administração pública burocrática há características que inibem o desenvolvimento do espírito empreendedor por parte do administrador público. Entre elas, encontra-se:
a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras;
a exigência de controles rígidos dos processos;
a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços;
a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros;
o controle ou cobrança a posteriori dos resultados.
A administração pública federal brasileira possui certas características, advindas da sua formação histórica. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A primeira tentativa séria e abrangente de implantar um serviço público com base na teoria da burocracia ocorreu durante o governo do presidente Collor de Mello.
A partir dos anos 80 do século passado, com a quebra dos principais paradigmas pertinentes à gestão pública, temas que anteriormente eram discutidos e aplicados apenas no contexto das organizações privadas passaram a fazer parte do vocabulário da administração pública, dando início à gestão pública moderna. Quanto à gestão pública moderna e à estrutura da administração pública brasileira, julgue os itens a seguir.
Os governos tradicionalmente burocráticos preocupam-se muito mais com a captação de recursos do que com o resultado eficaz dos programas e ações desenvolvidos.
A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.
Autonomia de decisão de gerentes e flexibilização dos gerentes são eixos fundamentais, tanto do modelo burocrático quanto do modelo pós-burocrático.
A administração pública brasileira ainda se caracteriza por seguir o paradigma burocrático, em que pesem seus vícios patrimonialistas e uma inconclusa reforma no sentido do atingimento de um paradigma pós-burocrático ou gerencial. Acerca das características de uma organização burocrática, julgue os itens a seguir.
As organizações burocráticas são personalistas, valorizando o indivíduo e suas características particulares.
A administração pública brasileira ainda se caracteriza por seguir o paradigma burocrático, em que pesem seus vícios patrimonialistas e uma inconclusa reforma no sentido do atingimento de um paradigma pós-burocrático ou gerencial. Acerca das características de uma organização burocrática, julgue os itens a seguir.
As organizações são dirigidas por administradores profissionais. Administrar, para o funcionário burocrata, é sua profissão.
A administração pública brasileira ainda se caracteriza por seguir o paradigma burocrático, em que pesem seus vícios patrimonialistas e uma inconclusa reforma no sentido do atingimento de um paradigma pós-burocrático ou gerencial. Acerca das características de uma organização burocrática, julgue os itens a seguir.
A autoridade, em uma burocracia, deriva de normas racionais-legais, ao invés de tradicionais. Assim, as normas são válidas, não porque a tradição as legitima, mas porque, sendo racionais, levam aos fins visados. Além disso, essas normas são legais. Elas conferem à pessoa investida de autoridade o poder de coação sobre os subordinados e coloca à sua disposição meios coercitivos capazes de impor disciplina.
A administração pública brasileira ainda se caracteriza por seguir o paradigma burocrático, em que pesem seus vícios patrimonialistas e uma inconclusa reforma no sentido do atingimento de um paradigma pós-burocrático ou gerencial. Acerca das características de uma organização burocrática, julgue os itens a seguir.
Além da forma hierárquica, que divide o trabalho e define os níveis de autoridade verticalmente, a burocracia apresenta uma divisão horizontal do trabalho, em que as diferentes atividades são distribuídas de acordo com os objetivos a serem atingidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...